• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Empreender no Brasil sendo mulher é, antes de tudo, um ato de coragem

Redação por Redação
14 de agosto de 2025
em Empresas / Negócios
0
Share on FacebookShare on Twitter
Desde 2023, o Brasil celebra oficialmente em 17 de agosto, o Dia Nacional da Mulher Empresária, uma data que reconhece a força, a coragem e a importância da presença feminina no mundo dos negócios. Em um país onde empreender já é desafiador, mulheres que lideram empresas enfrentam obstáculos ainda maiores, mas também constroem legados inspiradores.
Viviane Schvartz é uma dessas mulheres.
Empresária à frente do restaurante Peixoto Sushi, em Botafogo, referência em gastronomia japonesa no Rio de Janeiro, ela representa a garra de quem transforma propósito em ação. Com uma trajetória marcada por resiliência, Viviane destaca que empreender sendo mulher no Brasil é, acima de tudo, um ato de coragem. Além da burocracia, dos altos custos e da instabilidade econômica, há uma cobrança constante por excelência e validação.
“Fazer nossa voz ser ouvida é um desafio enorme. É como se precisássemos de validação para que nossas ideias sejam levadas a sério. Estamos quase sempre na defensiva”, afirma. Ela também ressalta o peso do acúmulo de funções que muitas mulheres enfrentam: maternidade, casa, saúde e trabalho. “A sociedade ainda enxerga esses papéis como exclusivamente nossos. A perfeição é cobrada diariamente, mas também é um ato de resistência. Transformar dificuldades em combustível, abrir portas para outras mulheres e ocupar espaços que antes nos foram negados é parte da nossa missão”, conclui Vivi, “Ser mulher empreendedora no Brasil é viver um desafio diário, mas também é ter a chance de construir um legado.”
Viviane Schvartz _ Rodriho Galvão
Viviane Schvartz _ Rodriho Galvão
Eduarda Berkowitz - Divulgação
Eduarda Berkowitz – Divulgação
Dra Marta Rocha - foto Aline Muller
Dra Marta Rocha – foto Aline Muller

Na área da beleza, Eduarda Berkowitz, fundadora da Palm Nail Bar (Ipanema e Catete),  esmalteria com proposta inovadora voltada para consumidores das gerações Millennial e Gen Z.  compartilha sua visão sobre o empreendedorismo feminino. O que começou como um sonho virou referência em estética e autocuidado no Rio de Janeiro.  A Palm cresceu, conquistou espaço e se tornou um verdadeiro sucesso, resultado de uma gestão estratégica, sensível às mudanças do mercado e conectada com as necessidades das clientes. Inspirada em modelos de esmalterias mais modernos, comuns nos Estados Unidos e na Europa, ela investiu em um conceito que transforma as unhas em verdadeiros acessórios de moda, com serviços que vão de nail arts temáticas a desenhos exclusivos sob medida. “Levei quase um ano para estruturar o plano de negócios e finalizar o projeto. Foram meses de muita pesquisa, estudos e leituras”, revela.
Responsável por praticamente todas as áreas da empresa – comunicação, financeiro, administrativo, RH – ela abriu a primeira unidade da PALM aos 25 anos, e a segunda aos 28, sem ter tido nenhuma experiência anterior no ramo de beleza. “Empreender sendo mulher é um exercício diário de força e criatividade. Se o seu negócio não for uma prioridade, você já começa a jornada fadado ao fracasso. Eu sempre digo que é essencial ter uma rede de apoio, buscar inspiração em outras mulheres e construir conexões verdadeiras. Capacitação constante também é indispensável, já que o mercado muda o tempo todo, e a gente precisa acompanhar. E, acima de tudo, apoiar outras mulheres. Quando a gente compartilha conhecimento e abre espaço para outras empreendedoras, todo o ecossistema cresce junto. Outro ponto importante é ter consciência de que será necessário abdicar de muitas coisas para alcançar o sucesso’, ”, afirma Eduarda.
Segundo a Marta Rocha, fisioterapeuta, acupunturista  e especialista em Medicina Chinesa, o desafio é grande também na saúde. “Empreender em um mundo construído por e para os homens é um desafio constante.
Já avançamos muito, porém, os retrocessos e tentativas de invalidação de nossas conquistas nos últimos anos são crescentes, vide  o aumento de representantes que invalidam essa pauta e são  apoiados  por parte da sociedade. Na área da saúde não é diferente. Por mais que o papel de cuidado, ao longo dos anos, esteja vinculado principalmente à figura feminina, quando se trata de negócio, empreendimento e lugar de destaque a sombra do conservadorismo sempre aparece”.
A especialista  transformou as suas pesquisas de mestrado e doutorado sobre Práticas integrativas da saúde em um método de Rejuvenescimento facial on line, o Rejuvenescimento integrativo e na criação da Revista digital Natureza da cura. Recentemente criou o Podcast da Revista, o Curativamemente que leva para entrevistas os autores dos textos e atores. Os temas abordados são sobre formas nao hegemônicas de cuidados, como Medicina chinesa, homeopatia, florais, astrologia e também a arte.
Postagem anterior

