O que é bom, permanece. O Festival Clássicos do Brasil chega à quarta edição neste mês de outubro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, celebrando álbuns que marcaram gerações, e a Petrobras como patrocinadora que apresenta o evento, junto com o Ministério da Cultura via Lei Federal e Incentivo à Cultura, destaca a experiência de pertencimento, memória e celebração que a festival traz ao público, como trilha sonora de um país inteiro, ecoando nas vozes, nos corações e nos grandes momentos.
Idealizado e produzido pela PECK, a edição 2025 do festival resgata a história e memória afetiva da música brasileira, com shows inspirados em discos que marcaram gerações: “Olho de Peixe”, de Lenine e Suzano; “À Procura da batida perfeita”, de Marcelo D2; “O Grande Encontro”, com Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo; “Capital Inicial Acústico 25 anos”; “O Concreto Já Rachou”, da Plebe Rude; “Acústico Engenheiros do Hawaii”, com Humberto Gessinger; “Ira Acústico 20 anos”, “Da Lama ao Caos”, com Nação Zumbi; e “Sobre Todas as Forças”, de Cidade Negra, entre outros clássicos.
A programação contará ainda com “A Tábua de Esmeralda”, de Jorge Ben Jor, interpretado por Los Sebosos Postizos e o show “Xande canta Caetano”, do disco homônimo lançado por Xande de Pilares. Para encerrar em grande estilo, uma noite dedicada ao reggae, com Edson Gomes, Armandinho, Ponto de Equilíbrio e Maneva, celebrando boas vibrações e a energia contagiante que só a música brasileira é capaz de transmitir.
“Este ano, o festival será histórico, com 12 shows de discos indispensáveis para a história da música brasileira, e ainda um dia só de clássicos do reggae nacional. Nada mais perfeito do que a parceria com a Petrobras, empresa que valoriza a brasilidade e os ícones da cultura nacional”, afirma o idealizador Peck Mecenas, diretor da PECK.
O Clássicos do Brasil nasceu com a missão de celebrar as canções e os artistas que atravessam gerações, aqueles que fazem o coração do público pulsar com a mesma força hoje como há décadas. O projeto homenageia nomes e obras que se tornaram eternas — músicas que ecoaram nas rádios, embalaram histórias e continuam vivas nas vozes e lembranças de quem ama a música brasileira.

A primeira edição, em 2023, no Rio de Janeiro, foi uma verdadeira declaração de amor ao Nordeste, reunindo ícones como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Chico César, e grandes artistas do Rio, como Paulinho Moska, Jorge Aragão, Mart’nália. Foi uma celebração repleta de afeto, ritmo e emoção.
No ano seguinte, em 2024, com apresentação da Petrobras, o festival ganhou ainda mais força e brilho. A brasilidade tomou conta dos palcos em apresentações memoráveis de Titãs, Alcione, Simone, Nando Reis, entre outros, e tributos a Cazuza, Rita Lee e Cássia Eller, interpretados por Ana Cañas, Júlia Mestre e Tacy, com novas gerações reafirmando a potência da nossa música.
Em 2025, o Clássicos do Brasil atravessou fronteiras e chegou a Recife. No palco, o som pulsante do frevo e do maracatu se misturou ao pop e ao rock nacional em apresentações inesquecíveis de artistas locais como Spok Frevo Orquestra, Academia da Berlinda, Mundo Livre S/A, o histórico Maracatu Cambinda Brasileira, o mais antigo do país, com 107 anos. A festa ficou completa com nomes consagrados como Os Paralamas do Sucesso, Vanessa da Mata, Maria Rita, Diogo Nogueira, entre outros, num espetáculo de ritmos, cores e emoções.
E agora, em outubro de 2025, o festival acontece no Rio de Janeiro para sua quarta edição geral — e terceira na Cidade Maravilhosa. Como patrocinadora que apresenta o Clássicos do Brasil, a Petrobras estará também com o Palco Petrobras, onde será realizada a dinâmica “Complete a Música”, um grande clássico do Brasil. Utilizando a playlist da Petrobras, o participante que souber a continuação da canção deverá apertar o botão e subir ao palco para cantar. Além de ser o espaço da competição, o Palco Petrobras também funcionará como photo opportunity para o participante que conseguir acertar a música.

“A Petrobras investe na cultura brasileira com foco em iniciativas que valorizam a diversidade, ampliam o acesso e reconhecem a relevância da produção artística em diferentes regiões do país. Nosso patrocínio ao Festival Clássicos do Brasil está alinhado a esse compromisso, por se tratar de um projeto que celebra obras fundamentais da música nacional e, ao mesmo tempo, abre espaço para novos talentos e expressões regionais”, afirma Milton Bittencourt, Gerente de Patrocínio Cultural da Petrobras.
A quarta edição do Clássicos do Brasil conta também com patrocínios da Vivo, Amstel, Estácio + Instituto Yduqs e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Quanto às ativações de marca, a Vivo terá um photo oportunitty moderno e chamativo que reflete diretamente a nova campanha da marca. O design assegura iluminação e ângulos otimizados para fotos e vídeos, maximizando o engajamento do público e a disseminação da nova comunicação.
Para Amstel, foi desenvolvido um super bar-ativação temático e alinhado à estratégia visual da marca, através de elementos e símbolos, e para a Estácio + Instituto Yduqs, haverá visitas técnicas e palestras para estudantes da instituição, proporcionando aprendizado em campo com profissionais renomados.
