Alta temporada, alta tecnologia. Julho é sinônimo de alta temporada no Nordeste, com cidades litorâneas e destinos culturais recebendo milhares de visitantes. Para dar conta de atender ao grande movimento em um dos meses mais agitados no Brasil e garantir um atendimento mais rápido e eficiente, restaurantes no Nordeste estão apostando em soluções tecnológicas, como sistemas de reservas online e filas digitais. A digitalização, que antes era tendência, agora se consolida como necessidade, garantindo uma experiência mais fluída para quem escolhe curtir as férias nos principais pontos turísticos nordestinos.
Cidades como Campina Grande, Caruaru, Recife e Maceió registram crescimento na adoção de tecnologias de atendimento em bares e restaurantes durante os festejos julinos. Segundo pesquisa exclusiva divulgada pela Tagme, empresa especializada em soluções de hospitalidade para restaurantes, nos últimos três anos, o mês de julho apresentou, em média, 25% mais uso das plataformas de reservas e espera do que os outros meses do primeiro semestre. A empresa está presente em diversas capitais nordestinas e opera menus digitais, lista de espera virtuais, reservas e canais gastronômicos.
“Temporadas como essa colocam à prova a operação dos restaurantes. Quem se planeja com tecnologia consegue atender mais gente, gerar mais faturamento e ainda encantar o cliente”, afirma Roni Lacerda, COO e co-fundador da Tagme.

O restaurante NAU, conhecido pelo menu de peixes e frutos do mar, com endereços em diversas cidades da região Nordeste, é uma das grandes redes que aposta na digitalização com um objetivo claro: melhorar a experiência do cliente e dar mais eficiência à operação, mantendo o padrão que consagrou a marca. O consumidor pode entrar na fila antes mesmo de sair de casa, tem mais previsibilidade e liberdade para aproveitar seu passeio sem ficar esperando em pé na calçada ou na porta do restaurante. ‘’O cliente entra na lista de espera antes mesmo de sair de casa e acompanha sua posição em tempo real. Recebe atualizações e notificações por SMS e ainda pode visualizar o cardápio enquanto aguarda, facilitando a decisão e otimizando o tempo – dele e da nossa equipe’’ – conta Lorena Ilha, à frente do marketing da casa.
Para João Paulo Alves, CEO da Tagme, a digitalização acelerada mostra uma mudança de mentalidade: ‘’O brasileiro está se planejando mais antes de sair para comer fora. Hoje ele prefere garantir uma mesa, evitar filas e ter uma experiência mais fluida no restaurante”, afirma.
De acordo com o Ministério do Turismo, mais de 2,5 milhões de turistas circulam na região no mês de julho. Já a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) aponta um aumento de quase 40% na oferta de voos para o Nordeste durante o período julino, impulsionado principalmente pelas férias escolares, clima ensolarado e apelo turístico da região.
Sobre a Tagme
A Tagme é uma empresa brasileira de tecnologia SaaS especializada na digitalização da jornada presencial em restaurantes, com soluções integradas para reservas online, listas de espera, cardápios digitais e gestão de pedidos. Desde 2015, lidera a transformação digital do setor de hospitalidade, conectando mensalmente mais de 8 milhões de pessoas a mais de 4.000 estabelecimentos em 240 cidades.














