Quando você vai a um posto de combustível, do que precisa? Pode ser um cafezinho antes do trabalho, uma calibragem nos pneus da bicicleta, a compra de um óleo pra moto ou o abastecimento do tanque do carro. São consumidores que vão ao mesmo lugar, mas depois seguem adiante na própria jornada e querem sair completamente satisfeitos.
A nova campanha da Ipiranga, que vai ao ar hoje vai utilizar o bom-humor característico da marca pra mostrar que os postos da rede são os parceiros ideais para o dia a dia do brasileiro, oferecendo rendimento não só com Ipimax, a linha de combustíveis aditivados, mas também produtos e serviços que ajudam o consumidor e fazem a vida render muito mais.
De acordo com Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga, após a marca se apropriar do call to action da categoria, o “completa pra mim”, a nova campanha aproxima ainda mais a marca do público, com a expressão “Completamente”. “Queremos explorar o que acontece depois da parada no posto Ipiranga, que passa a ser o início de uma nova jornada, onde a vida do cliente se completa”. E acrescenta: “No ano passado, trouxemos a frase mais dita em todos os postos do Brasil e reforçamos a experiência dentro do posto da Ipiranga. Agora, vamos mostrar que a vida fica ‘completamente’ completa depois de uma parada nos postos Ipiranga”, explica Bárbara.
Para estrelar a nova campanha, a Ipiranga escalou um time “aditivado” que personifica a pluralidade e carisma dos brasileiros, além de ter total conexão com a marca. Narcisa Tamborindeguy, que já protagonizou ações anteriores da Ipiranga, como a da linha de combustíveis aditivados Ipimax, volta a brilhar ao lado da cantora sertaneja Lauana Prado e da influencer e ex-jogadora de vôlei Márcia Fu. Completando o time e reforçando o tom de voz próximo e divertido da marca, a Ipiranga também escolheu “Chico, o Vendedor Raiz”, personagem cômico de Francisco Cechin Junior; e os fundadores do PodPah, Igor Cavalari e Thiago Marques, mais conhecidos como Igão e Mítico, respectivamente, parceiros da Ipiranga desde o ano passado. “Para celebrar a proximidade da marca com os brasileiros, reunimos diferentes perfis que já dialogam com a Ipiranga. Assim, falamos com gerações distintas e reforçamos que a Ipiranga é sinônimo de uma jornada completa para o consumidor”, destaca Eduardo Megale, COO da Talent.
O comercial, com a locução de André Henning, foi ao ar nesta quinta (13). O filme destaca o rendimento dos combustíveis aditivados Ipimax e será lançado simultaneamente na TV e nas redes sociais. A nova campanha segue integrando todos os públicos da Ipiranga e os frentistas da marca, conhecidos como VIPs (Vendedores Ipiranga de Pista), continuarão a ter protagonismo. “Estamos indo além, com uma nova abordagem que gera identificação e engajamento do público. Esse é o primeiro filme, depois de muito tempo, que contempla outros locais além do posto Ipiranga, e o objetivo é mostrar que, além dos veículos, abastecemos a vida das pessoas que estão sempre em movimento”, afirma Bárbara.
Completamente inovadora – Presente em todas as plataformas, desde a mídia offline, com inserções na TV aberta e paga, painéis dos aeroportos, e mídias digitais, a nova campanha contou com um show de drones como ação de pré-lançamento no início de março, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. A iniciativa teve um react em tempo real da Narcisa nas redes e divulgou em primeira mão o vídeo da campanha para os sortudos que passavam pelo local. O espetáculo, que durou cerca de 20 minutos, exibiu imagens de 200 metros de comprimento a 120 metros de altura, com o mesmo equipamento utilizado em shows da Disney! Antes de surpreender o público, foram necessários 20 dias de desenvolvimento, animação e ensaios com os 600 drones de precisão milimétrica.
O novo conceito vem sendo apresentado ao público em conteúdos bem-humorados nas postagens dos embaixadores da campanha, mantendo a comunicação irreverente característica da marca e abordando o “completamente” de diferentes formas. A Ipiranga prepara ainda uma programação aditivada no Podpah a partir de abril. As gravações ocorrerão em postos Ipiranga em São Paulo, com a participação dos demais embaixadores da marca. “É a primeira vez que um podcast será produzido e apresentado em um posto, no meio da cidade de São Paulo. Esse é o conceito da campanha ‘Completamente’: expandir os horizontes da nossa comunicação, conectando a marca e o público de forma inovadora”, reforça Bárbara.
Marca completa – Em 2023, a Ipiranga apresentou a evolução de sua marca. Mais do que uma mudança visual, a empresa passou a se posicionar como uma parceria na jornada de mobilidade diária dos brasileiros, com o propósito de “abastecer a vida em movimento”. Esse movimento incluiu um novo modelo de posto, uma linha de produtos aditivados, até mesmo, novos uniformes para os VIPs e para a equipe Ipiranga Racing na Stock Car.
Conhecida pelos bordões icônicos e expressões populares em suas campanhas, em 2024 lançou o slogan “Completa pra mim”, se apropriando da frase mais dita nos postos de todo o país. A campanha, com remakes de músicas icônicas do Olodum, Sidney Magal e Ana Castela, se estendeu para o patrocínio de eventos como o Rock in Rio e o Circuito Sertanejo.
