Novas formas de empreender: fundadora de uma das maiores redes de cuidadores do Brasil é coautora em livro inédito

Izabelly Miranda, CEO da Cuidare Brasil, aborda sobre resiliência, motivações e vantagens de empreender, além de falar sobre sua trajetória no ramo

by Redação
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Capa do livro - Izabelly Miranda

O livro “O novo jeito de empreender”, que irá retratar sobre como inovar, prosperar e construir um legado que impacte gerações, será lançado nesta quinta-feira, 30/11, na Livraria da Travessa Shopping Villa Lobos, na Cidade de São Paulo (SP). Produzido pela Editora Gregory, a obra tem a proposta de expressar, por meio de autores que já estão inseridos no empreendedorismo, as experiências e as atuais maneiras de empreender de forma eficaz e competente.

Dentre os pensadores do livro, a coautora Izabelly Miranda, CEO e fundadora da Cuidare Brasil – uma das maiores redes de cuidadores do país, estabelece sua participação na leitura escrevendo um capítulo sobre como a capacidade de se adaptar às necessidades que surgirem enquanto ativo no empreendedorismo é importante para superar barreiras e desafios durante o processo. Miranda expõe ainda suas experiências e alguns relatos de sua carreira profissional, elencando os principais pontos pessoais que contribuíram para sua trajetória.

– Sempre fui consciente de que as dificuldades de montar um próprio negócio seriam muitas. Porém, nada nunca foi fácil em minha história. A vontade e a necessidade de me tornar alguém na vida sempre foram maiores do que quaisquer obstáculos. O medo de tentar, apesar de ser existente, nunca foi algo forte em mim; sempre acreditei que só saberemos se algo dará certo, após tentarmos – afirma.

Izabelly Miranda

Izabelly Miranda

Em 2013, a enfermeira quis sair do tradicional e inovar, adentrando-se no ramo dos negócios. Assim, fundou a Cuidare Brasil ao perceber a carência de pessoas capacitadas, treinadas e qualificadas para atuarem como cuidadoras de pessoas. Dessa forma, ela ganhou cada vez mais conhecimento para empreender e, com o passar dos anos, conquistou mais credibilidade e confiança, pontos que eram espécies de empecilhos em sua carreira, mas que logo foram superados, aumentando sua segurança no comando da empresa.

– Logo de cara, houve a minha primeira grande dificuldade: eu tinha uma aparência física de 18 anos de idade, fato que não transmitia a imagem necessária de credibilidade, responsabilidade e segurança no comando de uma empresa, principalmente, por ser um segmento que requer cuidados com pessoas. Não hesitei mais e decidi construir meu próprio negócio. Caso contrário, teria que trabalhar para outrem e construir projetos que não seriam os meus. Mas é primordial entender que sonhos não se tornam realidade só porque você os sonhou. É o esforço que cria mudanças – pontuou, abordando a necessidade da persistência em ir atrás do que mais deseja.

A força feminina nos negócios

A potiguar passou a incentivar ainda o público feminino a buscar seus sonhos, sem abdicar de determinação e vontade, sendo um dos focos de seu capítulo no livro, apontando para o crescimento de mulheres à frente dos negócios nos dias atuais, principalmente depois de anos em que o nicho esteve muito ligado aos homens, havendo uma quebra de paradigma, dessa forma.

– Após décadas em que o protagonismo nos negócios foi dominado por homens, as mulheres estão, cada vez mais, conquistando o seu espaço — embora com incontáveis desafios. O crescimento dessa participação traz diversos benefícios para o mercado, como o aumento de empregos, diversidade de negócios, novas soluções, muito mais vantagens e desenvolvimento dos negócios administrados por mulheres. É fato e notório: quanto mais as mulheres crescem, mais a sociedade e a economia atingem seus objetivos – explica a enfermeira.

Sua fala no capítulo é corroborada quando, segundo um estudo feito pela plataforma LinkedIn e descrito por Izabelly, o número de novas empreendedoras aumentou 41% durante a pandemia. Ou seja, de uns anos para cá, a adesão de mulheres ao empreendedorismo tem crescido cada vez mais, e a luta pelo espaço, consequentemente, conquistou ainda mais notoriedade e resultados.

Miranda ainda disserta um pouco mais acerca das mulheres que conciliam vida pessoal e profissional, sobretudo aquelas as quais possuem filhos e, com isso, necessitam se adaptar para realizar tarefas domésticas também. Tal fato levou 53% do público feminino do ramo a buscar horários de trabalho mais flexíveis, de acordo com dados da Rede Mulher Empreendedora (RME) e discorrido pela coautora do livro, inclusive, ao detalhar um pouco sobre esse ponto em sua própria carreira.

Dessa forma, o resultado de sua persistência no empreendedorismo deu frutos a ela: hoje, a Cuidare Brasil possui 70 unidades espalhadas pelo país, presentes em 20 estados e no Distrito Federal, sendo grande parte dessas franquias geridas por mulheres, apontando que a resiliência pode ser, sim, uma das almas do negócio.

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