Conecta Varejo debate IA e reinvenção de marcas no Rio Innovation Week

Próximo Post

 Repcom 2025 reunirá especialistas para discutir Reputação e Inteligência Artificial

Redação

Redação

Relacionado Posts

Beatriz Daniel
Empresas / Negócios

Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

por Redação
3 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

por Redação
3 de dezembro de 2025
Verão #TonoRio
Eventos

Núcleo da Ideia (NDI) é finalista na edição 2025 do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”

por Redação
3 de dezembro de 2025
Dienithon Monteiro e equipe
Empresas / Negócios

Dienithon Monteiro: Tendências, Desafios e Oportunidades para o Setor de Jeans no Brasil

por Redação
3 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

5 mitos sobre a Geração Z no mercado de trabalho

por Redação
3 de dezembro de 2025
Próximo Post

 Repcom 2025 reunirá especialistas para discutir Reputação e Inteligência Artificial

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

    Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • IA generativa no varejo brasileiro: especialista comenta estudos recentes e aponta próximos passos para o setor

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cadeiras de verão com assinatura artística: Outlet Premium lança coleção especial

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Beatriz Daniel

Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

3 de dezembro de 2025
Itsáry - Foto: Divulgação

Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor

3 de dezembro de 2025

Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

3 de dezembro de 2025
Verão #TonoRio

Núcleo da Ideia (NDI) é finalista na edição 2025 do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”

3 de dezembro de 2025
Dienithon Monteiro e equipe

Dienithon Monteiro: Tendências, Desafios e Oportunidades para o Setor de Jeans no Brasil

3 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

por Redação
27 de novembro de 2025
0

A Acordo Fechado, startup especializada em mediação de conflitos por meio digital, conquistou uma vitória histórica e inédita no Ranking...

Executivo detalha como empresas podem se preparar para integrar práticas de ESG de forma estratégica, indo além do cumprimento de regras e gerando impacto real.

Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

por Redação
28 de novembro de 2025
0

A adoção de práticas ESG deixou de ser periférica e passou a fazer parte da estrutura operacional das empresas brasileiras....

BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

por Redação
2 de dezembro de 2025
0

A metodologia de marketing de referência que há quatro décadas transforma conexões em oportunidades reais ganha mais força no Rio...

IA generativa

IA generativa no varejo brasileiro: especialista comenta estudos recentes e aponta próximos passos para o setor

por Redação
26 de agosto de 2025
0

A Inteligência Artificial Generativa deixou de ser tendência para se tornar parte ativa da estratégia de negócios do varejo brasileiro....

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Elon Gomes de Almeida

Juros altos e crédito restrito: como investidores imobiliários estão calibrando estratégias, segundo Elon Gomes de Almeida

por Redação
25 de novembro de 2025
0

A taxa básica de juros (Selic) no Brasil tem se mantido em patamares elevados, o que repercute diretamente no acesso...

Últimas postagens

  • Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades
  • Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor
  • Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.