• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Opinião

Quando o atendimento vale mais que o preço: a importância da experiência na decisão de compra

De acordo com a pesquisa CX Trends 2023, 65% dos entrevistados já desistiram de comprar após passarem por uma experiência ruim

Bruna Bertoli por Bruna Bertoli
16 de janeiro de 2025
em Opinião
0
Share on FacebookShare on Twitter

Na hora das compras, o raciocínio de muitas pessoas costuma estar baseado primeiramente no preço, afinal, economizar é palavra de ordem para diversos brasileiros. Mas a lógica não se aplica apenas às pessoas, ela também tem lastro nas empresas, que valorizam bastante os custos financeiros na hora de adquirir um produto ou serviço.

Porém, apesar de o preço ser um elemento fundamental dentro da análise de compra — e sempre vai ser —, cada vez mais pessoas e companhias estão dando atenção a outros fatores, especialmente à qualidade de atendimento. E isso pode ser melhor exemplificado em números: 87% dos consumidores dão preferência a marcas que oferecem uma experiência positiva, de acordo com a pesquisa CX Trends 2023, realizada pela Opinion Box em parceria com a Octadesk.

O mesmo levantamento demonstra que 75% do público diz fazer isso mesmo que precise pagar mais caro, e 65% dos entrevistados disseram já ter desistido de comprar de uma empresa após passarem por uma experiência ruim. Os números mostram uma tendência já vista em diversos setores, inclusive em negociações B2B (entre companhias).

Com base nesse cenário, as organizações também passaram a dedicar mais esforços com foco na experiência da clientela. Afinal, se o mercado está cada vez mais competitivo e os preços baixos são parte elementar da estratégia de vendas, é necessário se diferenciar por meio da ternura. Empresas focadas em um melhor atendimento ao cliente conseguem criar uma maior conexão emocional e constroem uma relação de confiança, aumentando as chances de o consumidor retornar.

Além disso, a estratégia de focar na boa experiência do comprador é vista como um diferencial competitivo, especialmente em mercados com similaridades de produtos ou preços muito próximos. Dessa forma, as companhias trabalham o conceito de “valor percebido”, ou seja, transmitem aos clientes a ideia de que o preço não é a única coisa que importa na decisão de compra.

De modo geral, focar na entrega de uma melhor experiência para as pessoas é fundamental no mercado de hoje e certamente é um grande capital em termos de fidelização. Esse tipo de estratégia permite, também, a coleta de feedbacks dos clientes com mais facilidade, o que diminui os esforços da organização em descobrir melhorias necessárias e eventuais correções de rota.

Uma cultura de marca focada no cliente, portanto, é um pilar fundamental que pode garantir o crescimento e estabilidade de uma empresa. Qualquer pessoa gosta de ser bem tratada em qualquer contexto — e esse desejo ganha ainda mais relevância quando trata-se de uma relação entre consumidor e marca. O processo de compra e venda não é apenas de aquisição de produtos e serviços, mas também de vínculos e boas lembranças.

Tags: AtendimentoCompra
Postagem anterior

Oito em cada dez brasileiros acreditam que os gastos do início de ano comprometem a renda familiar

Próximo Post

Sprite dá início à sua campanha: “É Verão. Refresca aí!” com ações para o consumidor na época mais quente do ano

Bruna Bertoli

Bruna Bertoli

Bruna Bertoli é Diretora Comercial e Marketing da empresa QualyCestas, empresa que atua no mercado de cestas básicas e de Natal, além de comercializar em atacado e oferecer serviços para compra de cestas de sindicatos e de solidariedade

Relacionado Posts

Opinião

Parecer do Senado reconhece que o homeschooling é direito da família

por Redação
14 de outubro de 2025
Opinião

The Town 2025: o festival como palco para marcas, experiências e licenciamento

por Pablo Torquato
12 de setembro de 2025
Opinião

Influencers: então, onde está exatamente o valor?

por Roger Darashah
30 de julho de 2025
Opinião

A inteligência artificial na publicidade digital é a nova era ou o fim para as agências?

por Redação
8 de julho de 2025
Opinião

Do Rio para as Américas!

por Redação
2 de julho de 2025
Próximo Post
Sprite - “É Verão. Refresca aí!”

Sprite dá início à sua campanha: “É Verão. Refresca aí!” com ações para o consumidor na época mais quente do ano

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Robertson Kieling é CIO e Head of Cybersecurity na SOU - foto: Ricardo Lage

    Black Friday acende alerta para ciberataques: especialista aponta riscos e recomendações para consumidores e empresas

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cadeiras de verão com assinatura artística: Outlet Premium lança coleção especial

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Beatriz Daniel

Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

3 de dezembro de 2025
Itsáry - Foto: Divulgação

Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor

3 de dezembro de 2025

Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

3 de dezembro de 2025
Verão #TonoRio

Núcleo da Ideia (NDI) é finalista na edição 2025 do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”

3 de dezembro de 2025
Dienithon Monteiro e equipe

Dienithon Monteiro: Tendências, Desafios e Oportunidades para o Setor de Jeans no Brasil

3 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Robertson Kieling é CIO e Head of Cybersecurity na SOU - foto: Ricardo Lage

Black Friday acende alerta para ciberataques: especialista aponta riscos e recomendações para consumidores e empresas

por Redação
26 de novembro de 2025
0

A Black Friday, tradicionalmente marcada por grandes ofertas e alto volume de vendas, também se tornou um dos períodos mais...

Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

por Redação
27 de novembro de 2025
0

A Acordo Fechado, startup especializada em mediação de conflitos por meio digital, conquistou uma vitória histórica e inédita no Ranking...

Executivo detalha como empresas podem se preparar para integrar práticas de ESG de forma estratégica, indo além do cumprimento de regras e gerando impacto real.

Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

por Redação
28 de novembro de 2025
0

A adoção de práticas ESG deixou de ser periférica e passou a fazer parte da estrutura operacional das empresas brasileiras....

Outlet Premium apresenta coleção exclusiva de cadeiras com estampas do artista Lito

Cadeiras de verão com assinatura artística: Outlet Premium lança coleção especial

por Redação
28 de novembro de 2025
0

O verão brasileiro inspira novas formas de viver a casa, a área externa e os momentos ao ar livre. E,...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Gift Card Google Play

Gift Card Google Play: liberdade e praticidade para escolher seus apps e jogos

por Redação
24 de novembro de 2025
0

Comprar o gift card não tem segredo, principalmente em lojas como as Americanas. Eles oferecem opções físicas e digitais, e...

Últimas postagens

  • Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades
  • Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor
  • Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.