• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Geral

Levantamento da ASSERJ mostra que 86% dos cariocas vão comemorar as Festas Juninas de alguma forma

A maioria dos cariocas deve gastar entre R$ 70 e R$ 100 com as compras de comidas típicas nos supermercados da cidade

Redação por Redação
16 de junho de 2025
em Geral
0
Festa Junina
Share on FacebookShare on Twitter

Ao circular pela cidade do Rio, já é possível avistar bandeirinhas coloridas expostas e as barraquinhas sendo montadas. São as Festas Juninas chegando com suas comidas típicas, quadrilhas e muita animação. Para saber como os cariocas pretendem comemorar essa tradicional celebração cultural, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) realizou uma pesquisa com os consumidores da cidade para confirmar se o clima é “junino”.

O estudo mostrou que 47,7% da população carioca vai organizar suas festas juninas em casa, com a família. Outros 38,3% afirmaram que devem aproveitar mais as festas de escola, de bairro ou das igrejas. Apenas 14% informaram que não costumam comemorar a data.

Para a maioria dos consumidores (40,9%), os gastos com as compras de comidinhas típicas devem ser de até R$ 70. Para 33,7%, os gastos com as delícias juninas vão ficar entre R$ 80 e R$ 100. As compras devem chegar ao total de R$ 150 para 16,9%. Já 8,6% dos pesquisados disseram que pretendem gastar mais de R$ 160 nos supermercados.

Preferência dos cariocas

Quando falamos de comidas típicas, as Festas Juninas são quase uma unanimidade. Entre os itens preferidos pelos cariocas e que não podem faltar em suas festas, estão: os doces típicos (57,7%), a canjica (52,9%), o amendoim (47,7%), o milho-verde (46,9%), a pipoca (42,9%), as bebidas típicas (38,9%) e o salsichão (29,1%).

“As Festas Juninas seguem como uma tradição viva no coração dos cariocas. Nosso levantamento mostra que, mesmo diante de diferentes realidades econômicas, a população busca celebrar com alegria, reunindo a família em casa ou prestigiando festas comunitárias. O varejo já sente esse movimento nas gôndolas, com forte demanda por produtos típicos como canjica, amendoim, doces e milho-verde. É uma data que movimenta a economia local, reforça os laços culturais e aquece as vendas nos supermercados fluminenses”, destaca o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz.

Questionados sobre o que mais influência sua escolha na hora das compras no supermercado, a maior parte dos entrevistados (52%) disse ser o “preço promocional”. Logo em seguida, com 51,4%, se destacam a “tradição e o sabor” dos produtos típicos. A “qualidade e procedência” foi a justificativa principal para 34,9% dos consumidores.

O levantamento também mostrou que 61,4% dos cariocas preferem comprar os ingredientes e preparar tudo em casa. Já 23,4% afirmaram que compram parte pronta e preparam o restante. Só 15,1% confirmaram que preferem comprar tudo pronto para as festas em família.

Perguntados se gostariam de ver kits ou promoções especiais com produtos típicos de Festa Junina em supermercados, 41,1% dos cariocas responderam que sim, pois ajudaria a economizar. Para 35,4%, poderia ajudar, desde que os preços fossem vantajosos. Outros 23,4% informaram que não é necessário, pois preferem escolher os itens individualmente.

ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

Mais informações: https://asserj.com.br/

Instagram: @asserjsupermercados 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/

Postagem anterior

29ª edição da Rio Restaurant Week chega em sua última semana

Próximo Post

Vivelavu chega à Dona Coisa com carrinho de autocuidado íntimo e participa de evento sobre menopausa

Redação

Redação

Relacionado Posts

5 e-books para aprimorar skills
Geral

Carreira turbinada: Minha Biblioteca lista 5 e-books para aprimorar skills

por Redação
3 de dezembro de 2025
Instituto Dona de Si lança novas ações de Moda em parceria com Privalia e PRIO e amplia rede de empreendedoras no RJ
Geral

Instituto Dona de Si lança novas ações de Moda em parceria com Privalia e PRIO e amplia rede de empreendedoras no RJ

por Redação
3 de dezembro de 2025
Economia

FIDCs se destacam como alternativa estratégica no cenário de juros altos

por Redação
2 de dezembro de 2025
Escama - Katsu Sando - Foto: Tomás Vélez.
Gastronomia

Escama lança pratos inéditos para o Verão

por Redação
2 de dezembro de 2025
Amigo divino - Foto: @adica.da_atata_
Geral

Confraternização com sabor e diversão no Bar da Peixaria Divina Providência

por Redação
1 de dezembro de 2025
Próximo Post
Vivelavu chega à Dona Coisa com carrinho de autocuidado íntimo e participa de evento sobre menopausa

Vivelavu chega à Dona Coisa com carrinho de autocuidado íntimo e participa de evento sobre menopausa

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

    Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • IA generativa no varejo brasileiro: especialista comenta estudos recentes e aponta próximos passos para o setor

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cadeiras de verão com assinatura artística: Outlet Premium lança coleção especial

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Beatriz Daniel

Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

3 de dezembro de 2025
Itsáry - Foto: Divulgação

Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor

3 de dezembro de 2025

Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

3 de dezembro de 2025
Verão #TonoRio

Núcleo da Ideia (NDI) é finalista na edição 2025 do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”

3 de dezembro de 2025
Dienithon Monteiro e equipe

Dienithon Monteiro: Tendências, Desafios e Oportunidades para o Setor de Jeans no Brasil

3 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

por Redação
27 de novembro de 2025
0

A Acordo Fechado, startup especializada em mediação de conflitos por meio digital, conquistou uma vitória histórica e inédita no Ranking...

Executivo detalha como empresas podem se preparar para integrar práticas de ESG de forma estratégica, indo além do cumprimento de regras e gerando impacto real.

Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

por Redação
28 de novembro de 2025
0

A adoção de práticas ESG deixou de ser periférica e passou a fazer parte da estrutura operacional das empresas brasileiras....

BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

por Redação
2 de dezembro de 2025
0

A metodologia de marketing de referência que há quatro décadas transforma conexões em oportunidades reais ganha mais força no Rio...

IA generativa

IA generativa no varejo brasileiro: especialista comenta estudos recentes e aponta próximos passos para o setor

por Redação
26 de agosto de 2025
0

A Inteligência Artificial Generativa deixou de ser tendência para se tornar parte ativa da estratégia de negócios do varejo brasileiro....

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Grupo Levels

Grupo Levels projeta faturar R$ 30 milhões em 2025

por Redação
6 de novembro de 2025
0

O Grupo Levels, hub criativo que reúne operações em entretenimento, marketing e gastronomia no Rio de Janeiro, prevê fechar 2025...

Últimas postagens

  • Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades
  • Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor
  • Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.