A Colortel, empresa com mais de 50 anos de história, está traçando uma nova rota estratégica marcada por crescimento acelerado, inovação em serviços e um completo reposicionamento de marca. Sob a gestão do novo CEO, Mateus Orsini, a companhia alcançou a marca de R$ 132 milhões de receita e agora anuncia um rebranding, passando a se chamar Vulp Air.
O rebranding vai além da mudança de nome. Trata-se de uma virada estratégica que reflete o novo posicionamento: a partir de agora, a Vulp Air se apresenta no mercado de soluções de climatização inteligente por assinatura, oferecendo ainda mais conveniência, eficiência energética e otimização de capital às empresas de diversos segmentos ao redor do Brasil.

A climatização por assinatura é uma forma de serviço em que as soluções podem ser contratadas a partir de uma mensalidade fixa. Comparado ao modelo tradicional existente no mercado, com incentivos perversos ao cliente – no qual quem instala não opera e quem opera vende peças – a Vulp Air é capaz de eliminar este conflito. Além disso, os benefícios gerados para as empresas são bastante relevantes: economia de custos, redução de dispêndio de caixa, aumento do nível de qualidade de serviço, equipamentos modernos, com manutenção adequada, certificação exigida, tecnologia e automação.
Segundo Marina Rossi, VP de Marketing, a Vulp Air é pioneira neste mercado. “Temos mais de 2.500 clientes e operação em todos os estados brasileiros. Somos a maior empresa da categoria. Nossa missão é desbravar a cultura da climatização por assinatura no país. São mais de 50 anos de experiência reunidos em um time de excelência – com conhecimento técnico, inteligência aplicada e profissionalismo. Da execução do básico até soluções tecnológicas que antecipam o futuro do setor”, afirma a executiva. “Estamos lidando com um negócio que tem forte potencial de expansão. Para chegar onde queremos, garantindo a abertura de novos mercados, precisamos ser assertivos. Nosso novo posicionamento espelha de forma clara e concisa este desafio: apenas climatização eficiente e sem complicação”, completa Marina.

A empresa sabe onde quer chegar. A meta da Vulp Air é ousada: ampliar a base atual de 105 mil equipamentos em operação em todos os estados do Brasil para 135 mil e expandir os negócios para outros ramos, além dos já relevantes para a empresa, como saúde, educação, indústria, varejo alimentar, bem-estar e hotelaria. “Cerca de 98% das verticais de negócios existentes no Brasil são nossos potenciais clientes”, reforça a VP de marketing.
A mudança de posicionamento foi desenhada pela consultoria de branding Marcas com Sal. O objetivo é traduzir a virada de chave da Vulp Air, alinhada ao propósito da companhia: simplificar a gestão da climatização nas empresas oferecendo conforto térmico com a máxima eficiência, em meio a um cenário de aquecimento global, depreciação acelerada dos equipamentos e gestão descentralizada e informal, que impacta diretamente no faturamento das empresas e na qualidade de vida das pessoas. A Vulp Air combina presença nacional e uma abordagem resolutiva para proporcionar o que cada cliente precisa, no ritmo dele.
As soluções integradas da empresa garantem economia de pelo menos 20% de aumento em eficiência energética, e até 50% quando combinadas com processos de automação tecnológica. Mais conforto, menos consumo. Mais controle, menos desperdício. “Entendemos as dores dos nossos clientes. O desafio deles também é o nosso — e isso não é discurso, é a base do nosso modelo de negócios. Sabemos que a operação prospera quando a nossa entrega está alinhada. Por isso, oferecemos um serviço que resolve, feito para durar. Cuidamos de tudo com um olhar inteligente e integrado, com planos personalizados que garantem cobertura total, sem compra de equipamentos e sem imprevistos. Quando algo não funciona todos perdem, inclusive nós. Por isso, usamos os melhores equipamentos, os melhores técnicos e o melhor plano de manutenção”, explica a executiva.
Nova identidade visual conecta tecnologia e precisão ao segmento de conforto térmico
A nomenclatura “Vulp” vem de vulpes, a raposa-do-ártico, animal que domina os extremos com agilidade, inteligência e adaptação. “Como fazemos com o conforto térmico das empresas… A gente observa, entende e age com precisão”, explica Marina Rossi.
A nova identidade visual reflete a inteligência e fluidez do serviço. A paleta de cores explora tonalidades de azul que reforçam a associação ao segmento de climatização e sensação de conforto. Ao mesmo tempo, as cores secundárias trazem energia e luminosidade. “A identidade de marca foi desenvolvida para ser percebida como tecnológica, segura, líder e eficiente. Todos os atributos que já fazem parte da nossa essência e agora são traduzidos na identidade visual. Tudo é pensado para facilitar, nunca para complicar”, ressalta a executiva.
O lançamento da nova marca acontecerá no dia 25 de junho e contempla um desdobramento estratégico em ativações de mídia on e off focadas em awareness, envolvendo anúncios em revistas executivas e de mercados segmentados, além do foco da divulgação em canais digitais. “Estamos apresentando uma assinatura nova de modelo de negócio e queremos de forma descomplicada e inteligente contar isso ao mercado B2B”, diz a VP de Marketing.
“A climatização não é mais tratada como luxo ou algo supérfluo, principalmente em tempos de aquecimento global. Com a Vulp Air, mostramos que conforto e eficiência podem — e devem — andar juntos. Estamos aqui para mudar a lógica do mercado: climatizar sem complicar, crescer sem desperdiçar”, finaliza.
Vulp Air
A Vulp Air é a empresa pioneira na oferta de climatização inteligente por assinatura. Com um modelo de negócios que entrega conveniência, eficiência energética e otimização de capital, a empresa disponibiliza soluções personalizadas de conforto térmico, do projeto à manutenção, visando simplificar a gestão da climatização. A partir de planos flexíveis para mais eficiência e previsibilidade da operação de seus clientes, suas soluções garantem economia de pelo menos 20% de aumento em eficiência energética, e até 50% quando combinadas com processos de automação tecnológica.
Sediada no Rio de Janeiro e distribuída em 9 filiais próprias, a companhia atende 2.500 clientes e gerencia mais de 130 mil equipamentos em operação em todos os estados do Brasil, com jornada de atendimento de 24×7 em qualquer região do país. A empresa atua nos ramos de Hotelaria, Educação, Saúde, Bem estar, Varejo Alimentar, Indústria e está expandindo sua operação para outras verticais de negócio.