São Paulo, abril de 2025 – Desde 2013, quando o programa de intraempreendedorismo da Dexco – Imagine – foi implementado, o ano de 2024 foi o que registrou a maior taxa de engajamento: 24% dos colaboradores, ou seja, mais de 2,4 mil pessoas cadastraram mais de 6 mil ideias para um único desafio – o de simplificação de processos, buscando melhoria de eficiência e incremento operacional. No total, contando todos os desafios propostos para 2024, dentro das categorias “Melhorias, Radical e Disruptiva”, mais de 11 mil ideias foram cadastradas, e mais de 1,4 mil ideias implementadas, gerando R$ 52 milhões de retorno anual para a companhia.
O programa Imagine, que estimula a inovação entre os colaboradores, vem sendo constantemente usado pela Dexco não apenas para coletar ideias diversas dos funcionários, mas para lançar desafios que as equipes possam resolver em áreas específicas. Em 2024, o principal foco foi o desafio de simplificação, direcionado para os negócios Louças e Metais, Madeira e Corporativo.
Para se ter uma ideia, somente na divisão Madeira, as três ideias vencedoras geraram retorno anual de R$ 13 milhões para a companhia, entre projetos de simplificação e produtividade. Já as TOP 3 ideias implementadas em 2024 geraram retorno anual de R$ 18,7 milhões.
Em 2023, a taxa de engajamento para o desafio de inovabilidade foi de 12%. Em 2022, 21% dos colaboradores da companhia inscreveram ideias para melhoria de processos. Em 2021, 12% dos funcionários sugeriram ideias para melhoria de produtividade dentro da empresa e, em 2020, o desafio de redução de custos teve a adesão de 6% da companhia.
“A simplificação de processos se tornou uma prioridade estratégica para a Dexco. O programa Imagine demonstra como a inovação pode ser aplicada de forma prática, engajando nossos colaboradores para resolver desafios reais. Simplificar não apenas melhora a eficiência e reduz custos, mas também nos prepara para responder rapidamente às mudanças do mercado e sustentar nossa competitividade no longo prazo. Esse foco será cada vez mais importante à medida que buscamos combinar inovação com agilidade para atender às demandas dos nossos clientes e parceiros”, diz Raul Guaragna, VP da divisão Metais, Louças e Revestimentos da Dexco.
Segundo a empresa, os desafios atuais do programa Imagine são: melhorar o engajamento dos colaboradores, aumentar a diversidade de ideias, buscando sugestões mais disruptivas e indo além das propostas de melhoria, tentar criar canais alternativos de cadastro de ideias que possam facilitar a participação de mais colaboradores, diminuir o alto volume de ideias que ficam aguardando qualificação e diminuir o tempo de fila de execução de uma ideia que foi aprovada, ou seja, agilizar o processo para que o proponente estime prazo de execução e implemente a ideia.
Para isso, a empresa tem investido em soluções combinadas de chatbot com Inteligência Artificial que podem ser utilizadas em plataformas como Microsoft Teams, SharePoint, WhatsApp, e em vários outros canais. O Chatbot do Imagine foi batizado de Jeannie pela Dexco. A empresa usa também outras ferramentas, banco de dados, e outras APIs de modelos de inteligência artificial que permitem a integração com os próprios aplicativos, produtos ou fluxos de trabalho da Dexco.
Segundo Daniel Franco, diretor de TI e Growth da Dexco, a robô Jeannie ainda está em fase de piloto, mas a empresa tem conseguido customizá-la e alimentá-la com documentos e dados. Ela já consegue analisar e qualificar as ideias de acordo com critérios de avaliação como: repetitividade, propensão a erros, complexidade, valor agregado e necessidade de criatividade humana. A ferramenta também está sendo aprimorada para estimar retorno financeiro, validar ideias concluídas, buscar ideias dentro da plataforma e criar relatórios.
“O objetivo é que nos próximos anos a Jeannie possa apoiar no cadastro e escrita de ideias, inclusive por texto e voz, viabilizar o cadastro de ideias por outros canais (Teams / WhatsApp), apoiar a análise de evidências de ideias implementadas e estimar retornos mais precisos com base em ideias semelhantes”, afirma Daniel Franco.
Tudo isso para atingir o grande objetivo de melhorar a taxa de engajamento geral dos colaboradores da companhia. “Ainda temos muita gente, nas diversas áreas da empresa, do chão de fábrica à gestão, que não sabe como participar. O engajamento é importante porque ele garante a execução da fórmula do programa de ponta a ponta”, explica Franco.
O engajamento de usuários que se mantêm ativos com mais de uma ideia por ano é de cerca de 4% anualmente e a empresa quer atingir 20% nos próximos anos. “Muitos participam uma única vez, e depois não participam mais. Queremos ter cada vez menos quebras do ciclo virtuoso por falta de eficiência em determinadas partes do processo”, finaliza.
Segundo ele, com a IA, a empresa quer ter escala de execução de atividades que humanamente não seria possível. Por exemplo, uma análise minuciosa de ideias com um nível de similaridade grande. “Com a Jeannie queremos aumentar e, por que não, duplicar o número de ideias qualificadas, bem escritas, no programa. Queremos ajudar, por exemplo, um colaborador que está no campo, às vezes pouco alfabetizado, a escrever sua ideia por meio do WhatsApp, democratizando o uso da plataforma. Nós queremos ouvir a voz das pessoas. Além de facilitar a execução dessas ideias e, por fim, analisar os resultados das ideias implementadas em larga escala”.
Colaboradores com ideias que gerem retorno financeiro, seja em novas receitas ou economia, ganham uma recompensa financeira. As ideias são pontuadas a partir de uma régua de pontos atrelada ao ROI [retorno sobre investimentos], e o colaborador pode ser bonificado em até 20 mil pontos, que são revertidos em até R$ 20 mil a serem trocados em lojas parceiras.