O Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, trouxe à tona números alarmantes: mais de 21 milhões de brasileiras, 37,5% do total de mulheres, sofreram algum tipo de agressão nos últimos 12 meses, de acordo com pesquisa do Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. É o maior percentual da série histórica da pesquisa “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil”, iniciada em 2017, e 8,6 pontos percentuais acima do resultado da última pesquisa, de 2023.
A pesquisa também mostra que 5,3 milhões de mulheres, 10,7% do total da população feminina do país, relataram ter sofrido abuso sexual e/ou foi forçada a manter relação sexual contra a própria vontade nos últimos 12 meses, ou seja, uma em cada 10. E somando forças no combate contra essa cruel realidade, o aiqfome, maior aplicativo de delivery do interior e 2º maior do país, divulga números do seu botão virtual de denúncia para alertar casos de violência contra a mulher. A funcionalidade foi implementada em setembro de 2024 através de uma ação interna de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e, em março deste ano, justamente no mês que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, teve um alarmante recorde de cliques, registrando 7.731 acessos totais (6.862 usuários), média de 686, 2 usuários/mês e 22,87 usuários/dia.
O acesso ao botão é ‘’camuflado’’ dentro da plataforma, para que a vítima possa acessar a função de maneira discreta e segura. Mesmo próximas ao agressor, as usuárias podem acessar a opção de “configurações”, no menu lateral. Em seguida, basta clicar em “portal de denúncias e violência contra a mulher”, e serão redirecionadas para um “violentômetro”, onde é detalhado alguns sinais de que uma mulher está sendo vítima, desde sinais sutis, até os mais críticos.
A fundadora Steph Gomides lamenta o aumento do número de cliques, mas ressalta a importância do recurso no combate a violência contra a mulher. “O aumento de cliques evidencia, infelizmente, o cenário da violência contra a mulher no Brasil. Todos os dias os veículos de imprensa noticiam um novo caso, o nosso botão nunca foi tão necessário. É uma iniciativa que não levanta suspeitas para o agressor, mais uma possibilidade da mulher buscar ajuda através de um canal seguro sem alarde, afinal é comum que as pessoas tenham aplicativos de delivery instalados no celular. O aiqfome tem uma grande atuação no interior do Brasil. Dessa forma, possui o poder de somar forças com o Magalu e abranger cidades menores do país visando facilitar e ser mais um meio para realizar a denúncia de forma segura à disposição da mulher”, afirma Steph.
Além disso, vale mencionar o grande alcance do app que, recentemente, atingiu a marca de 8 milhões de usuários — os chamados ‘’fominhas’’, como são identificados os usuários da plataforma – alcançando mais de 2 milhões de pedidos mensais. De acordo com Igor Remigio, cofundador e CEO do aiqfome, o marco é a certeza de que o aiqfome está no caminho certo. “Nosso foco sempre foi olhar para onde ninguém olhava: o interior. Atingir 8 milhões de usuários é um sinal que estamos no caminho certo, e que o interior tem voz – e muita potência”, celebra Igor.
aiqfome
Fundado em 2007, em Maringá (PR), por Steph Gomides e Igor Remigio, o aiqfome foi o pioneiro entre os aplicativos de food delivery no Brasil.
Conta, atualmente, com 8 milhões de usuários, atua em mais de 700 cidades, é o maior app de delivery do interior e o 2º maior do país. Além disso, tem mais de 30 mil restaurantes em sua base e uma média superior a 2 milhões de pedidos mensais.
Indo na contramão do mercado, o aiqfome possui uma política de ganha-ganha-ganha, ou seja, de só lucrar quando lojistas e entregadores também lucram, e entende que só assim, de uma forma justa, é possível ser um verdadeiro parceiro para os estabelecimentos.
A empresa busca promover a transformação local de pequenas e médias cidades, por meio da valorização da culinária e do serviço de seus parceiros. Sempre guiado pela transparência, que é fundamental para contribuir com o crescimento de toda a cadeia de delivery.
Faz parte do Grupo Magalu desde 2020, compondo a vertical de food delivery. No app é possível pedir comida, mercado, água, gás, bebida, padaria, farmácia, itens de pet shop e muito mais.
A marca também lançou recentemente o d+, o clube de vantagens do aiqfome. Sua assinatura garante um pacote de cupons diários de R$ 10 de desconto ou entrega grátis para usar em qualquer restaurante ou loja no app, além de receber descontos exclusivos no Magazine Luiza, Época, Kabum e Netshoes.















