A Faber-Castell, líder global em instrumentos de escrita e materiais de arte, acaba de anunciar sua parceria com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP-30, que começa em poucos dias na cidade de Belém, capital do Pará. Com o conceito “Toda mudança precisa de criatividade” “Faber-Castell, a parceira para escrever o futuro na COP-30”, a marca será a fornecedora dos instrumentos de escrita do evento, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a criatividade como impulsionadoras da transformação no mundo.
De 6 a 21 de novembro, todas as atenções estarão voltadas para o Brasil e suas contribuições para um futuro mais verde. Mais de 120 chefes de Estado, milhares de delegados, especialistas e 1.500 voluntários de todo o mundo estarão presentes no encontro e poderão contar com uma ampla variedade de produtos Faber-Castell – como canetas esferográficas e hidrográficas, marcadores, lapiseiras e EcoLápis grafite e de cor – para anotar e destacar todos os detalhes, escrevendo o futuro da sustentabilidade no mundo.
“Esta parceria é resultado direto de um compromisso que já faz parte de nossas operações. Através de nosso modelo de negócio, participamos ativamente do esforço global para a estabilização da concentração das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. Acreditamos que a criatividade se configura como uma ferramenta crucial na busca por soluções inovadoras para os complexos desafios socioambientais que assolam nosso planeta”, afirma Livia Friseira, Gerente de Sustentabilidade da Faber-Castell. “Ter nossos instrumentos utilizados por líderes mundiais em um evento tão importante sublinha nosso compromisso em escrever um futuro sustentável”, complementa.
A Faber-Castell tem uma longa história de compromisso com a sustentabilidade dentro do setor de instrumentos de escrita. Tudo começou com a decisão de orientar o seu processo de fabricação de lápis para um modelo de atuação consciente e sustentável, com um cuidado extra na escolha da matéria prima, garantindo que fosse obtida de uma fonte social e ambientalmente responsável. Desta decisão, partiu a escolha de sua principal matéria prima, a madeira de reflorestamento, em oposição a outras possíveis fontes disponíveis no mercado, como resinas plásticas (provenientes de fontes não renováveis, com alto grau de consumo energético intrínseco à sua utilização e com alto tempo de decomposição no meio ambiente).
A decisão em implantar seus próprios parques florestais em áreas degradadas localizadas no sudeste do Brasil, mais especificamente na cidade de Prata, em Minas Gerais, garantiu o fornecimento de matéria prima com a adição de ganhos ambientais para a companhia e para o planeta, como incrementos de fauna, flora, remoção dos gases de efeito estufa emitidos pelas atividades operacionais da companhia, mitigação de riscos socioambientais na cadeia de fornecimento, entre outros ganhos- em uma época em que esse tema ainda não era amplamente discutido.
Nossos mais de 8 mil hectares de florestas contribuem para a remoção média anual de 49.000 toneladas de gás carbônico equivalente (tCO2e) da atmosfera, além de promover o armazenamento (estoque) do carbono removido em nossos solos, devido a práticas de manejo de manejo sustentáveis. Em 2024, atingimos 1,18 milhões de tCO2e armazenado em nossos solos (dado divulgado em nosso Inventário de Carbono publicado no Registro Público de Emissões).
A manutenção dos parques florestais da Faber-Castell contribui diretamente para a preservação e potencialização da biodiversidade do cerrado. Os hectares dedicados ao plantio comercial de Pinus Caribea tornaram biótopos para categorias raras de plantas e animais, e hoje são o lar de mais de 722 espécies, tais como a arara, lobo-guará, o porco-espinho ou o papagaio-de-orelhas-brancas; dentre elas, 50 estão sob risco de extinção em outros lugares; O Programa passou de 172 espécies em 1992 para 722 em 2022.
- Destaque: Entre 2021 e 2024, com o total de 1,84 milhões de mudas plantadas, isso indica que os parques recebem um plantio médio de 460 mil mudas ao ano.
- Destaque: Em 2024, os parques florestais da Faber-Castell removeram da atmosfera -através do crescimento das árvores- 49.328 tCO2e Em adição, as atividades econômicas florestais da companhia proporcionaram um acúmulo de carbono no solo de 1,187,532 tCO2e.
- Destaque: Em 2025, reconhecimento do Programa Brasileiro GHG Protocol com Selo Ouro pelo Inventário de emissões de nossas operações;
- Em atuação contínua pela melhoria de sua agenda ESG, a Faber-Castell já alcançou mais de 95% de suas embalagens produzidas com papel cartão (com certificação FSC) e materiais de fontes renováveis ou com conteúdo reciclado em substituição a resinas plásticas convencionais de origem fóssil (anteriormente utilizadas nas embalagens), além de avanços significativos nos principais indicadores ambientais globais, com o uso de 87% de energia de fontes renováveis, redução de 28% em água residual, 25% em emissão de CO2, 7% no consumo de energia e 11% em embalagens plásticas, segundo seu último relatório de sustentabilidade.
- Signatários do Pacto Global das Nações Unidas;
Faber-Castell
Fundada em 1761, na Alemanha, a Faber-Castell é líder mundial na produção de EcoLápis – lápis fabricado a partir de madeira de reflorestamento. O Brasil, onde está presente desde 1930, representa a maior operação mundial da companhia, que mantém três fábricas locais e o equivalente a 11 mil campos de futebol de florestas cultivadas no país, que garantem matéria-prima para até 2 bilhões de lápis produzidos por ano. O que reforça a atuação transparente e sustentável da empresa nos aspectos social, ambiental e econômico.
Com produtos distribuídos em milhares de pontos de vendas do varejo no Brasil e exportação para mais de 20 países, a Faber-Castell Brasil se destaca pela combinação única da tradição e qualidade de seus produtos e serviços, que há décadas servem como ferramentas para despertar a criatividade na vida das pessoas. A empresa mantém um vasto portfólio de instrumentos de escrita escolares, artísticos e profissionais incluindo: EcoLápis de cor e grafite, canetinhas hidrográficas, canetas esferográficas, apontadores, borrachas, lapiseiras, kits criativos, além de uma linha de luxo.
Há 45 anos a divisão de Cosméticos da Faber-Castell é terceirista global na fabricação de maquiagem para olhos, lábios e face para marcas do mercado B2B, oferecendo produtos inovadores e sustentáveis com reconhecimentos dos principais clientes. Conta com 3 unidades produtivas, no Brasil, Alemanha e Estados Unidos.












