• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Levantamento da ASSERJ mostra que 85,9% dos cariocas consomem várias vezes por semana caldos, sopas e pratos quentes no inverno

Promoções e ofertas da estação influenciam as compras, e 80,4% preferem ir pessoalmente ao supermercado

Redação por Redação
28 de julho de 2025
em Empresas / Negócios
0
Levantamento da ASSERJ mostra que 85,9% dos cariocas consomem várias vezes por semana caldos, sopas e pratos quentes no inverno
Share on FacebookShare on Twitter

Os cariocas estão experimentando um clima mais frio neste inverno. A temperatura mais baixa está induzindo o aumento do consumo de determinados produtos nos supermercados. Esse comportamento do consumidor carioca foi revelado na pesquisa realizada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), realizada com 403 consumidores da cidade, para entender como o frio atua na sua escolha e decisão de compras.

O estudo mostra que sopas e caldos fazem sucesso na mesa dos cariocas na estação mais fria do ano. 50,4% informaram que consomem até duas vezes por semana e 35,5% disseram optar pelos pratos quentes três ou mais vezes. Para 69,5% dos consumidores, a preferência é pela compra dos ingredientes para preparar caldos e sopas em casa, enquanto 30,5% dos pesquisados preferem comprar tudo pronto para consumo. O levantamento ainda revelou que 41,2% das pessoas preparam refeições mais elaboradas no inverno e 19,1% confirmaram que cozinham mais e fazem pratos diferentes.  Outro item que não falta na mesa são as massas, 38,2% afirmaram que aumentam o consumo do produto no inverno.

Para a maioria dos consumidores (66,5%), os fatores que mais influenciam nas compras de inverno são as promoções e ofertas. Seguidos pelo clima frio, com 23,1%, e por sugestões de receitas ou kits prontos, com 10,4%. No caso das compras por impulso, 39,2% destacaram que fazem às vezes e quando acham uma boa oferta. Os que compram por impulso com mais frequência, principalmente em dias frios, são 21,3%. Já 39,5% informaram que raramente compram por impulso.

Queijos, vinhos e chocolates

Quando falamos sobre as preferências de comidas e bebidas do inverno, pensamos em queijos, pães, vinhos e claro, o chocolate. A influência dos dias frios para bebidas alcoólicas está presente em 33% dos cariocas. Outros 27% disseram consumir as mesmas bebidas, independentemente do clima. Já 40% informaram não consumir álcool.

Entre os consumidores que possuem o hábito de ingerir bebidas alcoólicas, o vinho está presente na rotina semanal de 16,9%. Os que consomem algumas vezes por mês representam 26,8% e 56,3% sinalizaram que raramente bebem. Perguntados se kits de inverno prontos (vinho, queijo e pão) fossem vendidos em supermercados, 37,5% afirmaram que comprariam com certeza. Talvez, dependendo do preço, correspondeu a 33% dos consultados.

Ao serem questionados sobre queijos e chocolates, os cariocas confirmam a tradição. Para 58,1%, o consumo de queijos aumenta na estação mais fria do ano. Da mesma forma com o chocolate, mas nesse produto, os consumidores se dividem: chocolate em barra ou bombom (42,7%), chocolate quente (37%) e sobremesas com chocolate (20,3%).

“A pesquisa mostra que, mesmo em um estado tradicionalmente associado ao clima tropical, o inverno tem influência direta nos hábitos de consumo dos cariocas. O aumento na procura por caldos, massas, queijos e vinhos reforça a importância de os supermercados estarem atentos às mudanças sazonais. Além disso, o levantamento confirma que a experiência de compra presencial segue valorizada, o que destaca o papel estratégico do varejo em oferecer não apenas bons preços, mas também soluções práticas, atrativas e conectadas às necessidades do consumidor”, destaca Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.

ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

Mais informações: https://asserj.com.br/
Instagram: @asserjsupermercados 
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/

Tags: ASSERJDestaque
Postagem anterior

Da Cultura à Gastronomia, Ale Monteiro traz um novo conceito de comunicação para quiosques e restaurantes do Rio

Próximo Post

Grupo Pet Nutro une forças para oferecer soluções ainda mais completas em alimentação natural para pets

Redação

Redação

Relacionado Posts

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
Empresas / Negócios

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

por Redação
12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório
Empresas / Negócios

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

por Redação
12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset
Empresas / Negócios

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

por Redação
12 de dezembro de 2025
Próximo Post
Grupo Pet Nutro une forças para oferecer soluções ainda mais completas em alimentação natural para pets

Grupo Pet Nutro une forças para oferecer soluções ainda mais completas em alimentação natural para pets

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

    Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O presente de Natal do Boticário para o Rio

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Núcleo assume conta da Ypê para liderar ação de premiação aos colaboradores

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

12 de dezembro de 2025

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

12 de dezembro de 2025

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

12 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Desde 1945, o Almanaque Sadol faz parte do cotidiano dos brasileiros, atravessando gerações com sua presença marcante e conteúdo de qualidade....

Pamella Burgos

Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

por Redação
11 de dezembro de 2025
0

Em um mundo marcado pela hiperexposição midiática e pela dispersão da atenção, as marcas não competem apenas por visibilidade, mas...

O presente de Natal do Boticário para o Rio

O presente de Natal do Boticário para o Rio

por Redação
8 de dezembro de 2025
0

O Boticário tem um presentão de Natal esperando pelos cariocas na Lagoa. E não vai ser difícil de encontrar. A...

Caju Botafogo

Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Com a chegada das festas de fim de ano, bares e restaurantes do Rio preparam experiências exclusivas para quem deseja...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Erlon Labatut - Foto por Mariana Alves

Franchising em 2025: como foi a performance do setor?

por Redação
8 de dezembro de 2025
0

O franchising segue em expansão ano a ano como um dos setores que mais cresceram dentro da economia brasileira. E,...

Últimas postagens

  • 2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
  • Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce
  • Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.