No último final de semana, 30 mil dispositivos se conectaram à internet no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, na final da temporada de 2024 da Stock Car. A informação é da L8 Group, empresa de tecnologia especializada em soluções para Provedores de Internet, que junto da Ruckus/CommScope vai levar internet de alta performance às equipes e espectadores da Stock Car. O projeto foi lançado na etapa final da temporada de 2024 e seguirá em toda a temporada de 2025.
“Com esta iniciativa a Stock Car dá um importante passo para ampliar a interação do público com as equipes e os pilotos, tornando a experiência de estar no autódromo ainda mais significativa. Assim como já ocorre em grandes autódromos mundo afora, os espectadores poderão acompanhar as provas pela internet, participar dos fóruns de discussão e quem sabe até visualizar em tempo real as informações de telemetria dos veículos”, destaca Leandro Kuhn, CEO da L8. “Estamos muito felizes em fazer parte deste projeto que certamente vai promover uma verdadeira transformação digital no automobilismo brasileiro”, complementa.
Para garantir a conectividade em massa do público, via Wi-Fi 7, o projeto conta com 59 pontos de acesso – sendo 35 do modelo Ruckus T670 em áreas externas e 24 do modelo Ruckus R670 em ambientes internos -, 16 switches multi-gigabite da família ICX8200 e uma plataforma de gerenciamento Ruckus ONE, com as funcionalidades habilitadas para a visualização de todo o ambiente de rede e gerenciamento.
“Todos os equipamentos são compatíveis com a tecnologia de Wi-Fi 7, que tem capacidade de alta densidade para fornecer uma melhor experiência ao usuário. Foram habilitadas as funcionalidades de Wi-Fi como o Multi-Link Operation (MLO), que fornecem maiores velocidades para os dispositivos conectados, sendo que alguns conseguiram alcançar velocidades superiores a 1,5 Giga no lançamento do projeto”, explica Leandro Kuhn.
A L8 possui uma grande experiência em projetos de conectividade urbana em ambientes externos. Entre eles, é a responsável pelo fornecimento e instalação de 4,3 mil pontos de acesso em comunidades de vulnerabilidade social de Belo Horizonte (MG), dentro do Programa de Inclusão Digital, da Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel). Já em Porto Alegre, a empresa participa de forma voluntária de uma iniciativa semelhante, que também visa o acesso gratuito à internet em comunidades carentes. O projeto é viabilizado pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) em parceria com o programa Territórios Inovadores, do movimento colaborativo Pacto Alegre – que reúne universidades, empresas e organizações sociais.