• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Natal de 2024 promete aquecer o varejo brasileiro

Especialistas comentam sobre estudo da Tunad que prevê aumento em investimentos na publicidade

Redação por Redação
17 de dezembro de 2024
em Empresas / Negócios
0
Share on FacebookShare on Twitter

O Natal é uma das datas mais aguardadas do varejo global, exercendo um impacto significativo na economia mundial. Em 2024, as expectativas são ainda mais otimistas: as projeções para as vendas natalinas no Brasil indicam um movimento de R$ 69,75 bilhões, o que representa um aumento real de 1,3% no faturamento do varejo em comparação ao ano anterior, já considerando os ajustes pela inflação, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Além das vendas, o período natalino é marcado por investimentos robustos em publicidade, especialmente na televisão. Uma análise da Tunad, plataforma de engajamento de marcas, que abrange os 25 dias que antecedem o Natal em 2022 e 2023, bem como os primeiros 10 dias de dezembro de 2024, revelou tendências importantes. Em 2024, espera-se um crescimento de 20% nos investimentos publicitários em relação a 2023. Isso demonstra uma retomada na publicidade da TV linear, reforçando a força desse canal em engajar os consumidores.

“O Natal de 2024 aponta para uma retomada na publicidade da TV linear, com investimentos projetados em R$ 125 milhões. Esse dado reforça a força desse canal em engajar os consumidores, especialmente em categorias como chocolates e capitalização, que lideram o apelo emocional da temporada”, comenta Cesar Sponchiado, fundador e CEO da Tunad.

Fabrício Macias - Co-Founder & Co-CEO Macfor - Foto: Claudeci Junior
Fabrício Macias – Co-Founder & Co-CEO Macfor – Foto: Claudeci Junior

Em 2023, observou-se uma redução de 18% no volume de investimentos em comparação a 2022, apesar do aumento de 15% no número de inserções. O investimento estimado caiu de R$ 128 milhões para R$ 104 milhões. No entanto, a Cacau Show assumiu a liderança em 2023 com R$ 13,5 milhões investidos, seguida por Tele Sena e Viva Sorte.

As categorias que mais investiram em 2022 e 2023 também mostram um panorama interessante. Em 2022, Refrigerantes lideraram com R$ 23,3 milhões, enquanto em 2023, Capitalização ocupou o primeiro lugar com R$ 19,6 milhões. Chocolates e Farmácias também se destacaram, mostrando que o apelo emocional da temporada continua forte.

Em 2024, houve uma recuperação significativa em canais como TV e streaming. Por exemplo, a Globoplay teve um salto expressivo em audiência, muito impulsionado por séries e documentários. Além disso, acredito que as emissoras estão cada vez mais inteligentes na forma de atrair público, utilizando novas mídias e estratégias híbridas, como vendas diretas nos canais digitais. Mesmo sem números específicos, é visível que o digital continua crescendo fortemente.

Gustavo Malavota, especialista em Varejo e Sócio do Grupo Mola
Gustavo Malavota, especialista em Varejo e Sócio do Grupo Mola

“A reorganização das emissoras e a identificação de novas formas de conectar marcas e consumidores têm gerado resultados. O desafio é continuar ajustando as estratégias para que canais abertos, fechados e digitais aproveitem esse momento de consolidação e retomada”, explica Gustavo Malavota, especialista em Varejo e Sócio do Grupo Mola.

“Com maior otimismo que 2023, o Natal de 2024 promete movimentar o varejo e a publicidade, voltando a ser uma data importante do calendário econômico para o varejo brasileiro. Prepare-se para um Natal vibrante e cheio de oportunidades”, conclui Ricardo Monteiro, COO da Tunad.

De acordo com o levantamento, em 2023, houve uma redução de 18% no volume de investimentos em comparação a 2022, enquanto o número de inserções subiu 15%, passando de 11.539 para 13.252. Apesar do aumento na presença das marcas, o investimento estimado caiu de R$ 128 milhões para R$ 104 milhões.

