• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Setor de Hospitalidade Lança Consulta Global sobre Padrões de Sustentabilidade

Redação por Redação
22 de outubro de 2025
em Empresas / Negócios
0
Share on FacebookShare on Twitter

A Energy & Environment Alliance (EEA), uma coalizão global cujos membros – entre eles a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) – representam mais de 50 mil hotéis e £360 bilhões em capital de hospitalidade e imóveis, lançou nesta terça-feira, 21 de outubro, uma consulta mundial sobre o estabelecimento dos primeiros padrões de reporte de sustentabilidade financeiramente para o setor de hotéis e hospedagem.

A iniciativa, liderada pela Força-Tarefa da EEA sobre Padrões de Reporte de Sustentabilidade em Hotéis e Hospedagem, em colaboração com a King’s Business School, visa criar padrões de divulgação com confiabilidade de auditoria, nos quais investidores, gestores de ativos, credores e operadores possam confiar para avaliar riscos, desempenho e valor de longo prazo dos ativos.

“O desempenho em sustentabilidade agora impacta diretamente como os ativos são financiados, segurados e avaliados”, afirmou Ufi Ibrahim, fundadora e CEO da EEA. “A questão para o nosso setor não é mais se devemos divulgar — mas como fazê-lo de maneira comercialmente inteligente, credível e comparável entre mercados. Esta consulta está moldando o futuro do setor.”

A nova infraestrutura financeira para a hospitalidade

Camilla Barretto (foto Paulo Freitas)
Camilla Barretto (foto Paulo Freitas)

Os padrões propostos têm como base o IFRS S1 e S2 — a nova referência global para reporte de sustentabilidade, já adotada ou em consideração em mais de 30 grandes economias, incluindo Austrália, Brasil, Canadá, União Europeia, Índia, Japão, Singapura, África do Sul e Reino Unido.

Esses referenciais exigem que as empresas divulguem informações relacionadas à sustentabilidade com o mesmo rigor e garantia que os dados financeiros, abrangendo emissões, resiliência, planos de transição e outros fatores que influenciam materialmente os fluxos de caixa, custo de capital e valor de longo prazo.

Para o setor de hospitalidade — um dos mais intensivos em capital e expostos ao clima — essa mudança é decisiva. Dados transparentes e comparáveis estão influenciando cada vez mais como os projetos são financiados, como os seguros são precificados e como os investidores avaliam o risco.

O professor Marc Lepere, chefe de ESG e Sustentabilidade da King’s Business School, acrescentou:

“Nossa pesquisa mostra que a ausência de métricas claras e específicas do setor impede que os investidores precifiquem o risco de sustentabilidade com confiança. Os padrões propostos traduzem as regras globais de relatórios em uma linguagem financeira compreendida pelos mercados de capitais, conectando diretamente o desempenho em sustentabilidade ao valor da empresa.”

Camilla Barretto, CEO da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), destacou:

“O setor de hospitalidade e turismo do Brasil está intrinsecamente ligado à nossa riqueza natural e cultural — ativos preciosos e, ao mesmo tempo, frágeis. Ao participar desta consulta global garantimos que mercados emergentes como o nosso tenham voz na definição dos padrões que orientarão o investimento e o crescimento sustentável nas próximas décadas. Esse esforço assegura que a voz da América Latina seja ouvida na agenda global de sustentabilidade e relatórios da hospitalidade.”

Laura Lee Blake, presidente e CEO da Asian American Hotel Owners Association (AAHOA), comentou:

“O setor de hospitalidade nos Estados Unidos e na Índia vive um momento decisivo, com as expectativas dos investidores e as demandas dos hóspedes mudando mais rápido do que nunca. Participar desta consulta global com a EEA garante que os proprietários de hotéis em ambos os mercados tenham acesso a capital, atendam às demandas de transparência e possam competir em um cenário verdadeiramente global.”

Rosanna Maietta, presidente e CEO da American Hotel & Lodging Association (AHLA), acrescentou:

“Para as marcas hoteleiras que atuam nos Estados Unidos e em todo o mundo, a sustentabilidade deixou de ser um diferencial e passou a ser uma prioridade central. Não basta mais contar uma história — precisamos garantir que nossas divulgações sejam tão robustas e confiáveis quanto nossas demonstrações financeiras. A consulta da EEA é um marco significativo: ela nos dá a oportunidade de ajudar a definir o padrão pelo qual a sustentabilidade será medida.”

Um convite para moldar os padrões que definirão o mercado

A consulta convida investidores, proprietários, gestores de ativos, operadores, credores, incorporadores e seguradoras do setor hoteleiro em todo o mundo a contribuir com feedback sobre o quadro proposto.

Os participantes ajudarão a aperfeiçoar as métricas e divulgações que formarão a base dos padrões finais a serem submetidos à Fundação IFRS (International Financial Reporting Standards Foundation) em 2026.

Por que participar?

A EEA, AAHOA, AHLA e BLTA incentivam todos os atores do setor a participar, pois esses padrões influenciarão como seus negócios e capitais serão avaliados. Ao participar da consulta, é possível:

Garantir que os padrões práticos, confiáveis e alinhados à realidade comercial;
Influenciar como a sustentabilidade afetará financiamentos, avaliações e seguros;
Demonstrar liderança na transição do setor para relatórios auditáveis e prontos para investidores.
Próximos passos

A consulta permanecerá aberta até 28 de fevereiro de 2026.

