• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Comunicação Integrada

Marketing sensorial: como usar os cinco sentidos e criar experiências marcantes?

Especialista destrincha o tema e explica como usar os cinco sentidos para se diferenciar no mercado

Jorge Rodrigues por Jorge Rodrigues
2 de setembro de 2025
em Comunicação Integrada
0
Share on FacebookShare on Twitter

Para todo negócio, o sucesso depende da junção de alguns fatores, como estrutura, ponto de venda e, ainda, uma boa experiência do consumidor. De acordo com uma pesquisa feita pela E-Commerce Trends 2024, 54% dos clientes deixam de comprar em uma determinada loja/marca após terem um atendimento ruim, enquanto 46% compartilham a situação com amigos, o que é negativo para a imagem do empreendimento.

Kelfany Budel
Kelfany Budel

É nesse sentido que uma ferramenta surge como alternativa para contornar – e antecipar – a má reputação das marcas: o marketing sensorial. A estratégia visa criar experiências que sejam marcantes para os consumidores, ao ponto de não saírem das memórias deles. Assim, são utilizados os cinco sentidos (olfato, paladar, visão, audição e tato) como um caminho para alcançar o objetivo e, dessa forma, fortalecer o negócio.

Para Kelfany Budel, CEO da Agência Majesto – especializada em marketing empresarial, o foco tem que ser macro, buscando usufruir todas as possibilidades que o sensorialismo tem a oferecer. “Quando falamos de marketing sensorial, não dá para pensar em só um sentido, tem que haver uma estratégia 360° mesmo. É olhar para cada um dos sentidos e pensar em como cada um pode ajudar a criar uma experiência marcante para o cliente”, explica.

Entre todos, a especialista destaca que a visão é a mais comum, muito pela facilidade em ser aplicada. “É o que a gente trabalha quando se pensa na identidade visual, nas cores, na iluminação e assim por diante”, afirma. No entanto, ela pontua que o olfato atinge bem mais o emocional dos clientes, gerando um impacto maior.

“É um dos sentidos que mexe com a nossa memória de um jeito muito forte, um campeão nesse quesito. Um exemplo foi um shopping em Curitiba, que colocou um aroma diferente em cada andar do estacionamento, junto com uma cor. Assim, as pessoas lembravam mais facilmente onde tinham parado o carro”, conta

Segundo Budel, o paladar é o sentido que dá o retorno mais rápido, mas alerta que “não é só sobre fazer degustação ou amostra grátis. É também saber despertar aquela vontade de experimentar que cada cliente possui, seja por foto, por cheiro ou até pelo nome do produto. O consumidor já prova, gosta e vai querer comprar”.

Há limites para os sentidos?

Apesar dos benefícios e inovações que o marketing sensorial pode trazer às marcas, a especialista alerta para que não haja exageros no uso da estratégia. Música com volume muito alto, cheiro muito forte ou visual poluído são casos que podem gerar um efeito contrário e afastar o cliente da loja, por exemplo. Ela ressalta que “alguns sentidos podem ser difíceis de serem aplicados dependendo do segmento, mas nenhum impede totalmente”.

Além do exagero, Budel também chama a atenção para outros exemplos que a ação pode “sair pela culatra” e gerar o resultado totalmente inverso do que o negócio esperava. Forçar um dos sentidos que não possui ligação com a marca é um dos principais casos, além da falta de consistência (como realizar a troca do aroma, de música e afins).

O futuro

Budel ainda elencou algumas tendências que as empresas podem aproveitar a partir do marketing sensorial, como a integração do físico ao digital, por exemplo. “Penso que o uso da tecnologia pode ser fundamental, como a realidade aumentada ou até aromas em ativações tecnológicas. Também vejo crescer a ideia de assinatura sensorial, ou seja, um cheiro, som ou textura original da marca”, projeta.

Tags: Kelfany Budel
Postagem anterior

Motorola ativa The Brilliant Collection Crystals by Swarovski no Shopping JK Iguatemi

Próximo Post

Low Fire Smokehouse promove ação especial para o Dia do Cachorro Quente

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues

Relacionado Posts

Comunicação Integrada

Com mais de 8 milhões de visitantes estrangeiros em 2025, Embratur lança a Campanha Recorde para mostrar o impacto real do turismo na vida dos brasileiros e na economia do país

por Redação
25 de novembro de 2025
Hotel Fairmont Rio de Janeiro é patrocinador da 9ª Regata CL Vela & BR Marinas
Comunicação Integrada

Hotel Fairmont Rio de Janeiro é patrocinador da 9ª Regata CL Vela & BR Marinas

por Redação
24 de novembro de 2025
Comunicação Integrada

Britânia transforma Air Fryer Oven em protagonista das maratonas de streaming

por Redação
24 de novembro de 2025
Comunicação Integrada

Agência WBP, a Melhor agência de marketing digital de São Caetano do Sul

por Redação
17 de novembro de 2025
O Boticário
Comunicação Integrada

O Boticário lança Central de Carrinhos Abandonados em campanha com descontos de até 70% na maior promoção do ano

por Redação
17 de novembro de 2025
Próximo Post
Low Fire Smokehouse - Cachorro Quente - Foto: Tomás Vélez

Low Fire Smokehouse promove ação especial para o Dia do Cachorro Quente

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Robertson Kieling é CIO e Head of Cybersecurity na SOU - foto: Ricardo Lage

    Black Friday acende alerta para ciberataques: especialista aponta riscos e recomendações para consumidores e empresas

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cadeiras de verão com assinatura artística: Outlet Premium lança coleção especial

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Beatriz Daniel

Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

3 de dezembro de 2025
Itsáry - Foto: Divulgação

Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor

3 de dezembro de 2025

Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

3 de dezembro de 2025
Verão #TonoRio

Núcleo da Ideia (NDI) é finalista na edição 2025 do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”

3 de dezembro de 2025
Dienithon Monteiro e equipe

Dienithon Monteiro: Tendências, Desafios e Oportunidades para o Setor de Jeans no Brasil

3 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Robertson Kieling é CIO e Head of Cybersecurity na SOU - foto: Ricardo Lage

Black Friday acende alerta para ciberataques: especialista aponta riscos e recomendações para consumidores e empresas

por Redação
26 de novembro de 2025
0

A Black Friday, tradicionalmente marcada por grandes ofertas e alto volume de vendas, também se tornou um dos períodos mais...

Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

por Redação
27 de novembro de 2025
0

A Acordo Fechado, startup especializada em mediação de conflitos por meio digital, conquistou uma vitória histórica e inédita no Ranking...

Executivo detalha como empresas podem se preparar para integrar práticas de ESG de forma estratégica, indo além do cumprimento de regras e gerando impacto real.

Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

por Redação
28 de novembro de 2025
0

A adoção de práticas ESG deixou de ser periférica e passou a fazer parte da estrutura operacional das empresas brasileiras....

Outlet Premium apresenta coleção exclusiva de cadeiras com estampas do artista Lito

Cadeiras de verão com assinatura artística: Outlet Premium lança coleção especial

por Redação
28 de novembro de 2025
0

O verão brasileiro inspira novas formas de viver a casa, a área externa e os momentos ao ar livre. E,...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Com mais de 8 milhões de visitantes estrangeiros em 2025, Embratur lança a Campanha Recorde para mostrar o impacto real do turismo na vida dos brasileiros e na economia do país

por Redação
25 de novembro de 2025
0

O Brasil vive um momento histórico. Em 2025, mais de 8 milhões de turistas estrangeiros já escolheram o país como...

Últimas postagens

  • Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades
  • Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor
  • Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.