Rio: Rede Incluir lança curso totalmente gratuito de Auxiliar de Farmácia para PcD

by Redação
0 comment

O Instituto Rede Incluir, em parceria com a Faculdade Bezerra de Araújo, FAS Saúde e a Secretária Municipal da Pessoas com Deficiência, lançam o curso de auxiliar de farmácia para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS.

No fim de 2022, apenas 26% das pessoas com deficiência estavam empregadas, segundo a PNAD. Entre as pessoas sem deficiência, eram 60%. Para derrubar essa barreira, o Instituto Rede Incluir, uma organização sem fins lucrativos, vem tornar a caminhada em busca de oportunidades mais justa e garantir a inclusão da pessoa com deficiência no mercado formal através da qualificação profissional. O objetivo é fomentar a empregabilidade das pessoas com deficiência e ampliar o contato das empresas com esses profissionais qualificados.

As inscrições só serão válidas para o aluno participar após o candidato receber a confirmação da inscrição pela Rede Incluir. No primeiro momento, serão ofertadas 20 vagas. O ‘Curso Auxiliar de Farmácia, Drogarias e Farmácia Hospitalar’ tem duração de quatro meses com carga horária de 100 horas. A grade curricular traz, Anatomia e Fisiologia Humana, Microbiologia e Parasitologia, Patologia, Farmacologia, Farmacotécnica, Biossegurança, Psicologia, Marketing, Farmácia Hospitalar, Saúde Pública, Epidemiologia, Primeiros Socorros, Ética Profissional e Noções de Legislação Farmacêutica. O curso é totalmente presencial. O aluno terá aulas teóricas duas vezes na semana das 14 hs às 17hs de forma gratuita, na Faculdade Bezerra de Araújo.

A qualificação da pessoa com deficiência, faz parte do projeto da ‘Academia Inclusiva’ que tem o propósito de preparar as pessoas para atuarem com direito de oportunidade as vagas que são destinadas pela Lei de Cotas previsto no artigo 93 da Lei 8.213/91 que reserva legal para firmas com até 200 empregados é de 2%; de 201 a 500 (3%); 501 a 1.000 (4%); mais de 1.001 (5%).

O programa, além de oferecer capacitações, possibilita que os participantes possam fazer parte de futuros processos seletivos nas empresas que precisam contratar conforme disponibilidade de vagas, e em outras empresas, fomentando a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A inclusão socioeconômica da pessoa com deficiência possibilita o aumento da autoestima na geração de emprego e renda. A pessoas com deficiência traz uma variedade de habilidades, talentos, qualificações e habilidades para a empresa. Os funcionários com deficiência são produtivos.

Quando eles possuem as ferramentas de acessibilidades certas a sua disposição, são tão produtivas em qualquer trabalho, quanto um funcionário sem deficiência. Por causa dessa falta de reconhecimento e preconceito, muitos empregadores deixam de contratar esses profissionais, afirma Antoniel Bastos, presidente da Rede Incluir.

Para participar, basta realizar a inscrição no link https://forms.gle/v47KXbY5L67uVmbE8 de forma gratuita

Você pode gostar

Leave a Comment