Heineken fecha 2023 com mais de 30 mil contratos em energia renovável

O programa Heineken® Energia Verde, disponível em 17 estados, já evitou a emissão de 2 milhões de toneladas de CO2 e gerou uma economia de R$ 2 milhões para os cadastrados

by Redação
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Programa Heineken® Energia Verde fecha o ano de 2023 celebrando mais de 30 mil contratos vigentes para facilitação do acesso à energia renovável para bares, restaurantes e consumidores. Desde o seu lançamento, o programa já gerou uma economia de R$ 2 milhões para os cadastrados e evitou a emissão de 2 milhões de toneladas de CO2. A iniciativa constrói diretamente para o compromisso do Grupo HEINEKEN de ser net zero em toda a cadeia de valor até 2040.

Até o momento, os estados com maior número de contratos assinados são Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O programa está disponível para residentes de Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, São Paulo (Interior e Litoral – CPFL Paulista). O programa Heineken Energia Verde tem como meta conquistar 50% dos pontos de venda em 19 capitais do país até 2030.

“O programa é uma das maneiras que encontramos para trazer nossos clientes e consumidores para o centro da conversa e do cuidado que todos nós, enquanto sociedade, precisamos adotar para mitigar ao máximo os impactos ambientais. Estamos felizes em atuar ativamente como uma empresa facilitadora desse movimento pioneiro junto aos parceiros de negócio, como bares e restaurantes”, explica Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN.

O que é o Programa Heineken® Energia Verde?

O programa Heineken® Energia Verde, parceria entre Heineken® e as empresas de energia responsáveis por essa gestão – Grupo Ultragaz, Raízen Power e M.O.E (My Own Energy) – tem como objetivo facilitar o acesso de pessoas e negócios à energia renovável, proporcionando descontos de até 20% na conta de luz para pessoas físicas, bares e restaurantes. A iniciativa já evitou a emissão de mais de 2 milhões de toneladas de CO2 e reforça o compromisso de alavancar o uso de fontes limpas de energia do Grupo HEINEKEN, que tem a sustentabilidade como um de seus principais pilares.

Iniciado em 2021, quando bares e restaurantes parceiros começaram a ter acesso a 100 MW de geração de energia solar e eólica, o projeto tem como meta alcançar 50% dos pontos de vendas, em 19 capitais, até 2030. Os pontos de venda podem se inscrever gratuitamente pela plataforma Heineken Energia Verde.

“Estamos muito felizes em ver o programa Heineken® Energia Verde se consolidando e ajudando tantos brasileiros em suas casas e comércios. Acreditamos na sustentabilidade como uma construção conjunta e a ação de facilitação do acesso à energia renovável é um grande passo para nós como marca, que evidencia a importância de grandes empresas serem aliadas da sociedade, gerando benefícios ao meio ambiente e às pessoas. Celebrar mais de 30 mil contratos em dois anos de ação é muito especial e nos dá mais incentivo para continuarmos firmes e fortes em prol de nossas metas de sustentabilidade”, afirma Beatrice Jordão, gerente sênior de marketing da Heineken® no Brasil.

Como funciona?

Para se inscrever no programa, o consumidor precisa fazer o cadastro de forma 100% digital, acessando a plataforma, com CNPJ/CPF e uma foto ou cópia da conta de energia. A participação é gratuita e, para ter acesso ao benefício, é necessário que o usuário comprove o valor médio mensal de R$200 em sua conta de energia. Após a adesão ao programa, o prazo estimado para conversão e fornecimento de energia verde é de 120 dias.

Além de o programa ser isento de taxas, não há fidelização por parte do consumidor, que tem liberdade sem ônus para desistir do programa a qualquer momento. O programa já está disponível para moradores de Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, São Paulo (Interior e Litoral – CPFL Paulista).

Como a energia verde chega às residências e aos estabelecimentos

O desconto é possível graças a uma compensação energética feita pelas empresas de energia Grupo Ultragaz, Raízen Power e M.O.E (My Own Energy). Por meio de usinas de fontes renováveis como solar (sol), eólica (vento), biomassa (materiais orgânicos) e biogás (aterro urbano) é gerada uma carga de energia nos geradores, que direcionam a para a distribuidora local, responsável pela conexão com os endereços cadastrados no Programa. “Com isso, o uso dessas energias gera créditos energéticos revertidos em desconto na fatura do consumidor. Quando a concessionária distribuidora recebe uma energia de uma empresa geradora, ela reduz a necessidade de obter energia de fontes tradicionais”, explica a executiva.

De acordo com Ricardo Colpo, Diretor de Energia da Ultragaz, os consumidores demandam cada vez mais por economia e um bom atendimento em energia. A Geração Distribuída é caminho para a abertura do mercado para os consumidores residenciais e estabelecimentos comerciais. “As empresas devem oferecer um portfólio completo de soluções seguras, limpas e sustentáveis. Por isso, programas como o Heineken® Energia Verde são essenciais para levar as melhores opções para os consumidores e impulsionar a transição energética vivida pelo país”, afirma Colpo.

Energia verde no Grupo HEINEKEN

Energia verde ou renovável é a energia limpa que tem como fontes recursos que não se esgotam ou que se regeneram na natureza, como água, vento, luz solar, biomassa e biogás gerado por estações de tratamento de efluentes. No Grupo HEINEKEN, a energia renovável é responsável pelo funcionamento de todo o processo produtivo e de envase nas três fábricas dos produtos da marca Heineken®, incluindo Heineken 0.0: as cervejarias de Araraquara (SP), Ponta Grossa (PR), Alagoinhas (BA) e, até o fim de 2023, em Jacareí (SP).

Grupo HEINEKEN

Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora.

No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Devassa Tropicaê, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado CLASH’D. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.

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