• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Comércio conversacional: veja seis tendências para 2025

Redação por Redação
18 de dezembro de 2024
em Empresas / Negócios
0
Bruno Montoro

Bruno Montoro

Share on FacebookShare on Twitter
  • Bruno Montoro, diretor de negócios para LATAM da Gupshup, aposta na personalização conversacional para melhorar a experiência do cliente no ano que vem

  • Mercado de chatbots deve atingir US$ 20 bilhões até 2029

  • Agent AI é uma grande aposta do mercado de bots para otimizar processos

O mundo do comércio conversacional cresce e muda a cada dia. Com 2025 se aproximando, as tendências do setor estão se tornando essenciais para que as empresas melhorem uma de suas principais áreas: o atendimento ao cliente e, claro, sua experiência. Segundo informações da empresa de inteligência de mercado Mordor Intelligence, o setor de chatbots está estimado em US$7 bilhões em 2024, e deve atingir US$20 bilhões até 2029, em todo o mundo.

Diante deste cenário, a expansão do mercado de bots e chatbots no Brasil tem impactado significativamente diversos setores, se tornando essencial para empresas que buscam eficiência na automatização de processos, mas ainda focando em relacionamentos mais humanizados e personalizados. Há uma verdadeira e significativa revolução em andamento na interação com o cliente. Por isso, estar atento a essas tendências tecnológicas é essencial no mundo de hoje.

Bruno Montoro, diretor de negócios LATAM da Gupshup, plataforma líder mundial de engajamento de IA conversacional que conecta marcas e consumidores por meio de aplicativos de mensagens, explica como essas tendências influenciam as mensagens comerciais, um fator estratégico para o sucesso em uma ampla gama de setores.

“Com o desenvolvimento da inteligência artificial generativa (GenAI), as possibilidades de jornadas são enormes. As conversas com outro ser humano se tornaram extremamente humanizadas, pois grandes LLMs falam com você de forma muito informal. Ela não substitui os humanos; ela permite que as marcas avancem nas conversas com seus clientes. Ou seja, é possível garantir que o cliente receba um atendimento personalizado, o que ajudará o consumidor a chegar lá no menor tempo possível, consequentemente convertendo em vendas. É um grande caminho que está se expandindo, trazendo cada vez mais esse lado humanizado por meio da tecnologia”, explica.

Confira as seis principais tendências que o executivo da Gupshup separou para 2025:

  1. Especialização de Modelos de Linguagem: A tendência crescente é a personalização de LLMs (Large Language Models) para setores específicos, como varejo, saúde e finanças, criando interações mais ricas com texto, imagens e vídeos. O futuro da inteligência artificial está em soluções verticalizadas e específicas do setor que vão além de aplicações genéricas. Esses sistemas de IA especializados alavancam conjuntos de dados específicos de domínio e insights regulatórios profundos, permitindo que eles naveguem em cenários complexos do setor com precisão notável.

  1. Assistentes virtuais com tecnologia de voz: A interação por voz se tornará cada vez mais predominante, à medida que os assistentes virtuais evoluem além de comandos básicos para gerenciar tarefas complexas e se envolver em conversas naturais. Os recursos aprimorados de reconhecimento de voz permitirão que esses sistemas interpretem não apenas palavras, mas também tons emocionais e contexto, tornando-os mais eficazes em várias aplicações, do atendimento ao cliente à automação residencial.

  1. IA Agentic: Esta é a evolução em direção a agentes mais sofisticados que podem raciocinar, planejar e executar tarefas complexas de forma autônoma, transformando chatbots em assistentes humanos virtuais com recursos multimodais, como texto, voz e avatar. Isso permite a automação do atendimento ao cliente, vendas consultivas e suporte multilíngue. A IA Agentic representa uma evolução significativa da IA tradicional e espera-se que seja crucial em muitas áreas, como atendimento ao cliente, suporte técnico, vendas, medicina e muito mais. Ela pode automatizar tarefas repetitivas e melhorar a eficiência, mas também tem o potencial de transformar áreas como consultoria, tomada de decisões empresariais e gerenciamento de operações complexas.

  1. Hiperpersonalização:  A hiperpersonalização dominará as interações com o cliente, impulsionada pela capacidade da IA de analisar grandes quantidades de dados em tempo real. Ao entender as preferências e comportamentos individuais, as empresas podem criar jornadas exclusivas do cliente que aumentam significativamente o engajamento e a satisfação. Espera-se que essa tendência gere aumentos substanciais de receita para empresas que implementam estratégias personalizadas de forma eficaz.

  1. Compreensão avançada da linguagem natural: O avanço das tecnologias NLU permitirá que a IA conversacional compreenda melhor a linguagem humana diferenciada, permitindo lidar com solicitações complexas com maior precisão. Essa melhoria reduzirá mal-entendidos e facilitará conversas mais suaves e naturais entre usuários e sistemas de IA.