Rodrigo Chiavenato, diretor da vertical de Franquias da Auddas
Rodrigo Chiavenato, diretor da vertical de Franquias da Auddas

No ranking de maiores anunciantes, Coca-Cola liderou em 2022 com um aporte estimado de R$ 16,5 milhões, seguida por Ultrafarma (R$ 14,1 milhões) e Marabraz (R$ 11,2 milhões). Em 2023, a Cacau Show assumiu a liderança com R$ 13,5 milhões investidos, acompanhada por Tele Sena (R$ 10,6 milhões) e Viva Sorte (R$ 8,6 milhões).

Dentre as categorias que mais investiram em 2022, Refrigerantes foi a líder com R$ 23,3 milhões, seguida por Farmácias (R$ 14,7 milhões) e Lojas de Móveis e Eletrodomésticos (R$ 14,6 milhões). Já em 2023, Capitalização ocupou o primeiro lugar com R$ 19,6 milhões, enquanto Chocolates (R$ 16,4 milhões) e Farmácias (R$ 7,5 milhões) também se destacaram.

O co-CEO da Macfor, Fabricio Macias, diz que “houve também um grande investimento no marketing digital na área de publicidade voltada para o cacau e isso se refletiu nas buscas do consumidor. Um levantamento recente da nossa empresa mostrou que o termo “chocotone”, por exemplo, se destacou com a maior procura nas primeiras semanas de dezembro de 2023 e 2024.”

De acordo com Rodrigo Chiavenato, diretor da vertical de Franquias da Auddas, o final do ano é um momento estratégico para o varejo. Dados apontam que três em cada quatro brasileiros pretendem presentear alguém nessa época, e 70% ainda preferem realizar suas compras em lojas físicas.

 “Nesse cenário, investir em publicidade natalina se torna essencial para impulsionar vendas e fortalecer a presença das marcas em um mercado extremamente competitivo. O sucesso, no entanto, depende de campanhas bem planejadas e uma operação focada em oferecer experiências excepcionais aos clientes, o que pode ser o diferencial entre estabilidade e crescimento expressivo”, afirma o empresário. “Ou seja para vender mais no Natal, ressalto, ainda, a dedicação da operação no varejo em experiência do cliente. O omnichannel é a tendência para melhorar o atendimento e aumentar as vendas promovendo uma experiência integrada”, completa o consultor.

Postagem anterior

Setor de combustíveis e lubrificantes tem alta de 0,5% em novembro, aponta Índice do Varejo Stone

Próximo Post

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

Redação

Redação

Relacionado Posts

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
Empresas / Negócios

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

por Redação
12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório
Empresas / Negócios

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

por Redação
12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset
Empresas / Negócios

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

por Redação
12 de dezembro de 2025
Próximo Post
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

    Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O presente de Natal do Boticário para o Rio

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Núcleo assume conta da Ypê para liderar ação de premiação aos colaboradores

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

12 de dezembro de 2025

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

12 de dezembro de 2025

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

12 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Desde 1945, o Almanaque Sadol faz parte do cotidiano dos brasileiros, atravessando gerações com sua presença marcante e conteúdo de qualidade....

Pamella Burgos

Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

por Redação
11 de dezembro de 2025
0

Em um mundo marcado pela hiperexposição midiática e pela dispersão da atenção, as marcas não competem apenas por visibilidade, mas...

O presente de Natal do Boticário para o Rio

O presente de Natal do Boticário para o Rio

por Redação
8 de dezembro de 2025
0

O Boticário tem um presentão de Natal esperando pelos cariocas na Lagoa. E não vai ser difícil de encontrar. A...

Caju Botafogo

Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Com a chegada das festas de fim de ano, bares e restaurantes do Rio preparam experiências exclusivas para quem deseja...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Casa mais fresca e saudável o ano todo com tecnologias acessíveis

por Redação
8 de dezembro de 2025
0

Passar mais tempo em casa exige atenção redobrada à qualidade do ar que se respira. A baixa umidade, o acúmulo...

Últimas postagens

  • 2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
  • Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce
  • Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.