Para mais informações e para contribuir com a consulta: https://www.eea.international/global-consultation/

Tags: Camilla BarrettoHospitalidadesustentabilidade
Postagem anterior

Bar do Adão lança os sabores campeões de pastéis eleitos pelo público

Próximo Post

Arnaldo Marion: entre livros e inovação, o coach que reinventa o equilíbrio entre finanças e propósito

Redação

Redação

Relacionado Posts

Apostas esportivas para iniciantes: por onde começar
Empresas / Negócios

Apostas esportivas para iniciantes: por onde começar

por Redação
24 de dezembro de 2025
Prezunic
Empresas / Negócios

Marcas dos Cariocas: Prezunic entre os supermercados favoritos do RJ

por Redação
23 de dezembro de 2025
Moscow Ballet/O Quebra Nozes - Foto: Dantas Jr.
Empresas / Negócios

Sucesso no ano de estreia, Teatro Opus Città entra em 2026 com Ana Carolina e Christian Chávez na programação

por Redação
23 de dezembro de 2025
Top 5 marcas investem R$ 64,1 milhões no Natal de 2024, mas TV entra em rota de desaceleração
Empresas / Negócios

Top 5 marcas investem R$ 64,1 milhões no Natal de 2024, mas TV entra em rota de desaceleração

por Redação
23 de dezembro de 2025
Enzo Leonardo Tieppo
Empresas / Negócios

IPOs no Brasil em 2026: expectativas, desafios e a leitura estratégica de Enzo Leonardo Tieppo

por Redação
23 de dezembro de 2025
Próximo Post
Arnaldo Marion

Arnaldo Marion: entre livros e inovação, o coach que reinventa o equilíbrio entre finanças e propósito

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Marcia Niemeyer

    MNiemeyer, agência de PR da maior festa da virada do mundo pelo 14º ano consecutivo — o Réveillon de Copacabana —, celebra 20 anos de mercado e consolida seu posicionamento como referência no Brasil em comunicação de alta performance

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Rio Réveillon 2026 terá patrocinadores de peso e ações por toda a cidade

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sculpt marca presença estratégica no South Summit 2026 com foco em conexões e inovação

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • A revolução da moda acessível começa: WeSelf chega ao mercado como a nova multimarcas que mira a liderança no e-commerce feminino e mira R$ 1 milhão de faturamento em seu primeiro ano

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Prezunic reinaugura loja no Recreio

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Apostas esportivas para iniciantes: por onde começar

Apostas esportivas para iniciantes: por onde começar

24 de dezembro de 2025
Prezunic

Marcas dos Cariocas: Prezunic entre os supermercados favoritos do RJ

23 de dezembro de 2025
Casa de apostas

Qual casa de apostas oferece mais opções de esportes

23 de dezembro de 2025
Moscow Ballet/O Quebra Nozes - Foto: Dantas Jr.

Sucesso no ano de estreia, Teatro Opus Città entra em 2026 com Ana Carolina e Christian Chávez na programação

23 de dezembro de 2025
Top 5 marcas investem R$ 64,1 milhões no Natal de 2024, mas TV entra em rota de desaceleração

Top 5 marcas investem R$ 64,1 milhões no Natal de 2024, mas TV entra em rota de desaceleração

23 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Marcia Niemeyer

MNiemeyer, agência de PR da maior festa da virada do mundo pelo 14º ano consecutivo — o Réveillon de Copacabana —, celebra 20 anos de mercado e consolida seu posicionamento como referência no Brasil em comunicação de alta performance

por Redação
20 de dezembro de 2025
0

Com projetos que transitam entre a cultura, a economia criativa, o marketing e novos negócios, a MNiemeyer Comunicação completa 20...

Rio Réveillon 2026

Rio Réveillon 2026 terá patrocinadores de peso e ações por toda a cidade

por Redação
18 de dezembro de 2025
0

Realizado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Riotur e com apresentação do Ministério da Cultura e...

Sculpt marca presença estratégica no South Summit 2026 com foco em conexões e inovação

por Redação
19 de dezembro de 2025
0

Equipe Sculpt A Sculpt, consultoria de marketing estratégico com sede no Rio Grande do Sul, participa pela primeira vez como...

Rose Tonizzo, fundadora da WeSelf

A revolução da moda acessível começa: WeSelf chega ao mercado como a nova multimarcas que mira a liderança no e-commerce feminino e mira R$ 1 milhão de faturamento em seu primeiro ano

por Redação
18 de dezembro de 2025
0

A WeSelf chega oficialmente ao mercado brasileiro como uma multimarcas de moda feminina que nasce com propósito claro: unir tecnologia, curadoria e...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Black Friday: como usar dados e incentivo para impulsionar vendas no varejo

Black Friday: como usar dados e incentivo para impulsionar vendas no varejo

por Redação
27 de novembro de 2025
0

A Black Friday de 2024 reafirmou seu papel de destaque no calendário varejista brasileiro, pois o comércio físico registrou um...

Últimas postagens

  • Apostas esportivas para iniciantes: por onde começar
  • Marcas dos Cariocas: Prezunic entre os supermercados favoritos do RJ
  • Qual casa de apostas oferece mais opções de esportes

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.