Ficha Técnica:
- Cliente: Ipiranga
- CEO: Leonardo Linden
- VP de Marketing e Desenvolvimento de Negócios: Bárbara Miranda
- Diretora de Marketing: Rafaella Gobara
- Gerente de Marca e Comunicação: Flavio Barolli
- Gerente de Jornadas Digitais: Debora Amado
- Gerente de Mídia e Relacionamento: Beatriz Jorge
- Assessora de Comunicação Institucional: Clarissa Cogo
Equipe Técnica: Eric Key Mizuno, Nicole Faria Ferraz, Joana Rosa, Tiago Araujo, Ana Carolina Melo Vale, Leonardo Kifer, Igor Miranda, Thays Pereira, Flávia Villas Boas, Beatriz Fraga, Bianca Abrantes Cotta de Mello Prisco, Felipe Pavan, Raisa Honorato e Carolinne Duarte.
TALENT
- Agência: Talent
- Anunciante: Ipiranga Produtos de Petróleo
- Produto: Institucional
- Campanha: Completamente
- Título: Completamente completo
- CEO: Lica Bueno
- CCO: Gustavo Victorino
- ECDs: Ana Carolina Reis e Danilo Janjacomo
- Diretores de Criação: Camila Miyamura e Leandro Lourenção
- Criação: Ana Bezerra, Camila Miyamura, Leandro Lourenção, Rafael Santos, Rodrigo Casanovas
- COO: Edu Megale
- Negócios: Alice Savioli, Douglas Nogueira, Marcelo Araújo
- CSO: Gabriela Soares
- Estratégia: Ana Lucheta, Douglas Nogueira, Tiago Reis
- VP Mídia: Vitor Kamada
- Mídia: Julia Martinez, Juliana Alsberg, Rogério Vasconcelos, Sara Alves
- Diretora de Produção Integrada: Paula Alimonda
- Produtora RTV: Erika Sartini
- Assistente de Produção: Bordô Andrade
- Artbuyer: Daniele Sampaio
- Produção Gráfica: Edson Santos, Ingo Santos, Matias Santos
- Arte final: Carlos Locoselli, Michel Medeiros e Walter Braz
- Revisora: Clariana Ganimi e Emilio Gonzalez
- Retoque/tratamento de imagem: Hadolpho Correa
Conteúdos Digitais:
- Diretor: Caio Valverde
- Ass. Direção: Amanda Leticia
- Fotógrafo Still: Pedro Nasser
- Making Of: Giulia Peveralli
Conteúdos de Redes Sociais:
- Agência: Mutato
- CEO: Daniel Cecconello
- COO: Décio Freitas
- Vice-presidente de Criação: Dindi Coelho
- Diretoras de Criaçāo Associadas: Carol Freitas, Juliana Mello
- Redação: Carol Freitas, Maxuel Menezes, Beatriz Vaz
- Direção de Arte: André Cândido, Willian Cotô
- Community Manager: Caroline Venco
- Diretora Geral de Estratégia: Juliana Morganti
- Gerente de Estratégia: Júlia Griebel
- Diretora de Insights: Izabella Demercian
- Analista de Insights: Igor Vilchez
- Diretora de Atendimento: Nagila Nunes
- Supervisora de Atendimento: Nathalia Romeiro
- Estagiária de Atendimento: Camila Marcelo
- Diretora de Influência: Thais Mara
- Coordenadora de Influência: Carolina Guimarães
- Influência: Gustavo Andreu, Tatiane Correia, Leticia Santana
- Diretora Executiva de Produção Integrada: Renata Ruas
- Produção Integrada: Juliana Rezende, Thais Soares
Estratégia de Mídia Digital
- Agência: iCherry
- CDO: Adriano Nadalin
- Head de SMB e SEO: Vinicius Nunes
- Diretora de Mídia: Elyara Buest
- Gerente de Mídia: Ismênia Machado
- Gerente de AdTech: Aldo Tozzo
- Coordenador de Mídia: Deyvid Sanches
- Supervisor de Mídia: Renato Antunes dos Santos
- Operação de Mídia: Leonardo Martins, Letícia Curvello, Giovana Abrahim, Micaele Estrela
Baars (agência in House)
- Diretor de Criação: Pablo Baars
- Conteúdo: Tiago Souza
- Gerente de Operação e Negócio: Deborah Porto
- Atendimento: Dani Torres
Produtora de som: Evil Twin Music
- Direção e produção musical: Peter Sauces, Luiz Ortega e Murilo Faria.
- Sound Design, Mixagem, Edição e Finalização: Rafael Vieira, Gustavo Boselli, André D’Avila e Paulo Ribeiro.
- Atendimento e Coordenação de Produção: Juliana Tangary, Thaís Becker, Manoella Coelho da Fonseca e Letícia Brito.
Produção fotos:
- Fotógrafo: Gustavo Lacerda
- Produtora Executiva: Cristiane Cirelli
- Produtora geral de set: Aline Mestre de Casa
- Assistentes de fotografia: Raphael Jacomini e Sthefanny Capelos de Souza
- Ilustração/retoque de imagem: Fuze Image
Talento / Chico Raíz: BR Media
Account:
- Rafaela Sgariboldi
- Ingrid Alves
- Juliana Salgueiro
- Debora Silva
Sales:
- Thiago Bispo
- Rafael Vignola
- David Lourenço
- Rafael Padovani
- Produção Artística:
- Luisa Sabino
- Tamires Moraes