• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Congresso Sustentável CEBDS 2025 destaca o papel da articulação público e privado para a agenda climática

Redação por Redação
3 de julho de 2025
em Eventos
0
Presidente do CEBDS, recebeu lideranças e especialistas no Congresso Sustentável 2025 (Foto: Carlos Borges / CEBDS)

Presidente do CEBDS, recebeu lideranças e especialistas no Congresso Sustentável 2025 (Foto: Carlos Borges / CEBDS)

Share on FacebookShare on Twitter

Em um momento em que a geopolítica global passa por transformações aceleradas e desafiadoras para a agenda climática, a 12ª edição do Congresso Sustentável, promovida pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento

Sustentável (CEBDS), reuniu, nos dias 1 e 2 de julho, em Belém (PA), 300 pessoas para debater caminhos concretos para uma economia verde, justa e integrada à floresta e à sociedade amazônica. Entre lideranças empresariais, representantes do poder público e especialistas, o evento contou com a participação da CEO da COP 30, Ana Toni; do governador do Pará, Helder Barbalho, e do professor de relações internacionais Oliver Stuenkel, que trouxe análises sobre as oportunidades geradas pela transição da ordem global.

“Como podemos usar a competitividade do Brasil para contribuir com o mundo? Como aproveitar nossa matriz energética limpa para tornar o aço brasileiro mais verde? Na agricultura e na pecuária, estamos modernizando métodos para gerar ainda mais vantagens ao país. Precisamos criar os fundamentos para responder ao chamado da década da implementação. A pré-COP e o Congresso Sustentável existem para isso”, afirmou Marina Grossi, presidente do CEBDS e Enviada Especial para o setor empresarial na COP30, durante a abertura do evento.

A quatro meses da realização da COP 30, o evento reforçou a importância da colaboração entre os setores público e privado para a construção de soluções climáticas ambiciosas e viáveis capazes de fazer o Brasil ser um polo confiável e neutro em meio às tensões entre grandes potências, como EUA e China. O encontro destacou o potencial do Brasil para exercer liderança global ao apostar na valorização da biodiversidade, no fortalecimento da bioeconomia e em políticas integradas de clima, natureza e sociedade.

O Teatro do Gasômetro, no Parque da Residência, também recebeu uma exposição com 65 iniciativas promovidas por empresas associadas ao CEBDS. Essa ação é parte do levantamento em curso que culminará no portfólio Brasil de Soluções, documento com ações implementadas e escalonáveis, que será entregue ao governo brasileiro durante a cúpula global em novembro. Até agora, já foram mapeadas 135 iniciativas no total.

Jornada rumo à COP 30

Um dos momentos marcantes foi o encontro entre a CEO da COP30, Ana Toni, o governador do Pará, Helder Barbalho, e o enviado da COP30 para os estados da Amazônia, Marcelo Brito. Recém-chegada da London Climate Action Week e da Conferência do Clima de Bonn, Ana destacou a diferença entre o ritmo das negociações políticas e o avanço das ações práticas.

“A geopolítica não está ajudando. Diferentemente de outros momentos, o motor da mudança climática não virá de cima para baixo. As negociações internacionais estão cada vez mais difíceis. A transformação virá das empresas, dos consumidores, das populações indígenas e dos governadores. Esta COP precisa ser a da aceleração da implementação”, afirmou Ana Toni.

Helder Barbalho complementou: apenas ações de fiscalização não serão suficientes para frear o desmatamento no longo prazo. “Muitos focam apenas na conservação. Mas, para garantir escala e permanência, é preciso que a floresta em pé tenha mais valor do que a floresta derrubada. Precisamos conciliar as árvores com as pessoas que vivem sob suas copas – caso contrário, o conflito social será um grande entrave à preservação ambiental”, declarou o governador.

Durante os painéis, foi enfatizado que é possível impulsionar o desenvolvimento sustentável a partir da Amazônia — desde que haja coordenação, investimentos e clareza regulatória. “Não haverá transição climática sem uma economia próspera no Brasil”, afirmou Marcelo Furtado, head de Sustentabilidade da Itaúsa. Ele defendeu a valorização dos ativos naturais como forma de garantir prosperidade com base em modelos regenerativos.

A presença de vozes internacionais também reforçou o papel do CEBDS como articulador da transição sustentável. Tony Goldner, CEO da TNFD (Taskforce on Nature-related Financial Disclosures), alertou que os riscos ligados à natureza já afetam diretamente os resultados financeiros de empresas e convocou o setor privado brasileiro a reagir com estratégia. “Em economias como a do Brasil, não há fluxo de caixa sem o fluxo da natureza”, afirmou.

Com discussões sobre bioeconomia, agropecuária regenerativa, infraestrutura resiliente e segurança energética, o Congresso Sustentável 2025 reforçou que enfrentar a emergência climática requer soluções escaláveis e alianças duradouras entre setores. Ao reunir os principais atores da transformação sustentável e algumas das maiores empresas do país, o CEBDS reafirma seu papel como catalisador da ação climática e construtor de pontes entre empresas, governos e sociedade civil. O Congresso é parte essencial da jornada brasileira rumo à COP30 — e ao futuro.

O Congresso Sustentável 2025 foi patrocinado por Equinor, Philip Morris, Vale, Yara, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa e Governo Federal.

