• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Franchising em 2025: como foi a performance do setor?

Especialista aborda o tema e traz o que mais marcou o universo das franquias neste ano, com dados atualizados

Redação por Redação
8 de dezembro de 2025
em Empresas / Negócios
0
Erlon Labatut - Foto por Mariana Alves

Erlon Labatut - Foto por Mariana Alves

Share on FacebookShare on Twitter

O franchising segue em expansão ano a ano como um dos setores que mais cresceram dentro da economia brasileira. E, em 2025, não foi diferente. Segundo dados divulgados em outubro pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado faturou R$ 287 bilhões em comparação ao mesmo período no ano passado, um aumento de 14,4% dos valores anteriores.

Os últimos dados divulgados pela entidade referem-se ao segundo trimestre do ano, quando o segmento registrou mais de 200 mil operações durante o período, o que possibilitou a geração de 1,7 milhões de empregos diretos e 6 milhões indiretos. E, ainda com o foco no recorte temporal, o setor faturou quase R$ 70 bilhões, um crescimento de 14,2% com relação ao segundo trimestre de 2024.

Erlon Labatut, especialista em varejo e consultor de franquias, avalia os números e ressalta o mercado de franquias como oportunidade para quem quer empreender. “Os dados desse trimestre ressaltam a força das franquias, muito pelo impacto econômico e, ainda, social. Essa evolução não é só um indicador pensado no financeiro, mas sim um reflexo de como esse modelo segue abrindo portas para empreendedores”, afirma.

Ele completa ao dizer que o formato permite que “mais investidores invistam em negócios com menos risco”. Com o olhar para os segmentos, a ABF também detalhou quais foram os que melhor performaram entre abril, maio e junho. O setor de alimentação foi o que mais se destacou, com uma variação de 44% se comparado ao mesmo período no ano anterior.

Junto a ele, os campos de entretenimento e limpeza/conservação também tiveram bons resultados, uma vez que variaram 15,7% e 15,4%, respectivamente. Labatut evidencia os diversos perfis de investidores que se interessam pelas franquias e pelo poder que possuem de explorarem as áreas de maior desejo. Para ele, “os resultados mostram que há oportunidades tanto para quem busca operações mais tradicionais quanto para quem mira nichos específicos”.

Além disso, de acordo com dados da Communit, os multifranqueados (que estão à frente de mais de uma unidade de uma marca) vêm fortalecendo suas atuações. Segundo o estudo, há mais de 61,5 mil franqueados com multiunidades. Para Labatut, o dado mostra que o leque de opções para quem deseja investir em uma franquia se torna ainda maior com a chance de franquear em mais de uma unidade.

“Esse avanço mostra uma mudança clara na maturidade do franchising. Quando um investidor decide operar várias unidades, ele demonstra confiança no modelo e contribui para uma profissionalização ainda maior da rede. Esse movimento amplia a escala, melhora processos e cria novas oportunidades para quem está entrando no mercado, já que a expansão organizada tende a fortalecer toda a cadeia de franquias”, aborda.

Apesar do desempenho sólido, o especialista destaca que não foi só de pontos altos que o franchising brasileiro viveu em 2025. Ele relembra casos polêmicos e que receberam destaque da mídia, como o episódio com a Cacau Show, e que geraram uma imagem negativa desse universo. Erlon ainda relembra a necessidade da troca constante entre franquia, franqueado e consumidor como pilares para bons desempenhos.

“Casos que envolvam grandes empresas sempre terão uma forte repercussão, o que não é diferente para as franquias. Situações como essas mostram que, mesmo em um modelo estruturado como o franchising, possuir transparência e oferecer suporte frequente são fundamentais. É um alerta para que as marcas fortaleçam as relações e, consequentemente, preservem a credibilidade do mercado como um todo”, explica.

Planejamento para 2026

O especialista também analisou quais devem ser os caminhos que as franquias devem tomar no próximo ano. Ele sinaliza a contínua evolução do setor, com ainda mais contribuições para a economia do país. Porém, também atenta para franquias que nascem a partir do apelo, mas momentâneo, do consumidor. Na visão dele, o risco acontece quando “ciclos recentes do franchising brasileiro começam a se repetir”, com franquias que crescem rapidamente e desaparecem com a mesma intensidade.

“A expansão que vemos ano a ano se dá por conta da base sólida que foi construída. Para 2026, essa estrutura será fundamental para contribuir com o crescimento, aliada a redes que têm a proposta de evoluir de maneira saudável. Quando a evolução ocorre de forma desalinhada e sem governança, as marcas tendem a se perder e não acham o caminho de volta, o que impede o próprio progresso e, como consequência, a prosperidade do setor”, conclui.

