Em meio ao processo crescente de descarbonização da economia e de transição energética, o interesse dos brasileiros por carros elétricos nunca foi tão grande como agora. Uma pesquisa iniciada pela agência Macfor, especializada em estratégias e soluções digitais, revela o aumento expressivo de 74% nas buscas online por veículos elétricos, em comparação com o mesmo período de 2023. Além disso, as buscas pelo termo tiveram um aumento de 59,7% em 2024. Esse movimento ocorre desde junho do ano passado, quando marcas chinesas como BYD e JAC ganharam relevância com modelos mais competitivos e acessíveis.
As buscas pela marca BYD aumentaram 141% no último ano. No último mês, foram mais de 2 milhões de consultas. Recém-chegada ao mercado brasileiro, a montadara chinesa já disputa com marcas tradicionais como Hyundai, Renault, Chevrolet e Fiat, que seguem dominando em 58% as buscas do setor.
Para Fabrício Macias, Co-CEO e Co-Fundador da Macfor, entender as tendências digitais das marcas é o primeiro passo para captar as novas preferências dos consumidores e seu interesse crescente por escolhas de consumo mais sustentáveis. “A presença digital fornece informações estratégicas sobre as necessidades reais dos consumidores, permitindo que o mercado responda de forma rápida, especialmente em áreas como a mobilidade, que hoje estão profundamente ligadas ao futuro ambiental do planeta”, afirma.
A relevância do avanço do interesse por veículos elétricos vai além do aspecto econômico. As ações para conter as mudanças climáticas e o acesso à energia limpa e renovável são dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. O Brasil é um dos 195 países signatários do Acordo de Paris. O tratado internacional, firmado em 2015, é o maior compromisso mundial para limitar a temperatura média global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.
A tecnologia desenvolvida para esse setor é fundamental para atingir esse objetivo. “A mobilidade elétrica vai além de uma escolha de produto; é um passo concreto para a mitigação de emissões e combate às mudanças climáticas”, afirma o Co-CEO da Macfor.
Reflexos nas redes sociais
Uma pesquisa da Macfor também aponta o reflexo nas redes sociais do interesse dos brasileiros por veículos elétricos. As menções relacionadas ao tema ultrapassaram a marca de 1.000 só no último mês. As interações, por sua vez, cresceram mais de 116%, e as respostas chegaram à marca de 47,7 mil.
“É um avanço que não seria possível sem uma atuação digital robusta e conectada, o que possibilita informar, engajar e transformar a visão do consumidor em relação à sustentabilidade”, diz Macias.
O estudo mostra que esse interesse apresenta diferenças dentro do país. Há uma clara regionalização das buscas online. Distrito Federal, São Paulo, Goiás e Santa Catarina concentram os maiores índices de procura para veículos elétricos
A pesquisa conclui que esse crescimento rápido, impulsionado por novas marcas estrangeiras, revela uma mudança gradual no mercado, mas ainda há desafios na transição para a mobilidade elétrica no Brasil. A análise dos dados reforça a percepção do mercado do aumento do interesse por veículos elétricos e da consolidação da mudança de mentalidade no consumidor brasileiro, agora dividida entre a escolha por veículos elétricos, híbridos ou tradicionais a combustão.