IAB recebe moção de reconhecimento da Câmara do Rio de Janeiro por sua atuação na defesa da democracia

by Redação
0 comment

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi agraciado, nesta sexta-feira (11/8), com Moção de Louvor e Reconhecimento oferecida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro em reconhecimento ao trabalho de excelência da entidade na defesa da democracia. Ao receber a homenagem, que também foi destinada a outras instituições do Direito, o presidente nacional do IAB, Sydney Limeira Sanches, destacou a importância do trabalho dos advogados na garantia dos direitos fundamentais e da liberdade durante a crise política dos últimos anos: “Foi, na verdade, uma verificação de que não pode haver frouxidão na defesa da democracia, e as instituições aqui presentes, sempre necessárias, vêm para defender o País, a sociedade brasileira, a cidadania e a nossa estabilidade constitucional”.

A moção foi oferecida pela vereadora Luciana Boiteux (Psol), que também é advogada. Durante seu discurso, ela reconheceu a luta constante das entidades jurídicas pela garantia da justiça, dos direitos humanos e no combate ao racismo. Ao entregar a homenagem destinada ao IAB, Boiteux afirmou que pretende se associar à instituição mais antiga das Américas, que completou 180 anos na última segunda-feira (7/8). “É uma entidade reconhecida como verdadeira guardiã do Direito e das instituições democráticas e é uma academia da advocacia. Nesse sentido, não está só na história, mas é até hoje extremamente atuante nas pautas mais complexas, nas críticas ao Direito e na elaboração de pareceres”, afirmou a vereadora.

A homenagem, entregue na data em que é celebrado o Dia do Advogado, também foi destinada às comissões de Prerrogativas e de Direitos Humanos e Assistência Jurídica da OAB/RJ, à Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), à Associação de Advogadas e Advogados Públicos para a Democracia; à Associação Brasileira de Juristas Pela Democracia (ABJD); à Associação Juízas e Juízes para a Democracia (AJD-RJ); aos coletivos Coletes Rosas, Mulheres Defensoras Públicas do Brasil, Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia, à Frente Estadual pelo Desencarceramento, entre outras entidades.

Você pode gostar

Leave a Comment