• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Supermercados ganham força como espaço de escolha e experimentação do consumidor

Levantamento mostra que fidelidade à marca varia conforme a categoria; supermercados ganham protagonismo como ponto de decisão

Jorge Rodrigues por Jorge Rodrigues
11 de setembro de 2025
em Empresas / Negócios
0
Share on FacebookShare on Twitter

A jornada de compra do consumidor brasileiro deixou de ser linear. Entre marcas tradicionais e a praticidade oferecida pelos canais de venda, especialmente os supermercados, a escolha final depende cada vez mais da categoria do produto e da experiência oferecida pelo ponto de venda. A análise é do presidente da ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), Fábio Queiróz, com base em dados recentes do Worldpanel by Numerator.

Segundo o estudo, em categorias indulgentes como biscoitos, snacks e refrigerantes, o consumidor se mostra mais disposto a experimentar novas marcas: ele tem 4,2 vezes mais chance de trocar de marca do que de canal. Já em produtos recorrentes e essenciais, como queijo e creme dental, a tendência se inverte — a lealdade à marca é 0,6 vez maior, indicando que o consumidor está disposto até a mudar de supermercado para garantir o produto que prefere.

“O que vemos hoje é um consumidor muito mais pragmático, que decide onde comprar não apenas com base no preço, mas também na conveniência, experiência e confiança no canal. Os supermercados deixaram de ser apenas locais de abastecimento para se tornarem pontos estratégicos de decisão de compra”, destaca Fábio Queiróz.

Esse novo comportamento reforça a necessidade de estratégias personalizadas por parte dos varejistas. De acordo com Queiróz, o consumidor médio visita cerca de 9,2 canais diferentes ao longo do mês, o que exige dos supermercados uma operação impecável — desde o atendimento até a curadoria de sortimento. “A tecnologia tem sido um diferencial competitivo. Programas de fidelidade, integração digital e personalização da experiência de compra estão se tornando determinantes na escolha do canal”, avalia.

Para as marcas, o desafio está em equilibrar valor percebido, acessibilidade e oferecer uma jornada eficiente e harmoniosa nos diferentes canais. Afinal, o consumidor, hoje, transita pelo digital e físico antes de decidir a compra. Muitos, por exemplo, pesquisam no digital e realizam ou finalizam a compra na loja física. O levantamento aponta que, no segmento premium, cresceram aquelas que souberam adaptar sua estratégia, usando canais certos e promoções pontuais para ampliar o acesso, sem perder o posicionamento.

“O consumidor está mais dinâmico e menos previsível. Ele não pensa mais apenas no produto, mas no momento da compra como um todo. E, para isso, não utiliza apenas um canal. Por isso, quem entender essa jornada com profundidade — seja indústria ou varejo — vai largar na frente em um mercado cada vez mais competitivo”, conclui Queiróz.

ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros, marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

Mais informações: https://asserj.com.br/

Tags: ASSERJConsumidorSupermercado
Postagem anterior

Petrobras apresenta edição 2025 do MIMO Festival em Olinda e São Paulo 

Próximo Post

Prêmio eSports Brasil anuncia parceria com a Petrobras e abre oportunidades para participantes do reality “Energia do Game”

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues

Relacionado Posts

Beatriz Daniel
Empresas / Negócios

Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

por Redação
3 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

por Redação
3 de dezembro de 2025
Verão #TonoRio
Eventos

Núcleo da Ideia (NDI) é finalista na edição 2025 do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”

por Redação
3 de dezembro de 2025
Dienithon Monteiro e equipe
Empresas / Negócios

Dienithon Monteiro: Tendências, Desafios e Oportunidades para o Setor de Jeans no Brasil

por Redação
3 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

5 mitos sobre a Geração Z no mercado de trabalho

por Redação
3 de dezembro de 2025
Próximo Post
Prêmio eSports Brasil anuncia parceria com a Petrobras e abre oportunidades para participantes do reality “Energia do Game”

Prêmio eSports Brasil anuncia parceria com a Petrobras e abre oportunidades para participantes do reality “Energia do Game”

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Robertson Kieling é CIO e Head of Cybersecurity na SOU - foto: Ricardo Lage

    Black Friday acende alerta para ciberataques: especialista aponta riscos e recomendações para consumidores e empresas

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cadeiras de verão com assinatura artística: Outlet Premium lança coleção especial

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Beatriz Daniel

Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

3 de dezembro de 2025
Itsáry - Foto: Divulgação

Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor

3 de dezembro de 2025

Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

3 de dezembro de 2025
Verão #TonoRio

Núcleo da Ideia (NDI) é finalista na edição 2025 do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”

3 de dezembro de 2025
Dienithon Monteiro e equipe

Dienithon Monteiro: Tendências, Desafios e Oportunidades para o Setor de Jeans no Brasil

3 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Robertson Kieling é CIO e Head of Cybersecurity na SOU - foto: Ricardo Lage

Black Friday acende alerta para ciberataques: especialista aponta riscos e recomendações para consumidores e empresas

por Redação
26 de novembro de 2025
0

A Black Friday, tradicionalmente marcada por grandes ofertas e alto volume de vendas, também se tornou um dos períodos mais...

Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

por Redação
27 de novembro de 2025
0

A Acordo Fechado, startup especializada em mediação de conflitos por meio digital, conquistou uma vitória histórica e inédita no Ranking...

Executivo detalha como empresas podem se preparar para integrar práticas de ESG de forma estratégica, indo além do cumprimento de regras e gerando impacto real.

Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

por Redação
28 de novembro de 2025
0

A adoção de práticas ESG deixou de ser periférica e passou a fazer parte da estrutura operacional das empresas brasileiras....

Outlet Premium apresenta coleção exclusiva de cadeiras com estampas do artista Lito

Cadeiras de verão com assinatura artística: Outlet Premium lança coleção especial

por Redação
28 de novembro de 2025
0

O verão brasileiro inspira novas formas de viver a casa, a área externa e os momentos ao ar livre. E,...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Pedro Vitali, Ricardo Vaimberg e Camillo Torquato, sócios da T&D Sustentável, estiveram presentes na cerimônia

100 Open Startups: T&D Sustentável vence categoria Water and Sanitation 2025

por Redação
19 de novembro de 2025
0

Na noite desta segunda-feira (17/11), no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, aconteceu a 10ª edição do Ranking 100 Open...

Últimas postagens

  • Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades
  • Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor
  • Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.