O início de um novo ano é motivo de celebração e planos, mas para muitos brasileiros também é motivo de preocupação financeira. Com os gastos de fim de ano acumulados, além das contas e impostos que chegam nas primeiras semanas de janeiro, como IPVA, IPTU, material escolar e outros gastos domésticos, muitas famílias já começam o ano endividadas ou vivendo com o orçamento comprometido.
Segundo a pesquisa elaborada pela Zoox Smart Data, oito em cada dez brasileiros entrevistados afirmaram acreditar que esses gastos de início de ano comprometem a renda do brasileiro. Quando perguntado qual seria o percentual da renda comprometido com esses gastos, 32,92% da população disse gastar até 50%, para 32,74% o gasto será de até 25% do saldo financeiro mensal. Um dado que merece atenção é o fato de 34,34% afirmarem não ter noção da quantidade de comprometimento da renda.
A pesquisa também aponta que 75,67% dos brasileiros consideram importante guardar parte do 13º salário ou do bônus de fim de ano, como forma de ajudar a quitar esses gastos de início de ano.
Um estudo feito pelo Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, mostrou que 73 milhões de brasileiros estão endividados, o que comprova que, além de não saber como organizar as contas, o brasileiro não possui uma educação financeira. O levantamento da Zoox mostra que 82,78% dos entrevistados acreditam que é importante saber lidar com o dinheiro.
Ainda conforme o próprio Serasa, 55% dos brasileiros devem desembolsar até R$ 4 mil reais para conseguir pagar os gastos de início de ano. Esse valor representa quase o triplo do salário mínimo de 2024, que era de R$ 1.412.
Em relação ao valor atual do IPVA e IPTU em seus respectivos estados e cidades, 78,01% alegaram considerar o custo elevado. Quando indagados sobre de que forma vão efetuar os pagamentos, 51,55% preferem pagar esses valores à vista na cota única, que muitas vezes traz desconto aos pagadores, enquanto 48,45% afirmaram que preferem pagar por meio de parcelamento.
Visando os gastos para 2026, 73,59% dos brasileiros afirmaram que pretendem economizar e criar uma reserva financeira ao longo de 2025 para os gastos do início do próximo ano.
A pesquisa da Zoox Smart Data foi realizada entre os dias 10 e 13 de janeiro e teve a participação de 25.484 pessoas.
Zoox Smart Data
Presente em 4 continentes e com clientes ativos em mais de 26 países – entre eles Brasil, EUA, México, Costa Rica, República Dominicana, Panamá, El Salvador, Portugal, Irlanda e Reino Unido– a Zoox é a mais completa solução de Dados e A.I da América Latina que digitaliza serviços, captura dados, enriquece e entende a experiência das pessoas em espaços físicos, respeitando a privacidade e gerando inteligência sobre os dados coletados. Com dez anos no mercado, a empresa se destaca com clientes em diferentes setores da economia: hotelaria, varejo, serviços, saúde e transportes, e soma em seu portfólio marcas como Nestlê, Fórmula 1, Grupo Trigo, Multiplan, Accor Hotels, Atlantica Hotels, Windsor Hoteis, Sheraton, Blue Tree, Rede Choice, Burger King, Posto Ipiranga, Havan, Aliansce Sonae, Companhia Athletica, Bodytech, RioGaleão, 1001, Embratel, Saphyr, Vezpa, Via Varejo, Shell, Pernambucanas, Algar, Claro, Rede D’Or São Luiz, Senac, Pizza Hut; contabilizando mais de 780 marcas que fazem uso das soluções e produtos da Zoox.
Site: https://zooxsmart.com/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/zoox-smart-data/
Instagram: https://www.instagram.com/zooxsmartdata