A sua casa provavelmente é repleta de eletrodomésticos que estão conectados à rede elétrica. Apesar da comodidade que eles oferecem na rotina, também são fontes de alguns riscos, uma vez que o uso indevido ou o descuido pode levar o usuário a sofrer um choque elétrico.
Para aumentar a segurança, avaliar aspectos como o sistema de ventilação e o tipo de instalação exigida, antes da compra, pode ajudar a evitar sobrecargas e acidentes. Ao escolher entre modelos de forno ou geladeira, por exemplo, consultar as especificações técnicas pode ajudar a garantir a instalação correta e o uso mais seguro.
Em ambientes menores, como apartamentos, essas precauções são ainda mais importantes, já que o espaço reduzido pode ser um empecilho para encontrar a opção mais segura. Abaixo, confira mais alguns cuidados básicos para garantir o bom funcionamento dos equipamentos e proteger seu lar.
Atente-se ao posicionamento e à ventilação dos eletrodomésticos
Aproveitar bem o espaço é algo fundamental em espaços compactos. Saber posicionar eletrodomésticos e móveis garante o bom fluxo de passagem para as pessoas, sem atrapalhar as atividades do dia a dia. Além disso, esse posicionamento facilita a organização, ajudando a manter a casa mais fácil de gerir.
No entanto, muita gente não se dá conta que isso também é importante quando o assunto é segurança. Por exemplo, a geladeira é um item que precisa ter um espaço vago atrás para que sua ventilação aconteça sem problemas. Se ela ficar colada na parede, seu funcionamento será afetado negativamente, de modo que, além das suas peças poderem estragar, ainda há o risco do usuário tomar um choque ao manuseá-la.
Ou seja, é preciso pensar bem onde posicionar itens como fogão, micro-ondas, geladeira e máquina de lavar, encontrando sempre o local adequado e seguro para eles. Nessa avaliação, não deixe de considerar os fios das tomadas também. Afinal, é um risco encostá-los em superfícies quentes ou passar por debaixo dos tapetes, já que pode ocasionar incêndios.
Evite a sobrecarga elétrica
Em ambientes compactos, a disposição de tomadas, naturalmente, é inferior aos espaços maiores. Para contornar isso, muitas pessoas recorrem ao uso de extensões e Ts (benjamins), que permitem a conexão de diversos aparelhos em uma única tomada.
Se, por um lado, isso oferece comodidade, é uma escolha que também envolve riscos. A concentração de diversos eletrodomésticos em uma única tomada ou ponto pode causar a sobrecarga, algo que pode eletrocutar os usuários ou até mesmo danificar os aparelhos.
Para evitar esses problemas, é recomendado cautela. Distribua os aparelhos pelas tomadas da casa, evitando a concentração de mais de dois em um único ponto. E, claro, certifique-se sempre de que a tensão do seu eletrodoméstico é compatível com a rede que alimenta a sua casa, caso ele não seja bivolt.
Esteja atento ao risco de choques elétricos
Uma recomendação geral é sempre estar atento aos cenários que podem causar choques elétricos, riscos que existem independentemente do tamanho do ambiente. Por exemplo, quando faz um misto quente na sanduicheira, já pensou em pegá-lo com garfo ou faca? É uma atitude mundana e aparentemente sem riscos, mas se o aparelho ainda estiver ligado na tomada, o contato do metal do talher pode causar choque no usuário.
Outra situação de risco é o uso de aparelhos eletrônicos ou elétricos dentro do banheiro. De modo geral, isso deve ser evitado ao máximo. O banheiro é um ambiente mais úmido que os demais, sobretudo por causa do vapor da água emitido durante o banho. Esse mesmo vapor pode danificar os aparelhos e causar choques se não forem tomados os devidos cuidados. No máximo, restrinja o uso a itens como secadores e barbeadores a pilha, mas evite ao máximo os demais, sobretudo se for necessário conectá-los à tomada.















