• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Opinião

Do Rio para as Américas!

Redação por Redação
2 de julho de 2025
em Opinião
0
Share on FacebookShare on Twitter

Muitos sabem que sou presidente da ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro). Porém, poucos têm conhecimento de que, em maio de 2022, também assumi a posição de 1º vice-presidente da ALAS (Associação das Américas de Supermercados).

Fábio Queiróz, primeiro vice-presidente da ALAS
Fábio Queiróz, primeiro vice-presidente da ALAS

O que existe por trás desses cargos e siglas é uma importantíssima troca entre culturas relativamente próximas, porém, ao mesmo tempo, tão peculiares. Fazer a ponte entre essas instituições é estar à frente do desenvolvimento do setor de abastecimento em nível Américas. O estado do Rio de Janeiro, portanto, é a porta de entrada para potencializar as oportunidades de melhorias de práticas, de implementação de tecnologias e inovações, de conhecimento de leis de outras regiões que podem se moldar às nossas em defesa do setor, de um networking produtivo e por aí soma-se um leque de oportunidades.

Atuando nas duas frentes e consciente da importante missão de ser o interlocutor desta riquíssima convergência cultural varejista, já venho colocando em prática o meu papel. Na SRE Super Rio Expofood deste ano, realizada em março, trouxe a maior comitiva de profissionais do setor, 80 membros da ALAS, para o nosso evento.

Além do braço de conteúdo, Convenção das Américas, que apresentou painéis e palestras com a participação desses profissionais, realizamos uma ronda estratégica nos estandes dos dois pavilhões, propiciando oportunidades de negócios e trocas de práticas de extrema importância para todos os envolvidos. Paralelamente ao evento, fizemos duas visitas técnicas em grandes redes de supermercados cariocas: Guanabara e Supermarket, onde os responsáveis pelas redes receberam o grupo, apresentaram suas lojas e modelos de negócios, tiraram dúvidas e mostraram como podemos ser, e somos, referência no setor.

Não poderia deixar de mencionar que, em encontros paralelos ao evento, ampliamos nosso conhecimento sobre diferentes realidades regionais. Na Bolívia, chamou a atenção o esforço contínuo para reduzir a informalidade e qualificar o varejo por meio da profissionalização e da tecnologia. A Venezuela, por sua vez, demonstrou notável resiliência diante de severas crises econômicas, sustentada por planejamento estratégico e adaptação à dolarização. Já o Uruguai, favorecido por uma economia estável, vem avançando de forma consistente em inovação e digitalização, adotando boas práticas inspiradas em modelos internacionais.

E o mesmo acontece quando viajo para Montevideo, por exemplo, para me reunir com membros da ALAS e visitar supermercados da região. Como foi em 2024, quando tive a oportunidade de trocar muitas ideias e práticas com o CEO do Fresh Market, rede de supermercados do Uruguai. Sua singularidade em lidar com a sazonalidade de Punta, que enche no verão e tem um movimento regular no inverno, é um exemplo de como essas diferenças podem gerar insights que podemos moldar e aplicar em estabelecimentos específicos no estado do Rio de Janeiro ou Brasil.

Essas experiências vivenciadas na prática reforçam o valor da integração entre os países, evidenciando como o diálogo e o intercâmbio de soluções são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento do setor. É justamente esse espírito colaborativo que me enche de orgulho ao representar o estado do Rio de Janeiro e conduzir esse movimento de troca de culturas, conhecimento de desafios e construção de estratégias que fortalecem o setor além das fronteiras.


Fábio Queiróz, Presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e primeiro vice-presidente da Associacion de Las Américas de Supermercados (ALAS).

Postagem anterior

Hunter Douglas revoluciona o mercado com lançamento do Toldo Green®: proteção solar que purifica o ar

Próximo Post

Dia da Pizza O Forno

Redação

Redação

Relacionado Posts

Opinião

Parecer do Senado reconhece que o homeschooling é direito da família

por Redação
14 de outubro de 2025
Opinião

The Town 2025: o festival como palco para marcas, experiências e licenciamento

por Pablo Torquato
12 de setembro de 2025
Opinião

Influencers: então, onde está exatamente o valor?

por Roger Darashah
30 de julho de 2025
Opinião

A inteligência artificial na publicidade digital é a nova era ou o fim para as agências?

por Redação
8 de julho de 2025
Opinião

Validação de domínios: Por que checagens superficiais já não bastam

por Redação
30 de junho de 2025
Próximo Post
O Forno - Italiana

Dia da Pizza O Forno

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

    Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O presente de Natal do Boticário para o Rio

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Núcleo assume conta da Ypê para liderar ação de premiação aos colaboradores

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

12 de dezembro de 2025

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

12 de dezembro de 2025

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

12 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Desde 1945, o Almanaque Sadol faz parte do cotidiano dos brasileiros, atravessando gerações com sua presença marcante e conteúdo de qualidade....

Pamella Burgos

Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

por Redação
11 de dezembro de 2025
0

Em um mundo marcado pela hiperexposição midiática e pela dispersão da atenção, as marcas não competem apenas por visibilidade, mas...

O presente de Natal do Boticário para o Rio

O presente de Natal do Boticário para o Rio

por Redação
8 de dezembro de 2025
0

O Boticário tem um presentão de Natal esperando pelos cariocas na Lagoa. E não vai ser difícil de encontrar. A...

Caju Botafogo

Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Com a chegada das festas de fim de ano, bares e restaurantes do Rio preparam experiências exclusivas para quem deseja...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Erlon Labatut - Foto por Mariana Alves

Como o franchising pode aproveitar a Black Friday sem correr riscos?

por Redação
14 de novembro de 2025
0

A Black Friday movimenta o mercado ano a ano. Apesar de sua “data oficial” ser na última sexta-feira de novembro,...

Últimas postagens

  • 2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
  • Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce
  • Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.