Empresas que enfrentam dificuldades para se organizar e oferecer um atendimento eficiente aos clientes podem solucionar esses problemas com um sistema de gestão voltado para essa finalidade
Já ouviu falar em CRM? A sigla se refere à Gestão de Relacionamento com o Cliente, um software que pode ser integrado ao WhatsApp para otimizar o contato entre empresas e consumidores.
Atualmente, 95% das empresas brasileiras utilizam o WhatsApp em suas estratégias de comunicação, segundo uma pesquisa divulgada pelo IDC. O aplicativo tem um amplo alcance, com 197 milhões de usuários no Brasil, de acordo com a Meta.
Apesar disso, muitas empresas ainda desconhecem essa tecnologia e acabam lidando com desafios que poderiam ser resolvidos. Por isso, vale a pena conhecer alguns sinais que indicam que um CRM pode ser a solução ideal.
CRM para WhatsApp pode impulsionar os negócios digitais
Com um CRM integrado à API do WhatsApp Business, versão do aplicativo voltada para empresas, é possível acessar recursos avançados para gerenciar interações com clientes.
Essa integração é útil, pois o WhatsApp, por si só, não possui uma interface robusta para gestão de contatos. O software permite reunir informações em um único painel e disponibiliza ferramentas como chatbots e transmissões automáticas.
Existem diversas opções de WhatsApp CRM no mercado, cada uma com funcionalidades específicas que podem atender diferentes tipos de negócios. Por isso, é importante avaliar as alternativas antes de fazer uma escolha.
Nos últimos anos, o uso de CRMs tem crescido de maneira considerável, chegando a registrar um aumento anual de 90%, de acordo com um relatório da RD Station.
Sinais de que uma empresa precisa de um CRM
A necessidade de um CRM geralmente surge quando a empresa enfrenta dificuldades organizacionais, seja no contato com os clientes ou na comunicação interna entre os funcionários.
Além de melhorar o relacionamento com consumidores, essa tecnologia traz outros benefícios, como o aumento da receita e a possibilidade de prever períodos de dificuldade.
Entre os sinais de que um CRM pode ser essencial para sua empresa, estão:
- Dados inconsistentes: sem um painel integrado, a utilização de múltiplos sistemas para armazenar e cadastrar informações pode levar a divergências e dificultar a gestão de dados.
- Perda de informações: a desorganização pode resultar na falta de dados essenciais, comprometendo a integridade das informações e causando prejuízos a longo prazo.
- Demora no atendimento: a lentidão para responder clientes pode gerar a perda de oportunidades de negócio, transmitindo a impressão de que a empresa não valoriza suas demandas. A automatização com CRM, incluindo chatbots, é uma solução eficiente.
- Falta de personalização no atendimento: o mercado atual exige experiências personalizadas, e isso só é possível por meio de ferramentas que analisam dados e oferecem soluções sob medida para cada cliente.
- Desorganização interna: problemas estruturais no ambiente corporativo podem ser otimizados com um CRM, facilitando tanto o atendimento ao cliente quanto a organização de dados e processos internos.
O consumidor moderno busca conveniência ao adquirir produtos e serviços. Por isso, integrar inovações tecnológicas ao seu negócio melhora a experiência do cliente, e ajuda a empresa a se manter competitiva e alinhada às demandas do mercado.