• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
  • Opinião
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
  • Opinião
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Intenção de compra da famílias tem alta de 0,2% em janeiro

Agência Brasil por Agência Brasil
30 de janeiro de 2025
em Empresas / Negócios
0
Intenção de compra da famílias tem alta de 0,2% em janeiro

© Valter Campanato/Agência Brasil

Share on FacebookShare on Twitter

O índice que mede a intenção de compra das famílias (ICF) teve alta de 0,2% em janeiro, chegando a 104,9 pontos. Apesar de seguir a tendência de alta observada em dezembro de 2024, o indicador apresentou uma queda de 0,9% em relação a janeiro de 2024. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (30) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O ICF é um indicador que mede o potencial das vendas do comércio, apurado mensalmente pela CNC. Os resultados medem o grau de satisfação e insatisfação dos consumidores. Quando o índice, que vai até 200 pontos, está abaixo de 100 pontos, indica insatisfação. Já quando está acima de 100 pontos, é um indicativo de satisfação.

A pontuação observada em janeiro, portanto, indica satisfação. De acordo com a CNC, apesar do desafio no momento atual, consumidores se mostram confiantes no futuro.

Segundo a Confederação, as famílias de maior renda e as mulheres foram mais cautelosas em consumir. As famílias que ganham acima de 10 salários mínimos (o equivalente a R$ 15.180) apresentaram retração de 0,2% em janeiro em relação a dezembro de 2024. Já as de menor renda avançaram 0,3%.

Na comparação anual, entre as mulheres, a intenção de consumo caiu 1,4% na comparação entre janeiro de 2025 com janeiro de 2024. Entre os homens, essa queda foi de 0,4%. Os motivos, de acordo com a CNC, são as restrições do acesso ao crédito e as perspectivas profissionais.

Acesso ao crédito

A ICF é calculada com base em questionário aplicado a 18 mil brasileiros e analisa sete indicadores que refletem a satisfação do consumidor. A maioria dos componentes registrou alta, com exceção dos indicadores que medem a satisfação das pessoas em relação ao Emprego Atual, à Renda Atual e ao Acesso ao Crédito, sendo este último o que apresentou maior redução, de 0,8%.

Na análise da CNC, o acesso ao crédito continua sendo um ponto sensível. “O aumento dos juros impacta o consumo, por causa da importância do crédito para o aquecimento do comércio”, destaca o economista da CNC João Marcelo Costa.

Já o indicador que apura a satisfação dos consumidores em relação ao Momento para o Consumo de Bens Duráveis avançou 1%. O indicador, no entanto, está em 72,4 pontos, o que indica ainda insatisfação, apesar do crescimento em relação a dezembro.

Mercado de trabalho

Apesar de registrar uma queda de 0,3%, o Emprego Atual permanece como o subindicador mais bem avaliado da ICF, com 126,3 pontos, demonstrando que os consumidores estão confiantes no mercado de trabalho.

O indicador de Perspectiva Profissional para os próximos meses segue em alta, tendo um acréscimo de 0,3% em janeiro, o que, de acordo com a CNC, demonstra esperança das famílias em melhores condições econômicas. Esse indicador chegou a 114,2 pontos.

Comparando janeiro de 2025 com janeiro de 2024, o indicador de Perspectiva Profissional teve uma queda este ano de 2,9%. Consideradas apenas as mulheres, a queda foi ainda maior, de 4,1%, contra a de 2% dos homens. Evidenciando, de acordo com Costa, que historicamente, as mulheres enfrentam desafios adicionais, o que pode intensificar a cautela diante de um cenário econômico mais desafiador.

Além disso, segundo o economista, boa parte das famílias brasileiras têm as mulheres como principais provedoras, sendo “natural que elas adotem uma postura mais prudente”, diz análise da CNC. 

 

 

Postagem anterior

O Tráfego pago requer boa estratégia para obter resultados.

