Enquanto muitos empresários demoram para dar início ao próprio negócio por medo da recepção e dos primeiros resultados, uma empresa de Brasília contou com um “empurrãozinho” para dar o pontapé de partida e firmar raízes no ramo do audiovisual.
A trajetória inusitada é contada com orgulho por Gabriel Nakanishi, ex-estagiário de uma importadora que criou a produtora CRIAmov ao conhecer o seu cliente “inaugural” antes mesmo de idealizar o projeto.
Tudo começou quando o hoje dono da marca desempenhava o papel de aprendiz, cuja função era auxiliar uma companhia que lidava com compra e venda de produtos internacionais de beleza. Inquieto e proativo, ele tinha como passatempo estudar os softwares e as técnicas mais usadas nas produções de vídeos. Até que um dia, para a sua surpresa, percebeu que as pessoas ficaram interessadas nesse seu lado e foi então que o curso da carreira mudou.
“Em uma certa altura uma grande produtora de eventos entrou em contato para que cobrisse o Festival Na Praia, ali foi necessário abrir um MEI para emissão de nota fiscal e a formação da primeira equipe da CRIAmov. Depois disso é história, pois, dali para frente, o crescimento não parou mais. Confesso que nunca imaginei trabalhar com vídeo, e também não me imaginava como empresário. Mas a vida tem dessas, e hoje me identifico 100% com tudo que vivo”, conta Gabriel.
O investimento inicial de Gabriel foi de cerca de R$ 8 mil, usados de maneira estratégica para suprir a necessidade de ter uma câmera profissional. Segundo conta, essa era toda a economia que tinha na época e o aporte só foi feito pois estava muito seguro do sucesso no projeto. O tempo passou, a empresa se desenvolveu e aquela confiança se transformou em clientes satisfeitos com o serviço.
Atualmente, a CRIAmov recebe demandas de todo lugar do país, sendo a maior parte do seu quadro de contratantes formada por agências, produtoras de eventos e marcas do Sudeste, Nordeste e do Centro-Oeste brasileiro. “Acredito que o nosso diferencial seja o alto profissionalismo, estrutura de empresa que fornecemos (processos, atendimento humanizado, segurança de entrega) e acima de tudo o nosso olhar”, explica.
Gabriel relata ainda que teve que se adequar à realidade do mercado por conta da fragmentação dos valores praticados nos tempos atuais: “Observamos um movimento de mercado em que as grandes produções estão diminuindo, dando lugar a mais produções para vídeos com “menos” orçamento. […] Isso não é bom nem ruim, é um fato, e a gente trabalha com esse fato”. O idealizador da CRIAmov explica que para lidar com isso busca sempre profissionais multifacetados, ou seja, familiarizados com a ideia de versatilidade.
A aposta do empresário para 2025 é de “mergulhar de cabeça” no mundo das animações, também conhecidas como motion design. A técnica é bastante atrativa no mercado e se encontra em plena expansão em meio à evolução dos softwares que facilitam o processo. Na projeção feita por Nakanishi, a produtora deverá registrar um crescimento importante de aproximadamente 25% neste ano.
Criada a partir de uma oportunidade, a CRIAmov confiou no próprio sucesso e hoje avança para fazer jus à confiança depositada pelos clientes: “O mercado nos escolheu”, brinca o header. De maneira responsável, Gabriel e sua equipe se permite a sonhar com novos patamares sem deixar de lado o comprometimento, a seriedade e a paixão pelo audiovisual.
CRIAmov
A CRIAmov é uma produtora de conteúdos audiovisuais especializada em captar momentos e transformá-los em histórias únicas. Criada em 2017, a empresa destaca com satisfação a sua rica trajetória conquistada ao lado de marcas parceiras de renome, como Guaraná Antártica, Gol, Lupo e Budweiser. Além disso, fez parte da comunicação nos materiais de divulgação dos shows de Paul McCartney e Madonna realizados no Brasil. Ela tem como um de seus pilares, também, o workshop pensado em ensinar técnicas de vídeo para interessados em ingressar no ramo com seu curso de filmaker.