A ação marca uma etapa estratégica de consolidação nacional da agência, reconhecida pela criação, produção e execução de projetos de grande escala nas áreas de turismo, cultura e comunicação empresarial, além da realização de eventos proprietários como o Festival Nossa Língua, iniciativa de intercâmbio entre países lusófonos por meio da arte e literatura
NDI também celebra 20 anos de atuação em live marketing e brand experience, construindo uma trajetória baseada na combinação entre criatividade autoral, gestão e governança, atributos reforçados pela certificação ISO 9001 e por premiações relevantes no setor
No tabuleiro do xadrez da economia criativa, nenhuma peça se move por acaso, e estratégia, ousadia, ineditismo, visão e foco são determinantes. A Núcleo da Ideia (NDI), agência carioca com 20 anos de atuação no live marketing e brand experience, inicia em 2026 um novo ciclo de expansão com a abertura de seu primeiro escritório em São Paulo. A ação marca uma etapa estratégica de consolidação nacional da empresa, reconhecida pela criação, produção e execução de diferentes projetos de grande escala – terceirizados e autorais – nas áreas de turismo, cultura e comunicação empresarial. A chegada na capital paulistana representa não apenas uma expansão geográfica, mas um passo estratégico para ampliar conexões com o mercado corporativo, fortalecer parcerias institucionais e posicionar a agência em um dos principais polos de negócios e comunicação da América Latina, mantendo o DNA criativo e a expertise construída no Rio de Janeiro, sob o comando dos sócios-diretores Flávio Bidoia e Luciane Araújo.
Com iniciativas em todo o Brasil e países como Reino Unido, Espanha, Portugal, Alem
Hoje, com um portfólio que ultrapassa 120 marcas, a NDI atua como um hub de criação na concepção, produção e realização de projetos proprietários na área da cultura, ativações de marca e comunicação empresarial. O trabalho contempla uma diversidade de segmentos – do turismo à literatura, da música ao audiovisual, do cinema à fotografia, passando pelo universo corporativo e institucional. Ideias são transformadas em experiências vivenciadas pelo público e as ações de marketing surgem integradas à narrativa construída em congressos, simpósios, feir
Reconhecimento nacional e internacional
Em duas décadas de trajetória amplamente reconhecida pelo mercado, a NDI conquistou a certificação ISO 9001, um dos mais importantes padrões internacionais de gestão e qualidade de serviços, e foi condecorada com premiações que destacam o ineditismo e potencial criativo nos diferentes projetos desenvolvidos, como o Prêmio Aberje, um dos mais prestigiados da comunicação corporativa no país; o AMPRO Globes Awards, considerado o “Oscar do live marketing”, que celebra os melhores cases de brand experience; e o Prêmio Caio, o mais relevante da indústria de eventos na América Latina – em 2025, se destacou pela grandiosidade da ação Verão #tônoRio 2025, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR-RJ).

Como tudo começou
Em 2005, a Núcleo da Ideia surgia como uma das primeiras agências digitais do país, assinando campanhas inovadoras para lançamentos de filmes e livros. Foi nesse contexto que deu seus primeiros passos rumo ao storytelling multiplataforma, quando o digital ainda engatinhava e o audiovisual começava a abrir novas possibilidades de criação. Nos anos seguintes, essa frente se tornou um dos principais pilares criativos da NDI, que ajudou a reinventar o jeito de lançar filmes no Brasil.
Nasceram campanhas para produções como Meu Nome Não é Johnny, A Febre do Rato, Quincas Berro D’Água, Maré, Nossa História de Amor, Os Normais 2, A Música Segundo Tom Jobim, Menos que Nada, Diva, Vingança e O Mineiro. Cada projeto explorou novas formas de engajamento, transformando o lançamento de filmes em experiências imersivas que extrapolavam a tela e colocavam o público no centro da narrativa.
Dez anos depois, veio a virada. “Ampliamos nosso negócio e deixamos de ser uma agência com foco em digital. Passamos a investir em novos projetos de ativação de marcas e eventos, desenhando integralmente tudo o que executamos. E, nesse movimento, criamos nossa própria plataforma de compras, o que nos permitiu atender marcas e empresas com mais eficiência e controle de operação”, relembra Flávio Bidoia, sócio-diretor da NDI.
A mudança também aprofundou o olhar autoral que marcaria os anos seguintes. “Passamos a investir em projetos culturais que colocam a arte no centro da comunicação. Foi um movimento natural, que nasceu da vontade de produzir com mais liberdade criativa e propósito”, completa Luciane Araújo, publicitária e sócia-fundadora.
Conteúdo de excelência que conecta marcas, arte e público
Com produções realizadas em Nova York, Lisboa, Miami, Berlim, L
Entre os projetos autorais, figuram entre as principais criações o Urbegrafia, que registra fotograficamente o Rio sob uma perspectiva urbana e afetiva, e Nossa Língua, idealizado por Luciane Araújo, que promove o intercâmbio cultural entre os nove países de língua portuguesa. A iniciativa deu origem a livros, exposições, documentários, entre outras produções audiovisuais, como NossaLíngua.DOC, selecionado para o Short Film Corner do Festival de Cannes, e Nossa Língua Mulheres, que reúne histórias de resistência de mulheres lusófonas contra a violência de gênero.
Em 2026, o Festival Nossa Língua ganha uma nova edição, ampliando o alcance do projeto ao reunir artistas, escritores e produtores culturais dos países falantes do português, com apoio da Lei Rouanet e parcerias institucionais nacionais e internacionais.
A NDI também cria projetos personalizados com o digital como eixo de engajamento. Um dos cases mais emblemáticos é a campanha #tônoRio, desenvolvida para o Governo do Estado do Rio de Janeiro, que reposicionou a marca RIO ao transformar o sentimento de pertencimento em uma poderosa linguagem de comunicação.
Entre outros projetos de relevância estão o Seminário Ancine: Mulheres no Audiovisual (2019), voltado à ampliação do debate sobre a presença feminina no setor; a cobertura oficial do Ler – Festival do Leitor; e as participações em feiras internacionais de mais de cinco países como WTM Latin America, FIT Buenos Aires e ITB Berlim, com estandes e experiências desenvolvidas para PromPerú e SETUR-RJ.
“Nosso grande diferencial está no handmade, fazemos tudo desde o começo, acompanhando cada processo com estratégia e precisão. Além disso, olhamos a produção por um viés criativo que traga algo realmente novo. O conceito criativo faz parte do DNA da agência. E fazemos tudo com compliance, outro diferencial nosso”, afirma Flávio Bidoia.
“Buscamos conectar ideias, marcas e pessoas. Esse espírito de coletividade move a NDI. Valorizamos a diversidade, o afeto e a construção coletiva como pilares para criar experiências significativas. Acreditamos que comunicar é, antes de tudo, criar pontes entre ideias”, complementa Luciane Araújo.









