Com os avanços das últimas décadas, a tecnologia deixou de ser algo de luxo e virou presença obrigatória nos lares brasileiros. É só pegarmos como exemplo o Brasil, que tem mais de 250 milhões de smartphones registrados – ou seja, tem mais celulares do que pessoas.
Outro dispositivo tecnológico presente quase que de forma unânime é a televisão, que hoje vai além dos canais abertos. As Smart TVs permitem que você assista a serviços de streaming e a vídeos no YouTube com um simples comando de voz, uma tecnologia que está a um voucher de desconto e a um clique no seu alcance.
No cuidado com o lar, a tecnologia também está ganhando cada vez mais espaço. Por exemplo, por meio de itens como máquina de lavar roupas e até mesmo robôs que fazem todo o serviço doméstico por você.
Deseja otimizar a sua rotina e reduzir o esforço nas atividades diárias? Então, confira algumas soluções tecnológicas acessíveis e fáceis de usar para facilitar o cuidado com a sua casa.
Assistente pessoal
Serviços como Alexa, Google Assistant e Siri já são uma mão na roda quando você precisa procurar algo no celular e não quer (ou não pode) digitar. Porém, os assistentes pessoais também evoluíram para além das telinhas pequenas e se tornaram dispositivos indispensáveis.
De fato, ter um assistente pessoal é o primeiro passo para automatizar a sua casa, pois ele funciona como um ponto central que conecta todos os seus dispositivos inteligentes. Você pode usá-los para escolher um programa em sua Smart TV, acender ou apagar as luzes e até mesmo fazer listas de compras e lembrar quando você tem que ir ao supermercado.
Luzes inteligentes
Por falar em luzes, sabia que a iluminação de uma casa pode representar um gasto bem alto? Mesmo que as lâmpadas modernas consumam menos energia, deixar as luzes ligadas em um cômodo vazio, por exemplo, pode acabar com todo esse benefício.
Se quer mesmo economizar, a melhor opção é adicionar lâmpadas inteligentes na sua casa. Com esse tipo de dispositivo, você pode pode ajustar a intensidade da luz de cada ambiente, deixando-os mais agradáveis, além de contribuir para evitar problemas de visão devido à forte intensidade da luz.
E a grande vantagem dessas lâmpadas é que você pode até programar horários para acender ou apagar. Assim, você pode ler na sala de estar e ir para o quarto dormir sem se preocupar com se esquecer de apagar a luz, pois ela desliga automaticamente. É a forma perfeita para economizar energia.
Robô aspirador
Se tem algo chato, é passar a vassoura na casa, convenhamos. Além de ser uma atividade demorada, o movimento da vassoura ainda pode espalhar pó em outros móveis, obrigando você a fazer ainda mais limpeza.
Não é à toa que, para muitas pessoas, o robô aspirador de pó é a melhor invenção tecnológica para a rotina de limpeza. Esses aparelhos possuem escovas que fazem a limpeza do chão de forma automática: você só precisa colocar o robô no chão, ligar, e pronto! Ele percorre a casa inteira limpando todos os cômodos.
Os robôs possuem sensores de obstáculos que os impedem de ficar presos a objetos, e alguns possuem até um pano ou uma esponja para fazer uma limpeza mais profunda na casa. Dependendo do tamanho do seu imóvel e do tipo de ambiente, não é preciso sequer passar o pano.
Fechaduras automáticas
Quem nunca saiu para viajar e, no meio do caminho, lembrou que tinha esquecido de trancar a porta dos fundos? Depender apenas das chaves pode dar a você muita dor de cabeça; e, para evitar isso, um dispositivo que não pode faltar em sua casa são as fechaduras automáticas.
Em primeiro lugar, essas fechaduras não são ativadas por chaves, mas sim por uma senha. Ou seja, você não precisa se preocupar em ter que trocar a fechadura inteira caso perca a chave. Além disso, é possível criar senhas diferentes para cada pessoa da família, aumentando ainda mais a segurança.
Alguns desses dispositivos ainda oferecem acesso temporário para amigos e familiares, ideal para visitas rápidas. E o melhor de tudo: você pode controlar a fechadura por smartphone e fechar ou trancar uma porta à distância caso se esqueça, seguindo, assim, a sua viagem tranquilamente, sem precisar voltar quilômetros.
Organização digital
Não é apenas a sua casa que precisa de uma faxina de vez em quando. Se você usa notebook ou smartphone para trabalho, já deve saber como esses dispositivos podem ficar cheios de “lixo digital”, arquivos de que você nem precisa mais.
Esse lixo digital pode trazer problemas e deixar o seu dispositivo mais lento, além de causar uma bagunça visual nos seus arquivos. Se você quer evitar esses problemas, a melhor forma é estruturar e gerenciar informações e dados em ambientes digitais por meio de serviços e aplicativos.
Uma das formas mais eficientes é salvar os seus arquivos em serviços de nuvem, como Google Drive e iCloud, para que eles não ocupem espaço na memória dos seus dispositivos. Você pode criar pastas, dividi-las por categorias e colocar marcadores de importância, separando os arquivos essenciais daqueles que você pode jogar fora depois que terminar de usá-los.