Os Institutos Vini Jr. e Alok inauguram neste dia 26 de março o segundo CT Base Ancestral, este na Escola Municipal Altiva Ana da Conceição, em Ituberá, no Sul da Bahia. Depois do sucesso das atividades em Búzios, no Rio de Janeiro, a iniciativa chega à região para contribuir com a rotina de estudos dos alunos, especialmente na abordagem de temáticas étnico-raciais. Para isso, a escola recebeu um Centro de Tecnologias Educacionais Base totalmente ambientado com referências ao universo do futebol e da música, simbolizados por Vini Jr. e Alok. O CT também contempla formação continuada dos professores e tecnologia, através do Aplicativo Base e do Base de Dados, que são softwares educacionais e de monitoramento do impacto das iniciativas. Vale destacar também o apoio da WAWW, empresa de equipamentos de som, que doou fones de ouvido para o espaço.
“Chegamos a Ituberá para colaborar com a escola na missão de tornar a aula cada vez mais cativante, conectada aos interesses dos alunos e comprometida com as pautas étnico-raciais. Faremos isso através das nossas ferramentas educacionais, como o CT Base e o Aplicativo Base, e do diálogo constante com as professoras e gestoras escolares que, para nós, são as protagonistas deste trabalho. Esse segundo CT reforça o compromisso desses dois ídolos da juventude com a educação pública do Brasil e com uma nova geração ainda mais consciente de suas raízes e potencialidades.” avalia Victor Ladeira, diretor executivo do Instituto Vini Jr.
O projeto Base Ancestral também prevê a interação entre os personagens Vini Jr. e Alok no Aplicativo Base: no ambiente virtual, eles motivam e empoderam os alunos em matérias tradicionais e também na seção de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). O projeto também oferecerá suporte contínuo aos docentes, oficinas que abordam essas relações e, mais futuramente, o Movimento e Aprendizagem, também conhecido como Mov.A. Através dele, movimentos corporais e fundamentos esportivos serão integrados às disciplinas tradicionais, ampliando as possibilidades de ensino-aprendizagem e incentivando a prática esportiva.
“Ituberá mora no meu coração, acolhe há muitos anos o festival Universo Paralello, criado por meu pai. O Festival tornou-se um grande evento no calendário local, impulsionando o turismo e a geração de renda na região, mas há muito tempo eu sonhava em compartilhar com a comunidade uma iniciativa na área da educação. A parceria entre o Instituto Alok e o Instituto Vini Jr. para esta ação na escola quilombola Altina Ana da Conceição é nossa contribuição para que as crianças tenham um aprendizado alegre e efetivo, e os professores mais uma ferramenta para sua missão”, diz Alok.
O INSTITUTO VINI JR:
O Instituto Vini Jr. é a realização de um sonho do atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira, e de sua família, amigos e staff. Desde 2021, a iniciativa tem contribuído com a Educação Pública do Brasil, fortalecendo a infraestrutura de dezenas de escolas, firmando parcerias que também levantam a bandeira de uma educação de qualidade e criando novos repertórios para professoras e alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental.
Desta forma, a sua atuação está apoiada em três pilares: educação como base, tecnologia como ferramenta e esporte como linguagem. Foi sob essa perspectiva que a equipe desenvolveu, entre outras iniciativas pedagógicas, o Centro de Tecnologias Educacionais Base e o Aplicativo Base, trazendo inovação, tecnologia e novas ferramentas capazes de tornar a sala de aula um lugar mais cativante.
O INSTITUTO ALOK
Criado pelo DJ e produtor musical Alok, o Instituto que leva seu nome nasceu em 2020 para apoiar ações socioambientais. São pilares de atuação; Natureza e Comunidades, Desenvolvimento Humano e Povos Indígenas. São apoiadas iniciativas diversas, entre as quais a restauração de florestas degradadas, o incentivo ao empreendedorismo e inclusão digital de jovens, a segurança alimentar e o acesso à água potável, a educação de qualidade, a saúde de crianças e mulheres e a valorização das culturas ancestrais indígena e de matriz africana, além do auxílio humanitário em situações emergenciais.
Ao longo dos últimos quatro anos, os projetos apoiados pelo Instituto Alok (em parceria com outras organizações sociais), beneficiaram no Brasil, direta e indiretamente, mais de 1 milhão e 600 mil pessoas. O DJ Alok também apoia ações sociais em três países africanos e na Índia.