A competitividade e os obstáculos enfrentados pelos empresários do setor alimentício tornam esse ramo bastante desafiador. E esse cenário é ainda mais acirrado entre os pequenos negócios, que buscam algum destaque que lhes permita crescer e alcançar novos patamares.
Assim, negócios como restaurante, açougue ou venda de produtos orgânicos procuram adotar estratégias que ajudem nesse crescimento. Que tal conhecer algumas delas? O texto a seguir detalha o que pequenos empreendedores podem fazer nessas situações.
Atue com vendas online e delivery
O mundo conectado de hoje fez com que os clientes criassem o hábito de fazer compras online. E não pense que isso é apenas para comprar eletrônicos, produtos de beleza e outros objetos: tem muita gente que gosta de comprar alimentos sem ter que sair de casa.
Nesse cenário, torna-se importante ter uma presença digital e considerar a criação de um e-commerce ou adotar canais online como alternativa para atender os seus clientes. Utilizar os aplicativos de delivery pode ser uma boa ideia para ampliar suas oportunidades de vendas para restaurantes e mercados, expandindo o alcance do seu negócio.
Invista no marketing
Independentemente do tamanho do seu negócio, é indispensável investir em marketing e no trabalho dos profissionais da área. Essa estratégia é um passo chave para quem procura crescer, permitindo que novos consumidores saibam o que você tem a oferecer.
Ao mesmo tempo, é um canal de comunicação importante para que os seus clientes fiéis conheçam mais sobre sua organização. Nesse sentido, marketing vai além de divulgar propagandas em redes sociais ou em meios físicos: inclui também cultivar presença em mídias sociais, com uma mensagem que esteja alinhada com o seu público-alvo. As ferramentas de marketing também permitem segmentar os seus anúncios, de modo que você consiga direcioná-los para consumidores que têm maior probabilidade de se identificarem com o seu negócio — e se transformarem em clientes.
Realize promoções
Essa é uma estratégia consagrada e que continua sendo muito valiosa atualmente: realizar promoções. Esse é um jeito muito eficaz e atrativo de conquistar os consumidores e aumentar as vendas. Em vários casos, ele pode até não precisar do seu produto ou serviço, mas os valores mais baixos podem ser o incentivo de que ele precisa para se decidir pela compra.
Portanto, é interessante oferecer descontos e condições diferenciadas para atingir esse objetivo. Fique de olho em datas comemorativas e importantes, como Black Friday, festas de fim de ano, Páscoa, entre outras. Uma ótima estratégia para o setor alimentício são ações como “Compre 3 e leve 4”, sobretudo para itens que estão mais encostados no estoque. Desse modo, evitam-se desperdícios e perda de produtos por vencimento dos alimentos.
Ofereça diferentes meios de pagamentos
Uma das maneiras de se destacar no mercado (e sobretudo, de outros pequenos negócios) e ganhar a confiança do cliente é oferecer opções diversas de pagamento. Alguns consumidores se sentem mais à vontade em pagar em dinheiro, enquanto outros preferem pagar com cartão de débito, crédito ou ainda, o Pix.
Alguns empresários são resistentes com a ideia de diversificar os meios de pagamento, por isso dificultar o controle financeiro. Mas com uma boa gestão, é possível otimizar a gestão de recebíveis e não ter esse problema. Com mais opções de pagamento, o negócio diminui a chance de perder consumidores.
Ouça e conheça a opinião dos seus clientes
Por fim, nunca deixe de conhecer e ouvir as opiniões dos seus clientes sobre os seus produtos e serviços. Eles são sua fonte mais preciosa de informação e o termômetro que indicará o que está dando certo — e o que precisa ser corrigido. Para isso, vale pedir avaliações sobre os serviços, colher sugestões de melhorias e até mesmo ter uma conversa tranquila sobre a opinião geral deles sobre o seu negócio. Tudo isso irá ajudá-lo a definir os próximos passos do seu empreendimento.
A vantagem dessa estratégia é que, além de ser útil para o futuro do seu negócio, também é uma atitude bem-vinda para se aproximar dos clientes e formar laços com eles. Quando a clientela se sente ouvida e acolhida, fica muito mais propensa a continuar consumindo o que você tem a oferecer, além de assumir o papel de embaixadora da marca.