Criadora de experiências há 25 anos
Com 25 anos completados em 2025, a PECK vem escrevendo sua história como uma das maiores e mais respeitadas produtoras culturais do Brasil. Com sede no Rio de Janeiro e atuação nacional, a empresa se consolidou como a principal realizadora de festivais de música brasileira no país e uma das mais queridas pelas grandes marcas que investem e incentivam a Cultura no Brasil, oferecendo ao público experiências únicas, criativas e inesquecíveis.
Sob o comando do fundador e diretor Péricles Mecenas, a PECK já realizou mais de 824 shows, somando impressionantes 1.568 horas de música ao vivo. Os grandes festivais, criados e realizados anualmente, reúnem um público de 10 mil pessoas por dia.
Além do Clássicos do Brasil, o Festival de Inverno Rio, com oito edições de sucesso e que agora faz parte do calendário oficial da cidade, e o 90´s Festival que teve a segunda edição este ano, são exemplos de extensa programação cultural.
Hoje, a PECK é mais do que uma produtora de shows e festivais; é uma empresa de criação de experiências por meio da música, com uma agência própria – comandada pela publicitária e diretora de Comunicação e Marketing, Andrea Mecenas – funcionando internamente junto à produção, ativações de marca, curadoria artística, design e campanhas, e dedicada ao seu calendário de eventos. O resultado é a excelência tanto no retorno ao patrocinador e parceiros quanto na experiência inesquecível para o público.
“Nosso diferencial é criar internamente toda a experiência das marcas envolvidas em cada projeto, desde sua idealização até a entrega final. Essa sinergia entre conceito, música e marca é o que torna cada evento que realizamos verdadeiramente único.”, explica Andrea.
De fato, história da PECK é construída em parceria com grandes marcas patrocinadoras que acreditam na força da cultura brasileira. Entre elas, destacam-se Petrobras, VIVO, Banco do Brasil, Enel Brasil, Amstel, Estácio, Claro, Venâncio, Repsol Sinopec e Air Canada – empresas que viabilizam festivais acessíveis ao público, com estrutura premium e curadoria artística de alto nível.
Labels de sucesso como o VIVO na Praia, Claro Verão Rio, Claro Verão Búzios e Claro Diversão no Parque também são produzidos pela PECK que, além dos festivais, também idealizou e produziu projetos como Oktoberfest Rio, Circuito Brahma Sertanejo, Arena N1 (com transmissão dos jogos da Copa do Mundo de 2018), eventos da Copa América e o Sertanejo in Rio, entre outros.
Shows internacionais de Pop, Rock e Reggae como Men at Work, Ben Harper, Steel Pulse, Ziggy Marley, Big Mountain e Maxi Priest estão no currículo do produtor, responsável também pela produção executiva dos DVDs de grandes nomes da música brasileira como Djavan, Gabriel O Pensador, Alceu Valença e Natiruts.
“Temos orgulho de produzir cultura há 25 anos. Os artistas nos conhecem, as marcas nos confiam, e o público sabe: se é PECK, eu vou.”, afirma Peck.
Eventos sustentáveis e acessíveis
Conectados às práticas ambientais, sociais e de governança, representada pela sigla ESG, os eventos da PECK cumprem os 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Em todas as etapas de produção são realizadas iniciativas com o propósito de reduzir o impacto ambiental, mitigar os efeitos das mudanças climáticas como, por exemplo, a neutralização de 110% das emissões de CO2, a utilização de copos retornáveis, coleta seletiva e gestão de resíduos, entre outras ações.
Na edição 2025 do Festival Clássicos do Brasil, a parceria com a ONU estará ainda mais forte. Sob o lema “A diplomacia é um clássico do Brasil”,os 80 anos das Nações Unidas serão celebrados com um painel de 17m por 2,60m, no qual os ODS estarão expostos assim como fotos históricas da criação da ONU, com protagonismo do brasileiro Oswaldo Aranha.. A presença da organização neste evento é fruto de uma parceria com o Festival.
Detentora do “Prêmio Parceiros da Inclusão”, organizado pela Rio Inclui, a PECK é pioneira na promoção da acessibilidade em grandes eventos. Além de contratar colaboradores PCD para atuarem nos projetos, os festivais oferecem ao público área PCD localizada num ponto privilegiado da plateia, monitores especializados, banheiros acessíveis, tradução em libras nos shows, cardápios em braile, audiodescrição, espaço Sensory Friendly com atendimento terapêutico, e rampas de acesso.
Festival Clássicos do Brasil
Programação completa:
Sábado, 18 de outubro:
- Capital Inicial – “Acústico MTV”
- Ira! – “Acústico 20 anos”
- Humberto Gessinger – “Acústico Engenheiros do Hawaii”
- Plebe Rude – “O Concreto já Rachou”
Domingo, 19 de outubro (Noite do Reggae):
- Armandinho
- Maneva
- Edson Gomes
- Ponto de Equilíbrio
Serviço – Evento: Petrobras apresenta – Festival Clássicos do Brasil
Datas: 18 e 19 de outubro de 2025
Local: Marina da Glória, Rio de Janeiro
Ingressos em www.
4º lote: a partir de R$120,00













