Com sensações térmicas chegando acima de 50ºc em diversos lugares do país, longas horas de festas e blocos em que há o consumo aumentado de álcool, o Carnaval tornou-se um momento estratégico para que as marcas de saúde e bem-estar invistam em produtos que geram energia, hidratação e recuperação rápida.
Um levantamento realizado pela Macfor, agência full service de marketing digital, apontou que a busca por remédios como Engov aumentou em 16,67% desde o início de fevereiro – em que a marca anunciou o novo sabor, ‘pink lemonade’ – até agora. Entretanto, o sabor de Engov Berry Vibes também se destacou nas buscas durante esse período, a partir do momento que o produto novo foi anunciado.
Segundo Fabrício Macias, Co-CEO e Co-Founder da Macfor, é fundamental que as marcas se preocupem com o lançamento de produtos novos que conversem com as necessidades específicas do público durante o Carnaval.
“O levantamento mostrou uma ligação direta entre o aumento do volume de buscas e marcas que lançam novos produtos capazes de conversar com a necessidade do público ao longo das comemorações do Carnaval. Acredito que com o calor sufocante em um momento de folia, as marcas do segmento de isotônicos e repositores de eletrólitos podem estar perdendo uma oportunidade perfeita para criar estratégias e direcionar o público a combater a desidratação nesta época em que o consumo de álcool é elevado.’’, afirmou o Co-CEO.
O estudo ainda constatou que marcas que não estão fazendo campanhas durante o Carnaval tiveram um volume de buscas menor em relação à marca Engov. A Epocler teve um aumento de 8,34% e a Estomazil de 1,95%. Já a marca de isotônicos Gatorade, que não fez campanhas esse ano, teve um aumento nas buscas de apenas 9,46% durante este período.
Nesse sentido, é possível concluir que o Carnaval é um momento perfeito para que marcas do segmento de saúde e hidratação explorem novidades que garantam a consolidação delas no mercado e usem estratégias para ganhar visibilidade e, inclusive, lançar novos produtos. A coleta de dados foi realizada a partir das buscas pelas marcas durante os primeiros dias de fevereiro, por meio da API da Macfor, que acessa dados públicos de buscas pelas marcas. O objetivo principal foi analisar a variação no volume de buscas, permitindo a comparação do crescimento ao longo do período.