Janeiro costuma ser um mês de renovação. É comum nesta época do ano estabelecer metas profissionais, pessoais e de saúde. Porém, um aspecto essencial, e que frequentemente fica de fora dessas resoluções, é a saúde mental. É neste cenário que surgiu a campanha Janeiro Branco, que busca conscientizar a população sobre a importância de cuidar e prevenir doenças emocionais.
Apesar de hoje os transtornos mentais serem um dos maiores desafios da saúde pública mundial, já existem estudos que comprovam que os cuidados básicos e cotidianos podem ter um impacto significativo na prevenção.
A prevenção primária tem como objetivo reduzir os fatores de risco e promover comportamentos que favoreçam o bem-estar psicológico. As escolhas de hábitos de vida saudáveis como qualidade do sono, terapias, boa alimentação, atividade física e até mesmo exposição ao sol, geram valor para saúde mental.
Um outro hábito que pode ajudar a alcançar o equilíbrio emocional é incluir atividades prazerosas e relaxantes ao longo do dia: ler, assistir filmes e séries, momentos em família, meditação, oração, inclusive sorrir. Endorfinas secretadas pelo sorriso podem ajudar quando as pessoas estão desconfortáveis ou deprimidas. A terapia do riso é eficaz e cientificamente apoiada como terapia adjuvante.
De acordo com Ricardo Patitucci, Diretor Técnico da Clínica da Gávea e do Grupo ViV Saúde Mental e Emocional, é sempre muito importante ficar atento ao padrão de sono, pois ele é o grande termômetro da saúde mental. “Por exemplo, dificuldades para iniciar ou manter o sono podem ser um indicador de que precisamos dedicar mais atenção a nossa estabilidade psíquica. Uma vez que as alterações do sono podem anteceder um quadro depressivo franco ou, até mesmo, um quadro ansioso”, explica.
ViV Saúde Mental e Emocional
A ViV Saúde Mental e Emocional é o maior grupo de saúde mental do Brasil e oferece tratamento da baixa à alta complexidade, com cuidados personalizados, com o propósito de melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.
Presente em cinco Estados do País (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo) e, a partir de agora também no Distrito Federal, com seis instituições (Clínica da Gávea, Instituto São José, Vila Verde, Cadmo, Green House e Clínica Crescer), a missão da ViV é elevar a vida ao seu melhor e integrar os lados físico, mental e social de cada paciente, com uma abordagem baseada no equilíbrio entre o científico e a sensibilidade humana. Busca ser reconhecida como uma rede de excelência assistencial para saúde mental e emocional, contribuindo para redução do estigma no Brasil.