A Inteligência Artificial (IA) é uma das tecnologias mais potentes já experimentadas, mas também uma das mais mal compreendidas da atualidade. Por isso, a capacitação é essencial para que os times tenham clareza sobre o que a ferramenta é capaz de fazer, quais são suas limitações e, principalmente, como utilizá-la em projetos que gerem retorno. Este é o principal desafio enfrentado por gestores de médias empresas na adoção da tecnologia.
“A falta de conhecimento especializado manifesta-se como o maior obstáculo para a exploração total do potencial da IA, impede que os negócios obtenham resultados mais efetivos e usem as ferramentas de forma estratégica”, afirma Gustavo Donato, professor associado da Fundação Dom Cabral e conselheiro global do Grupo Stefanini.

Segundo o especialista, além da falta de conhecimento, outros desafios notáveis são a resistência à mudança e a ausência de uma visão estratégica clara para a aplicação da tecnologia. “Os objetivos de incorporação devem estar claros de início, assim como o papel estruturante da preparação dos dados e de outras tecnologias fundacionais, para que possa existir priorização e os investimentos corretos nos variados níveis de IA, com retorno e geração de valor”, ressalta.
Mesmo com esses obstáculos, o uso da IA já é uma realidade para a maioria das médias empresas. Uma pesquisa da Microsoft e da Edelman de 2024 revela que 74% delas já utilizam a IA em algum nível. “Diferentemente de décadas anteriores, onde só as grandes empresas tinham acesso a uma gama mais ampla de tecnologias, passamos por grande popularização de plataformas e sistemas, com menores custos ou gratuidade, e facilidade de utilização.”
Atualmente as aplicações mais comuns nas médias empresas são no marketing e vendas, atendimento ao cliente e gestão financeira, onde a automação de tarefas rotineiras, como a elaboração de contratos ou o uso de chatbots inteligentes, se tornou uma prática comum. “Empresas que adotam IA podem, por exemplo, otimizar e automatizar processos, realizar tratamento de dados com maior facilidade, suportando decisões e personalizando soluções, gerar conteúdos e materiais audiovisuais antes muito onerosos e, assim, aprimorar a experiência do cliente. As vantagens competitivas da adoção apropriada são inegáveis”, revela.
No entanto, o uso ainda é básico e explora pouco do potencial das ferramentas. “Por isso, o letramento dos times é essencial”, conclui Donato, que será um dos palestrantes do Fórum Anual das Médias Empresas, onde o tema será apresentado. Com curadoria da Fundação Dom Cabral e organização e promoção da Francal, nos dias 2 e 3 de setembro, em São Paulo, o evento é o único do país voltado totalmente às experiências de negócios das empresas de médio porte.
Fórum Anual das Médias Empresas
Evento focado em líderes e gestores de empresas de médio porte, que oferece conteúdo estratégico sobre governança, inovação, sucessão e gestão. Este ano, o fórum acontece em São Paulo, com um novo formato e temas relevantes para o crescimento e fortalecimento dessas empresas. O Fórum é organizado pela Fundação Dom Cabral, uma das dez melhores escolas de negócios do mundo, e pela Francal, maior promotora de eventos de negócios 100% brasileira.
Sobre e Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral (FDC) é uma escola de negócios brasileira com 48 anos de excelência, reconhecida entre as 10 melhores do mundo nos rankings de Educação Executiva do Financial Times 2025 — 4ª colocada em Programas Abertos (1º lugar em cinco critérios dessa categoria) e 8ª em Programas Customizados. Oferece soluções de desenvolvimento, preparando líderes para resolver problemas complexos e criar soluções inovadoras para pessoas, organizações de médio e grande porte, públicas e privadas, e a sociedade. Com uma abordagem única, integra rigor científico à aplicabilidade, inteligência à afetividade e desempenho ao progresso social. Em 2024, mais de 20 mil participantes foram certificados pela FDC.
Além de sua atuação na educação executiva e acadêmica, a FDC também investe no desenvolvimento social, apoiando jovens em situação de vulnerabilidade, empreendedores populares e organizações sociais. A instituição conta com um robusto programa de bolsas de estudo, consolidando suas ações no âmbito da educação social. O portal Seja Relevante amplia ainda mais essa capilaridade, ao democratizar o acesso a conteúdos sobre gestão, negócios, impacto social e carreira.













