O comércio conversacional com inteligência artificial (IA) impulsionou um aumento expressivo nas vendas do Dia dos Pais em 2025, alinhado com a projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que estima uma movimentação de R$ 9,51 bilhões no e-commerce — alta de 14,28% em relação a 2024, quando o setor registrou R$ 8,32 bilhões.
Além disso, a ABComm prevê cerca de 16,76 milhões de pedidos com ticket médio de R$ 567,50, acima dos R$ 521,29 registrados no ano anterior, o que indica que os consumidores estão comprando mais e investindo em presentes de maior valor. Esses números reforçam o papel estratégico das datas comemorativas para o comércio eletrônico e indicam que o Dia dos Pais continua sendo uma oportunidade-chave para lojistas ampliarem vendas e fidelizarem clientes.
A Gupshup, líder global em engajamento conversacional com IA, destaca que o uso de agentes de IA generativa vem revolucionando o atendimento ao cliente, oferecendo experiências personalizadas em larga escala, principalmente via aplicativos como o WhatsApp.
Segundo Bruno Montoro, diretor e head de negócios corporativos para a América Latina da Gupshup, há um número crescente de consumidores que preferem modos de comunicação conversacionais ao falar com empresas, enquanto a tecnologia disponível permite que as empresas atendam essa demanda de forma eficiente e personalizada.
Essa transformação já pode ser vista em ocasiões recentes como o Dia dos Pais, quando o comércio conversacional impulsionou as vendas ao oferecer serviços personalizados para presentes únicos e experiências diferenciadas.
Pesquisa realizada pela Gupshup em 2024 mostra que mais da metade (51,8%) dos consumidores brasileiros preferem usar aplicativos de mensagens para interagir com empresas — número que segue crescendo em 2025, à medida que agentes de IA evoluem para proporcionar interações mais fluidas e eficientes.
“Quando combinado com análise de dados, CRM e ferramentas de pagamento, o comércio baseado em chat é uma maneira poderosa de impulsionar as vendas por meio de conversões hiper personalizadas, porém altamente otimizadas”, explica Montoro.
Um estudo recente do Boston Consulting Group (BCG), em parceria com a Meta, constatou que mais de 80% das empresas brasileiras já utilizam canais de mensagens para se comunicar melhor com seus clientes. A Gupshup acredita que a crescente adoção de chatbots com IA generativa poderá transformar significativamente as vendas em datas de grande movimento, como Black Friday e Natal.
Empresas que utilizam os mais recentes chatbots de IA generativa, que trabalham com o contexto do consumidor em vez de árvores de decisão binárias, observaram aumento de até 38% nas taxas de conversão, segundo Montoro.
Além disso, agentes de IA já respondem por mais de 23% das vendas realizadas fora do horário comercial, mostrando capacidade de escalar em resposta a picos de demanda — vantagem fundamental para períodos intensos de consumo.
“Se a tendência observada nas vendas do Dia dos Pais continuar acelerando, as empresas podem esperar que datas futuras como Natal e Black Friday sejam ainda mais impactadas por essa revolução tecnológica”, conclui Montoro.