Tags: DestaqueErlon LabatutFranchising
Postagem anterior

Torresmo de rolo, galeto na brasa, farofa de coração: Antiquário do Breganha lança especial de confraternização

Próximo Post

Inteligência Artificial no Bahrein

Redação

Redação

Relacionado Posts

Navio Ybera - Foto: Divulgação Ybera
Empresas / Negócios

“Navio Ybera” – Experiência com imersão em negócios em alto mar

por Redação
9 de dezembro de 2025
Antonio Florencio de Queiroz Junior - Presidente da Fecomércio RJ - foto Erbs Jr
Empresas / Negócios

Presidente da Fecomércio RJ recebe a Medalha do Mérito Legislativo, da Câmara dos Deputados

por Redação
9 de dezembro de 2025
Pollyanna Mendes Sessim - Radisson Rio de Janeiro Barra
Empresas / Negócios

Radisson Rio de Janeiro Barra anuncia Vacation Club e reforça seu ciclo de transformação sob a gestão da Riobarra Empreendimentos

por Redação
9 de dezembro de 2025
Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)
Empresas / Negócios

Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

por Redação
9 de dezembro de 2025
Quinta das Amoras
Empresas / Negócios

Quinta das Amoras anuncia parceria com Arkos com foco em projetos sociais e ambientais em Teresópolis

por Redação
9 de dezembro de 2025
Próximo Post
Robert Janssen fala no evento do Bahrein. Foto: Divulgação ASCOM Assespro-RJ

Inteligência Artificial no Bahrein

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

    BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • IA generativa no varejo brasileiro: especialista comenta estudos recentes e aponta próximos passos para o setor

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O Boticário surpreende passageiros e entrega mais de seis mil presentes nas esteiras dos aeroportos do Brasil e da Colômbia em ativação de Natal

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Núcleo assume conta da Ypê para liderar ação de premiação aos colaboradores

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Navio Ybera - Foto: Divulgação Ybera

“Navio Ybera” – Experiência com imersão em negócios em alto mar

9 de dezembro de 2025
Caju Botafogo

Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

9 de dezembro de 2025
Antonio Florencio de Queiroz Junior - Presidente da Fecomércio RJ - foto Erbs Jr

Presidente da Fecomércio RJ recebe a Medalha do Mérito Legislativo, da Câmara dos Deputados

9 de dezembro de 2025
Pollyanna Mendes Sessim - Radisson Rio de Janeiro Barra

Radisson Rio de Janeiro Barra anuncia Vacation Club e reforça seu ciclo de transformação sob a gestão da Riobarra Empreendimentos

9 de dezembro de 2025
Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

9 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

por Redação
2 de dezembro de 2025
0

A metodologia de marketing de referência que há quatro décadas transforma conexões em oportunidades reais ganha mais força no Rio...

IA generativa

IA generativa no varejo brasileiro: especialista comenta estudos recentes e aponta próximos passos para o setor

por Redação
26 de agosto de 2025
0

A Inteligência Artificial Generativa deixou de ser tendência para se tornar parte ativa da estratégia de negócios do varejo brasileiro....

Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Desde 1945, o Almanaque Sadol faz parte do cotidiano dos brasileiros, atravessando gerações com sua presença marcante e conteúdo de qualidade....

O Boticário

O Boticário surpreende passageiros e entrega mais de seis mil presentes nas esteiras dos aeroportos do Brasil e da Colômbia em ativação de Natal

por Redação
5 de dezembro de 2025
0

Neste Natal, O Boticário reforça o seu posicionamento como a marca preferida para presentear* para além das telas e das...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Dois transatlânticos atracam no Pier Mauá nesta terça-feira (02/12) trazendo mais de sete mil turistas ao Rio

Dois transatlânticos atracam no Pier Mauá nesta terça-feira (02/12) trazendo mais de sete mil turistas ao Rio

por Redação
28 de novembro de 2025
0

Nesta terça-feira (02/12), às 9h e 10h, respectivamente, chegam ao Pier Mauá dois gigantes da navegação: o Celebrity Equinox, de...

Últimas postagens

  • “Navio Ybera” – Experiência com imersão em negócios em alto mar
  • Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro
  • Presidente da Fecomércio RJ recebe a Medalha do Mérito Legislativo, da Câmara dos Deputados

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.