• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Quase 80% dos cariocas vão comemorar o Dia das Mães com refeição caseira em família, revela pesquisa ASSERJ 

Para 43,2% dos pesquisados, o almoço em casa deve reunir até dez pessoas e o prato principal será com carne para 55,1%

Redação por Redação
7 de maio de 2025
em Economia
0
Share on FacebookShare on Twitter

O Dia das Mães é reconhecido como uma das principais datas do varejo, ficando atrás apenas do Natal. Além dos presentes, tradicionalmente as famílias se reúnem para celebrar e homenagear suas mães. Segundo levantamento realizado pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), junto aos consumidores cariocas, cerca de 76,3% deles vão optar por reunir a família para um almoço de domingo com refeição caseira. Apenas 23,7% informaram não ter planejado nada nesse sentido.

Para os consumidores que estão nos preparativos do almoço especial deste ano, a mobilização das famílias da cidade do Rio deve ser grande. A pesquisa mostra que 43,2% dos cariocas vão reunir até dez pessoas em casa. Já para 41,7%, o encontro familiar vai juntar até cinco pessoas. Outros 15,2% informaram que devem receber mais de dez familiares no domingo das mães.

O estudo também mostra que o supermercado é a escolha principal para as compras do Dia das Mães para 76% dos moradores da cidade do Rio. Nesse sentido, os alimentos (carnes, frutas, legumes, etc.) lideram o ranking com 72,2% dos itens de compra. Seguido pelas bebidas (cerveja, vinho, sucos, refrigerantes, etc.) com 61,4%. Por fim, doces e sobremesas (44,7%) e presentes alimentícios, como uma cesta de café da manhã (15,4%).

“O Dia das Mães é a segunda data mais importante do varejo brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Essa movimentação de aumentar o estoque e o mix de produtos estimula o consumo e atrai o cliente até o supermercado para fazer suas compras, de ingredientes para uma celebração especial e até a escolha de um presente para suas mães. Para a data, a expectativa dos supermercados é de um aumento de 10% nas vendas”, afirmou Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.

Quando questionados sobre qual será a base principal do almoço do Dia das Mães, 55,1% dos pesquisados informaram que será com proteína de carne. Outros 32,3% disseram optar por massas e 12,8% afirmaram escolher peixe para a data. Com relação aos gastos com as compras para o almoço (carnes, bebidas etc.), 44,4% dos cariocas revelaram que pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 300. Para 26,8%, os valores gastos podem superar os R$ 300 e atingir até R$ 500. Já 10,9% dos consumidores informaram planejar um gasto superior aos R$ 500 para o almoço das mães.

A pesquisa também revelou que 42,9% dos cariocas vão realizar as compras dois ou três dias antes do domingo. Outros 34,1% confirmaram adquirir os produtos uma semana antes. Já 23% devem comprar no mesmo dia ou no dia anterior.

Sobre promoções e ofertas em supermercados para a data, os cariocas se revelaram atentos. 39,1% revelaram aproveitar sempre e 46% disseram utilizar às vezes. As formas preferenciais para realizar os pagamentos das compras de Dia das Mães serão: pix (23,7%), cartão de débito (23,5%), cartão de crédito parcelado (21,2%), cartão de crédito à vista (21%) e dinheiro (10%).

Presente do Dia das Mães 

No levantamento da ASSERJ, os moradores da cidade do Rio foram perguntados sobre os gastos com o presente de Dia das Mães. Para 40,7% dos pesquisados, o gasto deve ser de até R$ 150. Cerca de 27,8% do investimento será de até R$ 300. Para 17,9% o presente será uma lembrança de menos de R$ 50 e 13,6% afirmaram que devem gastar mais de R$ 300.

Os presentes preferidos devem ser, pela ordem: roupas e acessórios (29,3%), produtos de beleza e cuidados pessoais (19,7%), produtos eletrônicos (16,7%), flores (14,1%) e outros (10,1%). Perguntados sobre as opções de presente comercializado em supermercados que comprariam para suas mães, como, por exemplo, cesta de comida e flores, 57,1% disseram que pode ser uma opção.

ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

Mais informações: https://asserj.com.br/

Instagram: @asserjsupermercados 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/

Postagem anterior

Antiquário do Breganha: bar, restaurante e um mergulho afetivo ganha espaço no coração do Leblon

Próximo Post

Apracur aposta em legado familiar e apresenta Matheus Vargas como novo rosto da marca

Redação

Redação

Relacionado Posts

Vale a pena investir em Tesouro Selic?
Economia

Vale a pena investir em Tesouro Selic?

por Redação
12 de dezembro de 2025
Economia

FIDCs se destacam como alternativa estratégica no cenário de juros altos

por Redação
2 de dezembro de 2025
A importância da cerveja na economia global
Economia

A importância da cerveja na economia global

por Redação
5 de setembro de 2025
Varejo supermercadista segue batendo recordes de emprego! ASSERJ explica cenário
Economia

Varejo supermercadista segue batendo recordes de emprego! ASSERJ explica cenário

por Redação
2 de setembro de 2025
Taxas - Reprodução Freepik
Economia

Mudanças no IOF e novos impostos preocupam apostas, fintechs e setor cripto

por Redação
26 de junho de 2025
Próximo Post
Apracur aposta em legado familiar e apresenta Matheus Vargas como novo rosto da marca

Apracur aposta em legado familiar e apresenta Matheus Vargas como novo rosto da marca

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

    Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O presente de Natal do Boticário para o Rio

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Núcleo assume conta da Ypê para liderar ação de premiação aos colaboradores

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

12 de dezembro de 2025

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

12 de dezembro de 2025

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

12 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Desde 1945, o Almanaque Sadol faz parte do cotidiano dos brasileiros, atravessando gerações com sua presença marcante e conteúdo de qualidade....

Pamella Burgos

Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

por Redação
11 de dezembro de 2025
0

Em um mundo marcado pela hiperexposição midiática e pela dispersão da atenção, as marcas não competem apenas por visibilidade, mas...

O presente de Natal do Boticário para o Rio

O presente de Natal do Boticário para o Rio

por Redação
8 de dezembro de 2025
0

O Boticário tem um presentão de Natal esperando pelos cariocas na Lagoa. E não vai ser difícil de encontrar. A...

Caju Botafogo

Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Com a chegada das festas de fim de ano, bares e restaurantes do Rio preparam experiências exclusivas para quem deseja...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

por Redação
2 de dezembro de 2025
0

A metodologia de marketing de referência que há quatro décadas transforma conexões em oportunidades reais ganha mais força no Rio...

Últimas postagens

  • 2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
  • Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce
  • Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.