A Black Friday está chegando e promete condições especiais muito além do varejo. Neste ano, a data promocional será celebrada no dia 28 de novembro e algumas redes de franquias estão aproveitando também para aplicar descontos visando atrair novos licenciados. É o momento ideal para tirar do papel aquele sonho antigo de ter o próprio negócio. Um dos caminhos mais promissores para isso é o investimento em franquias, que oferece a segurança de um modelo de negócios comprovado e o suporte de uma marca já estabelecida.
“A Black Friday se tornou uma das datas mais esperadas do ano pelos clientes por conta das promoções e frete grátis oferecidos por muitos varejistas. Do mesmo modo, a data promocional é uma oportunidade para aqueles que querem empreender através de uma marca já consolidada no mercado, aproveitando descontos e promoções oferecidos a novos licenciados. No nosso caso, o desconto pode chegar até R$20 mil”, ressalta Igor Remigio, CEO e cofundador do aiqfome, maior aplicativo de delivery do interior e 2º maior do país.
Algumas redes de franquia estão com condições exclusivas durante todo o mês de novembro. Separamos algumas delas:
Mikro Market
A Mikro Market, rede de mercado autônomo, terá uma oferta especial para investidores neste mês. Em alusão a Black Friday, a marca estará com um desconto de R$ 5 mil na sua taxa de franquia para unidades ilimitadas, mas a condição é válida apenas para novembro. A rede se destaca por ter o maior faturamento médio no segmento de mercado de conveniência autônomo. Uma operação pode ser instalada em condomínios residenciais e empresariais, até mesmo em universidades, hotéis, hospitais, metrô e shoppings, sempre em formato sem funcionários. Com um modelo de negócios criado pra gerar praticidade e segurança a Mikro Market, fundada em 2021 estreou no segmento do franchising no fim de 2023 e já conta com cerca de 300 unidades. O seu modelo de negócio conta com um investimento inicial de R$ 60 mil e faturamento médio mensal de R$ 25 mil.
aiqfome
O aiqfome é um aplicativo de delivery que atua principalmente em cidades do interior. A rede opera com um modelo de baixo investimento, no qual o franqueado comercializa o aplicativo para os restaurantes da região. Foi o 1º app de delivery do Brasil, e atualmente o 2º maior do país, líder no interior, com 8 milhões de usuários e mais de 33 milhões de pedidos por ano. Desde 2020 integra a vertical food do Grupo Magalu. Período de implantação em até 2 meses.
Raio X:
Investimento inicial: no licenciamento padrão, o investimento para cidades até 20 mil habitantes: R$ 48 mil / até 40 mil habitantes: R$ 95 mil. Já durante a Black Friday, o investimento inicial fica a partir de R$25,1 mil para cidades até 10 mil habitantes, e a partir de R$ 220 mil para cidades de 80 a 150 mil habitantes.
Faturamento médio mensal: 20 mil habitantes: R$ 14 mil / até 40 mil habitantes: R$ 27 mil (o valor pode variar de acordo com a região)
- Previsão de retorno: 18 meses (o tempo pode variar de acordo com a região)
- Site: www.aiqfome.com
Peggô Market
A Peggô Market, rede de franquias de mercados autônomos, está com condições especiais para novos franqueados. Quem ingressar na rede com pagamento à vista recebe, sem custos adicionais, um combo exclusivo composto por 01 totem, 01 geladeira e 01 gôndola, estrutura completa para alavancar a operação. O diferencial da marca está em combinar baixo investimento e alta rentabilidade. Fundada em 2021, no Rio de Janeiro, pelos sócios Daniel Sant’Anna e Luciane Fassarella, a marca inaugurou sua 1ª unidade no Recreio dos Bandeirantes. Em apenas quatro anos, a rede expandiu para 17 estados chegando, atualmente, a marca de 350 franquias em operação em todo o Brasil. O faturamento médio mensal do seu modelo de negócio é de R$ 25 mil com previsão de retorno entre 8 e 12 meses.
- Investimento inicial: R$ 55 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
- Prazo de retorno: 8 a 12 meses
- Site: https://www.peggomarket.com.
br/
Corpo e Saúde
Durante todo o mês de novembro, a rede de academias Corpo e Saúde, está com 10% de desconto na taxa de franquia para novos franqueados, além da cortesia do projeto arquitetônico.
A Corpo e Saúde é uma rede de academias brasiliense que está no mercado há 27 anos e consolidou-se no mercado fitness pela combinação de preço competitivo e infraestrutura de alto padrão. Hoje, a marca soma 28 unidades em operação — sendo 26 próprias e 2 franqueadas no Distrito Federal, além da primeira unidade em Goiânia, que marcou a entrada no estado de Goiás. A sua proposta é democratizar o acesso à atividade física, com mensalidades acessíveis e estrutura de ponta.
- Investimento inicial: A partir de R$ 700M
- Retorno estimado: de 24 a 36 meses
- Faturamento médio: R$ R$ 2,7 milhões/ano
Vinho24h
Para a sua 1ª ação de Black Friday, a Vinho24h, rede pioneira em adegas autônomas para condomínios, oferece a cortesia do 1° estoque grátis, com direito a 60 rótulos selecionados, e parcelamento em até 20x do investimento inicial de R$ 32.900. Além do pacote inédito de benefícios, a marca ainda aposta no frete gratuito para a instalação da microfranquia pelas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Fundada em 2025, a Vinho24h opera 24 horas e 7 dias por semana, sem funcionários e em um modelo de negócio autônomo e home based. Cada adega comporta 90 garrafas, com mais de 15 rótulos de cinco nacionalidades, a um preço sugerido de R$ 49,90. A adega, que já conta com 90 franqueados, também dispõe de uma tela de LED para veiculação de anúncios de mídia paga. O franqueado atua como gestor, monitorando as vendas remotamente, captando anúncios e fomentando o clube no condomínio.
- Investimento inicial: R$ 32.900 mil
- Faturamento médio mensal: R$11.482 (6 vendas por dia + 5 anunciantes)
- Lucro Médio Mensal: R$10.885,00
- Prazo de retorno: até 14 meses
Santa Carga
Para a Black Friday, a Santa Carga, rede de totens de recarga de celular que oferece Wi-Fi marketing, aposta na isenção de 120 dias de royalties e parcelamento em até 20x da sua franquia de R$ 19.900. Na prática, o novo franqueado terá quatro meses de operação com 100% do lucro revertido para si, permitindo um retorno mais rápido do investimento inicial. Além disso, a rede ainda dispõe de frete gratuito para a instalação do totem de modelo SC40F pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Fundada em 2013, Santa Carga nasceu no Rio de Janeiro e hoje conta com 1000 unidades espalhadas pelo Brasil. O totem da marca conta com a capacidade de carregar até 14 dispositivos móveis, com um modelo de negócio autônomo, home based e sem funcionários. Nesse formato, o franqueado é dono de sua própria unidade (totem), tendo como responsabilidade localizar os pontos para instalação dos totens e captação e gerenciamento dos 40 anúncios que o aparelho comporta.
- Investimento inicial: R$19.900
- Faturamento médio mensal: R$8.316,00/mês
- Lucro Médio Mensal: R$7.940,10
- Prazo de retorno: a partir de 8 meses