Próximo Post

Porto da Barra, em Búzios, inaugura Fini e Ótica Chilli Beans

Agência Brasil

Agência Brasil

Relacionado Posts

Menos espirros e mais amor: no Dia Mundial da Alergia, Petlove e Allegra se unem para mostrar que a alergia a pelos não precisa ser motivo de abrir mão do pet
Empresas / Negócios

Menos espirros e mais amor: no Dia Mundial da Alergia, Petlove e Allegra se unem para mostrar que a alergia a pelos não precisa ser motivo de abrir mão do pet

por Redação
8 de julho de 2025
Nina Leonel e Samara Audibert - Sculpt
Empresas / Negócios

Sculpt promoveu workshop exclusivo com foco em estratégias comerciais e de marketing para a indústria

por Redação
8 de julho de 2025
Gramado
Empresas / Negócios

DeÔnibus garante transporte prático para roteiros imperdíveis pelos principais parques e destinos de férias do Brasil

por Redação
8 de julho de 2025
Escola de Padaria Prezunic
Empresas / Negócios

Prezunic cria Escola de Padaria para capacitar colaboradores

por Redação
8 de julho de 2025
Empresas / Negócios

Curvas de Minas inaugura no Shopping Aerotown com sofisticação e design brasileiro de alto padrão

por Redação
8 de julho de 2025
Próximo Post
Ótica Chilli Beans

Porto da Barra, em Búzios, inaugura Fini e Ótica Chilli Beans

Parimatch Cassino Online

Mais lidas na semana

  • Conheça Amanda Moitinho, CEO que vem transformando o setor automotivo com liderança, elegância e resiliência

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Como colocar IPTV na televisão? Entenda agora

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Agência PECK celebra 25 anos consolidada como a principal realizadora dos maiores festivais de música brasileira do país

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Entidades brasileiras propõem diretrizes globais para descarbonização do transporte internacional com biocombustíveis sustentáveis

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sculpt promoveu workshop exclusivo com foco em estratégias comerciais e de marketing para a indústria

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0

Últimas postagens

Unigranrio afya

Unigranrio afya promove aula experimental de Medicina com simulação de emergência cardíaca

8 de julho de 2025
Menos espirros e mais amor: no Dia Mundial da Alergia, Petlove e Allegra se unem para mostrar que a alergia a pelos não precisa ser motivo de abrir mão do pet

Menos espirros e mais amor: no Dia Mundial da Alergia, Petlove e Allegra se unem para mostrar que a alergia a pelos não precisa ser motivo de abrir mão do pet

8 de julho de 2025
Grand Tasting Serra Wine Week - Foto: Anderson Vieira

Grand Tasting do Serra Wine Week acontece pela primeira vez em Nova Friburgo

8 de julho de 2025

A inteligência artificial na publicidade digital é a nova era ou o fim para as agências?

8 de julho de 2025
Nina Leonel e Samara Audibert - Sculpt

Sculpt promoveu workshop exclusivo com foco em estratégias comerciais e de marketing para a indústria

8 de julho de 2025

Mais lidas no mês

Conheça Amanda Moitinho, CEO que vem transformando o setor automotivo com liderança, elegância e resiliência

por Redação
30 de junho de 2025
0

Em um dos setores mais masculinizados da economia brasileira, Amanda Moitinho se destaca não apenas por ocupar um cargo de...

Como colocar IPTV na televisão? Entenda agora

Como colocar IPTV na televisão? Entenda agora

por Redação
12 de dezembro de 2024
0

O IPTV mudou a maneira de assistir TV online. Ele oferece uma experiência única de transmissão pela internet. Muitos brasileiros...

Agência PECK celebra 25 anos consolidada como a principal realizadora dos maiores festivais de música brasileira do país

Agência PECK celebra 25 anos consolidada como a principal realizadora dos maiores festivais de música brasileira do país

por Redação
4 de julho de 2025
0

Marcas apostam em ações de live marketing nos dois eventos - enquanto um reúne grandes atrações como Caetano Veloso, Paulinho...

Entidades brasileiras propõem diretrizes globais para descarbonização do transporte internacional com biocombustíveis sustentáveis

por Redação
3 de julho de 2025
0

No dia 7 de julho, o seminário “Biocombustíveis Sustentáveis para Transporte Internacional – Alinhando oportunidades reais a políticas globais” reunirá no Rio de...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Carreira
  • Carreira & Empregos
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Leilão
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo e Lazer

Leia também

Sua empresa está perdendo dinheiro devido à má experiência do cliente? Descubra agora*

por Redação
2 de julho de 2025
0

Segundo a NewVoiceMedia, globalmente, estima-se que as empresas percam cerca de US$75 bilhões anualmente devido a má experiência do cliente...

Últimas postagens

  • Unigranrio afya promove aula experimental de Medicina com simulação de emergência cardíaca
  • Menos espirros e mais amor: no Dia Mundial da Alergia, Petlove e Allegra se unem para mostrar que a alergia a pelos não precisa ser motivo de abrir mão do pet
  • Grand Tasting do Serra Wine Week acontece pela primeira vez em Nova Friburgo

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.