A movimentação de cargas por ferrovias no Brasil atingiu, em 2023, o maior nível dos últimos cinco anos, com o transporte de 530,6 milhões de toneladas úteis, conforme dados da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). Paralelamente, os sistemas metroferroviários brasileiros transportaram 1,25 bilhão de pessoas nos primeiros seis meses de 2024, um aumento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme dados da Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). Esses números destacam o papel estratégico do transporte metroferroviário para a economia e reforçam a importância das inspeções técnicas acreditadas para garantir eficiência e segurança neste setor.
A atividade de inspeção acreditada é o mecanismo pelo qual um Organismo de Inspeção (OIA), reconhecido pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), verifica se um empreendimento de infraestrutura (projeto de engenharia, execução de obra, operação e desempenho) está em conformidade com normas, diretrizes e regulamentos previamente estabelecidos. Este mecanismo se aplica a qualquer área da infraestrutura, como ferrovias, rodovias, portos, aeroportos, energia, habitação e outros.
A inspeção acreditada abrange todas as etapas da infraestrutura de um empreendimento metroferroviário, desde sua concepção até a operação e manutenção. Além de melhorar a infraestrutura, a inspeção acreditada atua na segurança operacional e na prevenção de acidentes, assegurando que a infraestrutura implantada atenda aos requisitos estabelecidos e seja mantida de forma segura e ambientalmente correta.
A Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) destaca o papel essencial da inspeção acreditada para o desenvolvimento do setor metroferroviário no Brasil. “O transporte metroferroviário é um motor para o desenvolvimento econômico e social do país, e a inspeção acreditada permite assegurar que esse potencial seja realizado com conformidade e eficiência, além de segurança técnica e jurídica”, aponta Jefferson Carvalho, vice-presidente de Inspeções da entidade.
“A conformidade da infraestrutura e de sua manutenção contribui para que cargas sejam transportadas sem avarias e acidentes e que a população que utiliza o sistema metroviário diariamente, chegue ao seu destino e volte para casa em segurança. A inspeção acreditada colabora também para o desenvolvimento sustentável, no sentido que as obras e manutenções das infraestruturas assegurem o cumprimento da legislação ambiental”, conclui Carvalho.
Abrac
Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne os principais laboratórios e certificadoras acreditadas ao Inmetro e que são responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas que são oferecidos aos cidadãos. A avaliação da conformidade, operada pelos entes acima citados, tem por objetivo informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.