  1. Experiências omnicanal contínuas: Os consumidores esperam interações consistentes em várias plataformas. Em 2025, a IA conversacional se concentrará em fornecer experiências omnicanal contínuas, permitindo que os usuários façam a transição entre diferentes canais de comunicação sem perder o contexto ou a continuidade em suas conversas. Essa capacidade aumentará a satisfação do usuário e agilizará os processos de atendimento ao cliente.

Gupshup

A Gupshup é a empresa líder mundial em engajamento de IA conversacional com sua Conversational Cloud que permite que empresas se comuniquem, anunciem e conversem com seus clientes. Nossas soluções de engajamento conversacional permitem que mais de 45.000 marcas em todo o mundo ofereçam experiências transformadoras ao cliente, acelerem o crescimento e aumentem a receita, tudo isso economizando custos. A plataforma líder do setor da Gupshup alimenta mais de 120 bilhões de mensagens anualmente em mais de 60 países – Índia, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, México, Indonésia, Cingapura e Estados Unidos, para citar alguns. Bancos, fintechs, varejistas e plataformas de comércio eletrônico líderes, como IDFC Bank, Flipkart, Estee Lauder, Swiggy, Standard Chartered Bank, FedEx, Landmark Group, Petromin, L’Oréal, Mattel e Reserva, alavancam o poder da Conversational Cloud da Gupshup. A Gupshup é um unicórnio com investidores notáveis, como Tiger Global, Fidelity Management and Research Co. LLC e outros em sua tabela de capitalização. Para mais detalhes, visite www.gupshup.io.

Postagem anterior

SRCOM cria a marca Rio Réveillon e apresenta plataforma de comunicação exclusiva para campanhas e ativações de empresas patrocinadoras durante a maior festa a céu aberto do mundo  

Próximo Post

Pesquisa aponta que brasileiros deixam compras de natal para última hora

Redação

Redação

Relacionado Posts

Curvas de Minas
Empresas / Negócios

Curvas de Minas realiza Jantar de Encerramento com talentos da arquitetura carioca

por Redação
5 de dezembro de 2025
Beatriz Daniel
Empresas / Negócios

Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

por Redação
3 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

por Redação
3 de dezembro de 2025
Verão #TonoRio
Eventos

Núcleo da Ideia (NDI) é finalista na edição 2025 do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”

por Redação
3 de dezembro de 2025
Dienithon Monteiro e equipe
Empresas / Negócios

Dienithon Monteiro: Tendências, Desafios e Oportunidades para o Setor de Jeans no Brasil

por Redação
3 de dezembro de 2025
Próximo Post
Pesquisa aponta que brasileiros deixam compras de natal para última hora

Pesquisa aponta que brasileiros deixam compras de natal para última hora

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

    Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • IA generativa no varejo brasileiro: especialista comenta estudos recentes e aponta próximos passos para o setor

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cadeiras de verão com assinatura artística: Outlet Premium lança coleção especial

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Curvas de Minas

Curvas de Minas realiza Jantar de Encerramento com talentos da arquitetura carioca

5 de dezembro de 2025
15ª Feira Estadual Cícero Guedes

Rio sedia a 16ª Feira Estadual Cícero Guedes com alimentos agroecológicos, programação cultural e homenagem a Eunice Paiva

5 de dezembro de 2025
Beatriz Daniel

Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

3 de dezembro de 2025
Itsáry - Foto: Divulgação

Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor

3 de dezembro de 2025

Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

3 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

por Redação
27 de novembro de 2025
0

A Acordo Fechado, startup especializada em mediação de conflitos por meio digital, conquistou uma vitória histórica e inédita no Ranking...

BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

por Redação
2 de dezembro de 2025
0

A metodologia de marketing de referência que há quatro décadas transforma conexões em oportunidades reais ganha mais força no Rio...

Executivo detalha como empresas podem se preparar para integrar práticas de ESG de forma estratégica, indo além do cumprimento de regras e gerando impacto real.

Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

por Redação
28 de novembro de 2025
0

A adoção de práticas ESG deixou de ser periférica e passou a fazer parte da estrutura operacional das empresas brasileiras....

IA generativa

IA generativa no varejo brasileiro: especialista comenta estudos recentes e aponta próximos passos para o setor

por Redação
26 de agosto de 2025
0

A Inteligência Artificial Generativa deixou de ser tendência para se tornar parte ativa da estratégia de negócios do varejo brasileiro....

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Prêmio Gastronômico ‘Chef dos Chefs’

Prêmio Gastronômico ‘Chef dos Chefs’ chega à terceira edição

por Redação
21 de novembro de 2025
0

Com a premissa de ser um prêmio legítimo, que revela os melhores restaurantes em diferentes categorias sob a ótica de...

Últimas postagens

  • Curvas de Minas realiza Jantar de Encerramento com talentos da arquitetura carioca
  • Rio sedia a 16ª Feira Estadual Cícero Guedes com alimentos agroecológicos, programação cultural e homenagem a Eunice Paiva
  • Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.