O mercado de franquias no Rio de Janeiro não para de crescer. No primeiro semestre de 2024, o setor registrou um aumento expressivo de 13,2%, com faturamento alcançando R$ 11,7 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Além disso, houve uma expansão de 7,8% no número de unidades e 7,6% no número de redes de franquias no estado.
Responsável por quase 10% de todo o resultado do franchising brasileiro, o Rio de Janeiro consolidou-se como o segundo maior mercado do setor no país. O estado concentra 9,48% de todas as unidades franqueadas em operação, segundo o último levantamento da ABF, que aponta um total de 193.151 unidades franqueadas no Brasil até julho de 2024.
Além do cenário promissor, o Rio oferece uma série de vantagens competitivas para quem deseja investir no setor. O estado combina alta densidade populacional, tradição em turismo e lazer, e um mercado consumidor em busca de inovação e qualidade.
Com esse mercado em alta, a expansão das franquias no Rio de Janeiro apresenta um caminho atrativo para empreendedores. A diversidade econômica da cidade, cria um ambiente propício para diferentes perfis de negócios.
Pensando nisso, listamos 9 franquias, com investimento a partir de R$6,9 mil para investir na cidade maravilhosa.
Uma franquia que chega ao Rio de Janeiro com a proposta de unir qualidade e acessibilidade em acessórios e produtos de beleza. Fundada por Aline Campos, atriz e influenciadora digital, a marca se destaca por oferecer um mix variado que inclui brincos, colares, bolsas e itens de skin care, com preços a partir de R$ 4,99. Com um modelo simples e rentável, a marca aposta no crescimento do mercado de beleza para atrair consumidores modernos e investidores interessados em um setor em expansão.
Investimento inicial total: a partir de R$ 249 mil (as primeiras 15 unidades terão o valor promocional de R$ 225 mil – Incluso estoque inicial, taxa de franquia, mobiliários e layout)
Faturamento médio mensal: R$ 125 mil
Prazo de retorno: 13 a 24 meses
Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca entrou para o mercado de franquias em 2020, contando hoje com mais de 250 unidades inauguradas.
Investimento inicial, incluindo taxa de franquia: a partir de R$ 38 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
Prazo de retorno: 6 a 15 meses
Considerada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como a maior franquia de esmalteria do mundo, a Unhas Cariocas preza pela proteção e biossegurança dos clientes, com colaboradoras treinadas para um atendimento padronizado, com rapidez e qualidade. Com a técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate sem comprometer o resultado, as unhas são feitas, em média, em 30 minutos.
Investimento inicial, incluindo taxa de franquia: a partir de R$115 mil
Faturamento médio mensal: R$80 mil
Prazo de retorno: 12 a 24 meses
A Escova Express é a rede de franquias referência no mercado de beleza, que usa os melhores métodos em escovas, penteados, maquiagens e design de sobrancelhas. Com atendimentos que dispensam agendamento prévio otimizando o tempo das mulheres que têm uma rotina corrida, mas que querem estar sempre arrumadas.
Investimento inicial, incluindo taxa de franquia: a partir de R$200 mil
Faturamento médio mensal: R$60mil a R$80 mil
Prazo de retorno: 18 meses
ATW Delivery Brands é uma das maiores holdings de franquias com modelos Dark Kitchen do Brasil. O grupo é pioneiro e especialista em desenvolver marcas e processos otimizados 100% focados no delivery. Dentre muitas marcas, a empresa mantém em seu portfólio a N1 Chicken, O Que Comer, Fernando?, a rede Brasileirinho Delivery e sua mais recente aquisição, o Zé Coxinha.
Investimento total inicial: R$299 mil (incluindo taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$240 mil
Prazo de retorno: 12 a 24 meses
Fundada em 2011 e tendo como um dos atrativos o seu baixo investimento inicial, a rede faz cerca de 700 mil diárias por ano e tem cadastradas mais de 9 mil diaristas ativas e preparadas para atender os clientes de forma prática, rápida e segura. Nesse ano, a rede conquistou a sua quarta chancela de excelência da ABF em reconhecimento à alta qualidade de seus serviços.
Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Prazo de retorno: 12 a 14 meses.
Fundada em 2016, Gabriel Alberti inaugurou o primeiro restaurante Itália no Box com um conceito claro: oferecer massas italianas de qualidade, em caixinhas, a preços acessíveis e repletas de afeto. O cardápio conta com mais de 30 opções, incluindo massas clássicas, pratos executivos, saladas e sobremesas, utilizando 40 toneladas de massa por ano.
Investimento inicial: R$ 120 mil (incluindo taxa de franquia),
Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
Prazo de retorno: 18 meses.
A Marketing Bag é uma franquia líder especializada em publicidade em saquinhos de pão. Sua estratégia inovadora, consistente em inserir materiais promocionais nas embalagens de pão, proporciona às empresas uma forma eficaz e acessível de alcançar o seu público-alvo. Através de uma rede em expansão de franqueados, a Marketing Bag segue revolucionando o setor publicitário no Brasil.
Investimento inicial total (inclusa taxa de franquia): R$ 6.990 mil
Faturamento médio mensal: R$ 14 mil
Prazo de retorno: de 1 a 4 meses.
Com mais de 56 anos no mercado, a Seguralta é a maior rede de franquias de seguros do Brasil, com mais de 1.800 unidades em operação nos modelos home office, basic e standard. Presente em todo o território nacional, a empresa conquistou a 3ª posição no ranking das 20 maiores micro franquias de 2024, pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Investimento inicial a partir de R$ 40 mil
Faturamento médio mensal: R$15 mil
Prazo de retorno: 7 a 12 meses