Lideranças femininas – 8ª edição do Prêmio CEBDS de Liderança Feminina

Durante o Congresso, o CEBDS também realizou a cerimônia de entrega da 8ª edição do Prêmio CEBDS de Liderança Feminina, que reconhece profissionais de empresas associadas que se destacam pela promoção da equidade de gênero e pela liderança em iniciativas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco especial no ODS 5 (igualdade de gênero).

As vencedoras deste ano foram Juliana de Lavor Lopes, diretora de ESG, Comunicação e Compliance da AMAGGI; Suelen Joner, head de Sustentabilidade e Diversidade & Inclusão do grupo Azzas 2154; e Bruna Mesquita, gerente de Sustentabilidade da Michelin para a América do Sul.

“Significa muito para mim. Tenho profunda admiração pelo CEBDS, tanto pelas pautas que mobilizam quanto pela liderança da Marina Grossi. Que a COP30 seja um marco e nos permita sonhar com um Brasil onde a sociobioeconomia esteja no centro da economia”, afirmou Bruna, que atua há 13 anos na Michelin.

As trajetórias das três vencedoras demonstram que é possível alinhar inovação, impacto socioambiental e inclusão nos negócios. Suas atuações vão do combate ao desmatamento à estruturação de cadeias produtivas regenerativas, passando pela incorporação de metas socioambientais à estratégia empresarial. À frente do tema no maior grupo de moda da América Latina, Suellen tem metas coorporativas ambiciosas: garantir 100% de rastreabilidade do couro até 2030.

“Receber um prêmio de uma instituição que eu respeito, acompanho e aprendo desde o início da minha carreira é muito significativo. Ser mulher, trabalhar com sustentabilidade e atuar num cenário tão desafiador e complexo
como a moda traz um gostinho a mais para esse reconhecimento”, afirmou Suellen, que há cinco anos atua com ESG no maior grupo de moda da América Latina.

A premiação em Belém reforça o compromisso do CEBDS – que tem 70% de sua equipe formada por mulheres – com a diversidade e a equidade de gênero. As pautas de diversidade e inclusão estão em diferentes estágios nas empresas e setores brasileiros. A executiva da Maggi aponta os benefícios que lideranças femininas podem trazer aos negócios.

“Nós falamos muito sobre a COP 30, mas pouco sobre o depois que é tão importante. Temos um longo caminho no Brasil, principalmente considerando o Netzero até 2050. Somos uma potência do agro e precisamos ser vistos como uma potência do agro ambiental. A atuação das mulheres no agro nos próximos anos pode ajudar muito a atingir esses objetivos”, concluiu sob aplausos, Juliana Lopes.

Tags: CEBDSCongresso SustentávelDestaque
Postagem anterior

COPAG leva jogos e interatividade ao “Museu da Imaginação” durante todo o mês de julho

Próximo Post

Um dos edifícios mais caros do RJ homenageia o percursor da medicina nuclear no país

Redação

Redação

Relacionado Posts

Para Marcas e Mercados: NDI conquista o Jacaré de Bronze no Prêmio Caio 2025
Empresas / Negócios

Núcleo da Ideia (NDI) conquista o Jacaré de Bronze no Prêmio Caio 2025, considerado o “Oscar dos Eventos”

por Redação
11 de dezembro de 2025
Navio Ybera - Foto: Divulgação Ybera
Empresas / Negócios

“Navio Ybera” – Experiência com imersão em negócios em alto mar

por Redação
9 de dezembro de 2025
Festival Conectadas
Eventos

Festival Conectadas chega a sua 5ª edição em Búzios, no mês de dezembro

por Redação
9 de dezembro de 2025
Pink Economy Experience 2025 chega ao Rio com debates sobre diversidade e autonomia econômica
Empresas / Negócios

Pink Economy Experience 2025 chega ao Rio com debates sobre diversidade e autonomia econômica

por Redação
5 de dezembro de 2025
Networking: Hub do Empreendedorismo reúne líderes e impulsiona conexões no Rio de Janeiro
Empresas / Negócios

Networking: Hub do Empreendedorismo reúne líderes e impulsiona conexões no Rio de Janeiro

por Redação
5 de dezembro de 2025
Próximo Post

Um dos edifícios mais caros do RJ homenageia o percursor da medicina nuclear no país

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

    Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O presente de Natal do Boticário para o Rio

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Núcleo assume conta da Ypê para liderar ação de premiação aos colaboradores

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

12 de dezembro de 2025

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

12 de dezembro de 2025

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

12 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Desde 1945, o Almanaque Sadol faz parte do cotidiano dos brasileiros, atravessando gerações com sua presença marcante e conteúdo de qualidade....

Pamella Burgos

Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

por Redação
11 de dezembro de 2025
0

Em um mundo marcado pela hiperexposição midiática e pela dispersão da atenção, as marcas não competem apenas por visibilidade, mas...

O presente de Natal do Boticário para o Rio

O presente de Natal do Boticário para o Rio

por Redação
8 de dezembro de 2025
0

O Boticário tem um presentão de Natal esperando pelos cariocas na Lagoa. E não vai ser difícil de encontrar. A...

Caju Botafogo

Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Com a chegada das festas de fim de ano, bares e restaurantes do Rio preparam experiências exclusivas para quem deseja...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Burrr - Foto: Tomás Vélez.

Burrr estreia no Leblon com proposta inovadora no universo das hamburguerias

por Redação
12 de novembro de 2025
0

Sabe aquele lugar perfeito para uma pausa saborosa a qualquer hora do dia, seja para almoço, lanche, pós-praia ou uma...

Últimas postagens

  • 2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
  • Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce
  • Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.