A tradição das festas de fim de ano supera as dificuldades financeiras, por isso, esse período é tão significativo para todo o comércio. Segundo o presidente da ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), Fábio Queiróz, é quando se abre uma grande janela de oportunidade para o setor supermercadista.
“É o momento de encantar e fidelizar o cliente. O comportamento dos consumidores, com suas preferências, substituições e busca por promoções, ressalta a necessidade de um planejamento cuidadoso, que atenda tanto às exigências tradicionais quanto à demanda por preços acessíveis. Além disso, é crucial que os supermercadistas aproveitem as ferramentas digitais e as estratégias promocionais para fortalecer o relacionamento com o consumidor e garantir que suas ofertas cheguem ao público certo no momento certo”, destaca o executivo com mais de 20 anos de experiência no varejo.
Tanto o varejo quanto a indústria se mobilizam para aproveitar essas datas. A empresa brasileira Bauducco, que virou símbolo do panetone, investiu firme neste ano e espera vendas exponenciais do produto que ganhou novos sabores e tamanhos. A expectativa é aumentar em mais de 40% as vendas com panetones e chocotones com caldas de chocolate e caramelo.
A estratégia da empresa, segundo Eduardo Abritta, diretor de trade marketing, “é transformar a experiência do consumidor durante o período com ações que tornam a jornada de compra em uma experiência especial”. E acrescenta: atuamos com inovações no PDV para garantir a exposição ideal dos produtos em cada perfil de supermercado.
O Grupo Pão de Açúcar, grande parceiro da Bauducco, não economizou na exposição. A unidade Freeway, na Barra da Tijuca, apresenta renas temáticas amarelas recheadas de panetone que fazem sucesso com os clientes. Não há quem não pare para admirar a criatividade e acabe levando a iguaria disponível em vários tamanhos. Um sucesso!
Natal Prezunic
Outras grandes redes de varejo também aproveitam para maximizar a sazonalidade. O Natal Prezunic oferece uma série de atrações para os clientes neste fim de ano nas lojas físicas e por meio de seus canais digitais. Com a campanha “Na loja ou no clique, Natal é Prezunic”, a rede de supermercados carioca investe em apresentações musicais e visitas de Papai Noel em todas as unidades, games, interações nas redes sociais e na ação “Cartinhas de Natal”, pela qual clientes têm a chance de ganhar o presente solicitado ao escrever uma carta ao Bom Velhinho. Datas e horários das apresentações estão disponíveis no site Prezunic. Influenciadores também visitarão as unidades promovendo o Game Show, com brincadeiras e distribuição de brindes.
Nas lojas, uma caixa de correio customizada vai receber as cartinhas de Natal escritas pelos clientes, que contarão suas histórias e poderão pedir um presente ao Papai Noel. Cada unidade do Prezunic escolherá uma carta, que receberá o presente escolhido no valor de até R$ 100.
Clientes cadastrados no app Prezunic poderão participar de um game ajudando a Nic – influenciadora digital da rede – a pegar moedas e desbloquear a “Surpresa do Dia”, que pode ser uma oferta exclusiva ou cashback na Cencopay, a carteira digital da Cencosud.
Entre os produtos disponíveis neste ano, o Prezunic oferece dois tipos de ceia completa ou com pratos individuais que podem ser montados pelos clientes, além de variedades de pão a metro. As encomendas podem ser feitas pelo site até 18 de dezembro, com agendamento para retirada em loja ou entrega em domicílio nos dias 23 e 24.
Chegada do Papai Noel em Valença
Na região do Vale do Café, Papai Noel chegou mais cedo numa ação incrível do associado Casa do Arroz. No fim de semana, a cidade de Valença celebrou a chegada do Bom Velhinho e da mascote da rede, o Arrozinho.
Percorrendo o centro da cidade, a carreata trouxe alegria e momentos inesquecíveis aos moradores, passando por pontos emblemáticos como o Jardim de Cima, a Catedral, a Rua dos Mineiros e a rua onde está localizada nossa filial.
Ao chegar à loja, Papai Noel foi recebido com uma emocionante apresentação do projeto social Música Sem Fronteiras, composto por 16 talentosos musicistas patrocinados pela Casa do Arroz. Mais do que uma ação de marketing, essa iniciativa é um gesto de proximidade com a comunidade, alinhado à essência da rede: “da nossa casa para a sua”. A chegada do Papai Noel, combinada à parceria com o projeto Música Sem Fronteiras, transcende o comercial, criando uma experiência memorável para nossos clientes, suas famílias e as novas gerações.
Sobre a ASSERJ
Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.
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