Com 639 shoppings em operação, 462 milhões de visitantes mensais e mais de 1 milhão de empregos diretos gerados, o setor de shopping centers no Brasil prevê expansão incluindo novidades em bairros estratégicos de importantes cidades brasileiras. Exemplo é o Passeio São Vicente, em Itajaí, o maior PIB de SC, que será inaugurado em março de 2025 para atender especialmente às necessidades de um dos bairros mais populosos do local.
O setor de shopping centers no Brasil caminha para um novo recorde de faturamento em 2024, com projeções que ultrapassam R$ 201,7 bilhões em negócios gerados, crescimento de 3,6% em relação ao desempenho de 2023. Os dados são da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que apontou também recorde no ano passado, quando o setor alcançou R$ 194,7 bilhões, aumento de 1,5% em comparação a 2022. Esses números consolidam a recuperação do segmento após a pandemia, impulsionados por estratégias de diversificação de serviços e o investimento em novos empreendimentos que atendem não apenas áreas centrais mas que levam comodidades a bairros estratégicos.
Atualmente, o setor tem 639 empreendimentos, mais de 121 mil lojas e registra uma média de 462 milhões de visitantes por mês. Os dados da Abrasce mostram também que o segmento gera mais de 1 milhão de empregos diretos e tem 17,8 milhões de metros quadrados de área bruta locável.
O Censo Brasileiro de Shopping Centers, realizado pela Abrasce, destaca ainda que 25% das empresas do setor planejam expansão em 2025, reflexo da confiança no crescimento econômico e do aumento da demanda por espaços comerciais e de lazer. Seguindo essa tendência, novos projetos estão sendo inaugurados em diversas regiões do país, com destaque para o Passeio São Vicente, em Itajaí (SC), que será inaugurado em março do próximo ano.
Com localização estratégica no bairro São Vicente, um dos mais populosos do município que detém o maior PIB do estado, perto do centro e de áreas industriais, o empreendimento se posiciona como um hub de saúde, lazer e serviços, projetado para atender tanto os mais de 86 mil moradores do bairro quanto visitantes de toda a região. Entre as operações já confirmadas está a Selfit, uma das maiores redes de academias da América Latina, que abrirá suas portas junto com a inauguração do mall.
“Ao idealizarmos o Passeio São Vicente, nosso objetivo é potencializar ainda mais o desenvolvimento econômico de Itajaí, uma das cidades mais ricas do Brasil, com um PIB que ultrapassa R$ 47 bilhões e um dos maiores índices de crescimento do país. O bairro São Vicente, por sua vez, é estratégico para esse avanço, com sua alta densidade populacional e vocação comercial. Nosso objetivo é oferecer um espaço moderno que integre saúde, lazer e serviços de qualidade e, com isso, atrair investimentos e gerar novas oportunidades”, destaca Jeferson Ferrão, diretor do Passeio São Vicente.
Mais um atrativo do Passeio São Vicente será sua praça de alimentação, planejada para oferecer experiências gastronômicas diversificadas. As opções vão desde pratos saudáveis e contemporâneos até receitas tradicionais e populares, valorizando a cultura local e proporcionando um espaço de convivência acolhedor. O empreendimento se compromete a atender os mais variados perfis de consumidores e com isso fortalecer a integração entre comércio, lazer e entretenimento.
Para investidores interessados, mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site oficial: www.passeiosv.com.br.
Passeio São Vicente
O primeiro mall do bairro São Vicente, considerado o “novo centro urbano” de Itajaí, cidade com maior PIB de Santa Catarina, é idealizado pelo empresário Jeferson Ferrão, por meio da Donna Empreendimentos. O Passeio São Vicente terá, em sua primeira fase, 5,5 mil m² e já está em fase de construção na Rua Arquiteto Nilson Edson dos Santos, local com grande fluxo de pessoas na região.