A Supergasbras está trazendo uma nova energia para sua comunicação — e quem está na linha de frente são os próprios revendedores. A empresa acaba de lançar o programa “Nossa Rede nas Redes”, que transforma representantes da marca em criadores de conteúdo digital com sotaque, cara e alma regional.
A ideia é simples, mas inovadora no setor: capacitar os revendedores para que eles produzam conteúdo relevante, informativo e próximo da realidade dos consumidores. O objetivo? Estar onde o público está — no feed, nos stories, no vídeo rápido e certeiro — com informações importantes para o dia a dia das pessoas e com a credibilidade de quem faz parte da comunidade.

“Essa é uma forma de aproximar ainda mais nossa marca da rotina dos brasileiros. Estamos formando uma rede de criadores de conteúdo com quem realmente conhece o território, sabe o que impacta a vida das pessoas e fala com propriedade. É sobre humanizar a marca e ampliar nossa presença com propósito”, destaca Estevão Paiva, Gerente de Comunicação e Marketing da Supergasbras.


Flint: a parceira por trás da estratégia
Para transformar revendedores em creators, a Supergasbras tem a Flint como parceira. A startup, especializada na capacitação de comunicadores digitais com foco na linguagem creator, está por trás do treinamento oferecido às revendas, oferecendo conteúdo, ferramentas e mentoria para que cada participante crie com técnica, mas sem perder a autenticidade.
As cinco revendas participantes do projeto-piloto estiveram no Rio de Janeiro, onde fica a sede da Supergasbras, para conhecer detalhes da capacitação e estreitar o contato com a equipe de Marketing.
“A experiência de treinamento foi muito positiva. Foi um verdadeiro brainstorm de ideias e soluções para estimular a nossa criatividade. Destaco a abordagem que tiveram para nos passar o que é necessário para dominar a linguagem de redes sociais e conteúdo digital. Já queremos colocar em prática e começar a gravar!”, conta Luiz Alberto Chagas, gerente da Supergasbras Piúman, no Espírito Santo.

Comunicação com sotaque e identidade local
Além do treinamento, cada participante recebe apoio personalizado e passa por entrevistas de diagnóstico, que têm sido conduzidas pela equipe da JOR, agência que cuida da estratégia digital dos canais proprietários da empresa. “Essas interlocuções têm sido fundamentais para identificar desafios, potencialidades e temas de interesse locais”, completa Paiva.
Tatiana Moura, gerente das revendas Beagás e Moura Comércio de Gás (MG), descreve a experiência como transformadora: “Foi muito além do marketing. É sobre pertencer, sobre saber que a minha revenda faz parte de algo maior. Mostrar isso para os clientes fortalece o nosso negócio e o orgulho do que representamos”, destaca.
Para a Supergasbras, a iniciativa também é estratégica. Com mais de 4 mil revendas no país, o potencial de alcance e conexão local é enorme. A partir de agora, os criadores serão acompanhados de forma contínua e terão alguns de seus conteúdos impulsionados no perfil oficial da Supergasbras, ampliando ainda mais o alcance de suas mensagens e ajudando a conectar mais vozes à marca.
“Estamos dando o primeiro passo de um movimento que pode mudar a forma como nos relacionamos com o mercado. A Supergasbras é pioneira ao investir em ações como esta e muitas outras no setor GLP. É mais do que comunicação: é pertencimento e transformação do segmento”, conclui Felipe Merouço, Gerente de Trade Marketing da companhia.
Supergasbras
A Supergasbras é uma empresa do grupo holandês SHV Energy, líder mundial na distribuição de Gás liquefeito de Petróleo (GLP), com mais de 100 anos de experiência. Nosso negócio é levar energia limpa e eficiente para milhões de brasileiros, seja nas suas casas, comércios, indústrias ou agronegócio. Os mais de 79 anos de atuação no Brasil nos posiciona como uma das principais distribuidoras nacionais de GLP – comercializamos cerca de 1,5 milhão de toneladas do produto por ano com aproximadamente 20% de participação de mercado. O volume atende a aproximadamente 10 milhões de famílias e a mais de 60 mil clientes B2B.
O GLP é engarrafado e entregue em recipientes de 13 kg, 20kg e 45 kg ou, em tanques maiores – começando pelo de 190kg –, fornecido a granel com medição individual para condomínios e clientes B2B. A excelência na operação é garantida por mais de 4 mil colaboradores, distribuídos em 20 unidades (17 engarrafadoras – uma delas, inclusive, é o maior parque engarrafador da América Latina, em Duque de Caxias) e mais de nove mil postos de revendas.
Desenvolvemos uma série de projetos com foco em transformação digital, experiência do cliente, inovação e desenvolvimento sustentável do negócio. Todos os nossos botijões passam por requalificações periódicas na Qualival, nossa unidade própria para este fim – uma exclusividade do mercado. Somos certificados com a norma ISO 9001:2015, que incentiva a qualidade dos processos de uma organização, e estamos sempre de olho no futuro.











