“Eu estava despretensiosamente assistindo ao vídeo de apresentação da casa nova da Anitta, quando, de repente, eu me deparo com dois pontinhos coloridos no sofá da área externa da casa dela. Eu tirei print, eu dei zoom, eu dei um berro!”, revela a artista plástica e comunicadora visual Laura Martins. A carioca de 28 anos conta que não tinha pistas de que a cantora seria uma possível consumidora de sua arte. “Quando crio não penso em tornar algo viral, a concepção de uma obra é algo único. Fazer parte dessa curadoria é muito especial porque como grande artista que é e com a personalidade que tem, Anitta pode ser um passaporte para despertar nas pessoas o interesse pelas artes plásticas, que é algo muito íntimo e exclusivo”.
Ela conta que as peças foram desenhadas em um projeto com a marca ‘Arquivo Contemporâneo’, onde foram exploradas figuras orgânicas e abstratas. “Me inspirei bastante em formas e cores da natureza. Algumas obras dessa série remetem ao pôr do sol, ao mar, a pedras. Utilizo bastante a combinação de tons de azul com cores mais quentes como o amarelo e laranja e muitos tons terrosos e verdes”, pontua a designer cujo o trabalho foi de encontro com as necessidades da cantora Anitta – que além de valorizar artistas brasileiros procurou criar um ambiente onde pudesse se reconectar com a natureza.

Laura tem relação com a pintura desde criança, mas foi em 2020 que a arte virou seu instrumento de trabalho. “Comecei a criar na pandemia para não enlouquecer nas condições em que estávamos vivendo. Era um mecanismo terapêutico”. A artista iniciou sua marca (Laura.m) ressignificando peças usadas; primeiro do próprio armário; depois passou a atender às amigas em um projeto intitulado ‘Roupa que Fala’.
Com o passar do tempo, o trabalhado com peças de roupa migrou para o vestuário da casa e o mundo da decoração ganhou espaço dentro das suas preferências: Pinturas em sofás, paredes, almofadas, murais… Com uma vertente que mescla vestuário, arquitetura e decoração, em 2023 participou da exposição Casa Cor e fez parcerias com diversas marcas. “Uma pessoa que conheci me colocou em contato com a arquiteta Paula Neder, que queria almofadas pro espaço que ela estava construindo na Casa Cor, então fiz um trabalho em parceria com a loja ‘Trama Casa’. Foi uma experiência incrível, me deu visibilidade no mercado e talvez tenha sido a virada de chave para eu começar a focar mais no mundo da decoração e me dedicar apenas às artes plásticas”, destaca Laura, que até então também trabalhava em agências como designer.
Atualmente Laura Martins tem seu ateliê em um coworking (Projeto Duna) e divide o espaço de trabalho com diversos artistas do cenário das artes, entre eles o fotógrafo Jorge Bispo. O espaço, localizado no bairro Jardim Botânico é aberto à visitação e no dia 16/08 receberá uma oficina de pintura em tecido com a artista.
Com a surpresa das suas obras na casa de Anitta, Laura brinca que adoraria ser surpreendida mais vezes dessa forma. “Quem sabe uma Fernanda Torres numa próxima?”.
Serviço:
Laura Martins
Marca: Laura.m
Ateliê Casa & Corpo
Evento: Oficina de Pintura
Data: 16 de agosto – Sábado
Horário: De 14h às 17h
Informações: @laura.matelie
















