O Equador marcou presença na WTM Latin America 2025, em São Paulo, reforçando sua posição como um dos destinos mais diversos e surpreendentes da América do Sul. Apostando em experiências autênticas, sabores únicos e na força da biodiversidade, o país celebra um aumento de 30% no número de turistas brasileiros no primeiro trimestre do ano — um sinal claro do interesse crescente pelo destino.
“O Brasil é hoje nosso maior mercado regional e temos investido fortemente na promoção do destino. Já começamos a colher resultados: apenas nos três primeiros meses do ano, recebemos 4,6 mil turistas brasileiros — um aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2024”, conta Santiago Granda, subsecretário de Promoção do Turismo do Equador. Com o sucesso dos negócios na feira, o objetivo do país é até 2030 transformar o Brasil no principal mercado emissor sul-americano.

Com uma estande de 100m² e representante de todas as suas regiões, o Equador levou à feira 15 empresas privadas provenientes da Amazônia, dos Andes, da Costa do Pacífico e das ilhas Galápagos, que trouxeram diferentes propostas de turismo para os viajantes que planejam explorar toda a diversidade do país que se orgulha de ser o “país dos quatro mundos” — um título que traduz sua diversidade geográfica e cultural em poucos passos.

Um dos destaques da participação foi a presença da barista Patricia Illingworth, que preparou o legítimo café do Equador, e do chocolateiro Daniel Ampuero, que apresentou criações únicas feitas com o cacau do país, considerado o melhor do mundo. Durante os 3 dias de evento, Daniel esculpiu uma escultura de chocolate homenageando essa iguaria milenar, que ao final do evento será apresentada aos organizadores da feira.
“O Equador é a origem do Cacau. Temos registros destruídos que mostram o uso do cacau há 5.800 anos. Hoje, oferecemos experiência completa para os viajantes, em que é possível colher o cacau e fabricar sua própria barra de chocolate”, conta Santiago.















