Eletroestimuladores: do TikTok aos perigos subestimados

Especialistas comentam sobre os benefícios dos produtos, mas alertam que não são brincadeira

by Redação
0 comment

Nas últimas semanas, uma nova tendência tem tomado conta do TikTok, envolvendo o uso de eletroestimuladores, em um desafio peculiar. A “moda” consiste em tentar beber um copo d’água enquanto o dispositivo está em uso, prometendo um desafio divertido. No entanto, por trás da aparente diversão, especialistas alertam para os riscos associados a essa prática.

O empresário Renato Carvalho, CEO do Grupo Relaxmedic, uma das maiores companhias de importação de produtos de saúde e bem estar do país, expressou sua preocupação com a disseminação indiscriminada dessa tendência no Tik Tok. Em suas palavras: “usar para esses desafios é não compreender os riscos envolvidos ao combiná-lo com água e, principalmente por muitas vezes usarem eletroestimuladores que não são regulamentados pela Anvisa e Inmetro. Agora, mais do que nunca, é urgente conscientizar sobre os perigos dessa brincadeira.”

A gerente de Marketing do grupo, Camila Luizzi, ressaltou que, embora compreenda a diversão e a repercussão viral que as mídias sociais podem gerar associada à movimentação muscular involuntária proporcionada pelo eletroestimulador, é importante ter cuidado e precaução. Ela alerta sobre o contato com a água e a necessidade de compreender os limites do uso do produto.

A fisioterapeuta Ana Cristina de Souza, falou sobre a importância de utilizar produtos certificados e diz que o Fisio Tens Control, o eletroestimulador da Relaxmedic, por exemplo, é eficiente no alívio da dor, serve para o fortalecimento muscular. Contudo, ela enfatizou a importância de seguir as orientações de uso correto do produto, aliadas as orientações médicas.
Renato Carvalho destacou que produtos não certificados pelos órgãos regulatórios brasileiros representam riscos à saúde do consumidor, comprometem a usabilidade e não possuem garantia, alertando para a importância de seguir normas e obter licenças necessárias.

O Fisio Tens Control, da Relaxmedic, citado pela fisioterapeuta, é um dispositivo projetado para alívio da dor e estimulação muscular, com certificação do Inmetro e Anvisa, e oferece segurança porque foi regulamentado por todas as normas vigentes. Sua versatilidade e praticidade, com controle remoto, 15 níveis de intensidade e bateria recarregável via USB, o tornam uma opção para diversas condições, desde dores crônicas, dores agudas e até resistência muscular.

“Essa abordagem não invasiva e não tóxica, sem efeitos colaterais, torna o dispositivo eficaz para praticantes de esportes, pessoas com dores crônicas (como fibromialgia, hérnia de disco, lombalgia, entre outras) e aqueles que buscam alívio sem o uso de medicamentos, como as cólicas”, afirma a fisioterapeuta. Além disso, o Fisio Tens oferece benefícios como analgesia, resistência muscular e simulação da terapia de acupuntura. “É preocupante ver um aparelho tão poderoso, virando brincadeira no TIK TOK”, ressalta Ana.

Em meio ao fascínio do TikTok, a mensagem principal não é clara. Os eletroestimuladores têm inúmeros benefícios para a saúde e é para isso que devem ser usados. “Então, além do risco de serem usados sem regulamentação, as pessoas não sabem que tipo de corrente elétrica está passando pelo corpo e o que pode causar na saúde delas”, alerta Luizzi.

Você pode gostar

Leave a Comment